quarta-feira, 7 de julho de 2021

O Lenhador

Há salvação para um pedófilo? Existiria redenção para um molestador de crianças? Perguntas pesadas que o roteiro desse ótimo filme tenta responder. O personagem principal, interpretado por um empenhado Kevin Bacon, é um sujeito que passou 12 anos preso por seus crimes, justamente esses de ordem sexual contra crianças. De volta à sociedade, após cumprir sua pena, ele tenta recomeçar a vida. Vai ser complicado, ainda mais depois que ele retorna para sua cidade natal, onde praticamente todos os moradores conhecem seu passado. E ele vai vivendo, um dia de cada vez, tentando reconquistar a confiança de seus parentes, conhecidos e moradores da cidade. Só que é complicado. Sempre que chega perto de alguma escola ou local com crianças todos ficam desconfiados e constrangidos com sua presença. Uma questão que nunca parece ser esquecida pelos que vivem ali naquela região.

O filme é um drama pesado que apresenta um roteiro muito bem escrito. Não poderia ser diferente por causa do tema delicado que desenvolve. Não poderia adotar inteiramente a posição de seu protagonista e nem tampouco o condenar de maneira sumária. Sobra o meio termo, demonstrando bem que existe o aspecto legal e o moral. No aspecto legal, após cumprir os anos de prisão, ele nada mais deve para o sistema judiciário. Porém do aspecto moral, por causa da natureza de seus crimes, ele estaria condenado para todo o sempre na mente das pessoas. Assista ao filme e entenda essa questão tão importante e relevante.

O Lenhador (The Woodsman, Estados Unidos, 2004) Direção: Nicole Kassell / Roteiro: Steven Fechter, Nicole Kassell / Elenco: Kevin Bacon, Kyra Sedgwick, David Alan Grier, Benjamin Bratt / Sinopse: Um molestador de crianças retorna à sua cidade natal depois de 12 anos na prisão e tenta começar uma nova vida. E ele parece disposto a tudo para reconquistar a confiança das pessoas, apesar dos crimes terríveis que cometeu em seu passado.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Legalmente eu não sei dizer, mas moralmente uma pessoa que faz esse tipo de coisa com crianças, na minha opinião, não tem condição de viver mais em sociedade. Sempre vai provocar medo e desconfiança em todos. Talvez seja um dos crimes que a prisão é o único remédio eficaz, porque uma vez posto em liberdade nunca se sabe quando atacará um criança indefesa novamente.
    Pra mim não tem perdão.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um leal seguidor dos ideais do jurista e filósofo Cesare Beccaria, autor do clássico livro "Dei Delitti e Delle Pene". E por isso acredito que uma segunda chance deve ser dada a todos. Ainda assim reconheço que certos crimes são insuportáveis no seio da sociedade e seus criminosos provavelmente nunca terão o perdão moral no meio em que venham a viver novamente em liberdade.

    ResponderExcluir