sexta-feira, 16 de julho de 2021

Blink - Num Piscar de Olhos

Emma Brody (Madeleine Stowe) é uma violoncelista de música clássica, deficiente visual, que recupera parte de sua visão após uma bem sucedida operação de transplante de córneas. Nessa nova realidade ela acaba testemunhando um crime, que coloca sua vida em perigo. E como se tudo isso não fosse o bastante ela também começa a sofrer de certas alucinações, provavelmente causadas pela cirurgia que sofreu. Gostei muito desse suspense que tem excelentes soluções visuais para mostrar, em foco subjetivo, de como seria a visão parcialmente restaurada da personagem principal. Emma em especial é muito bem desenvolvida, mostrando que o roteiro realmente se preocupou em explorar adequadamente sua personalidade, lapidando sua estória e sua vida pessoal, envolvendo assim o espectador em relação aos rumos perigosos que ela acaba tomando em sua vida.

Esse acaba sendo o grande diferencial de "Blink" pois ele não se contenta em apenas colocar uma pessoa com deficiência em situações de perigo, pelo contrário, trabalha muito bem todo o background envolvendo essa instrumentista de música clássica, muito bem interpretada pela sempre talentosa Madeleine Stowe. A direção é do inglês Michael Apted, um cineasta talentoso que também acertou em cheio em outros ótimos filmes marcantes, entre eles o ecológico "Nas Montanhas dos Gorilas" e o enigmático "Mistério no Parque Gorky". Nessa produção dos anos 80 ele novamente acertou em cheio. Sua direção é eficiente e segura.

Blink - Num Piscar de Olhos (Blink, Estados Unidos, 1994) Direção: Michael Apted / Roteiro: Dana Stevens / Elenco: Madeleine Stowe, Aidan Quinn, James Remar / Sinopse: Música talentosa, deficiente visual, passa por uma cirurgia e voltando a ver o mundo acaba testemunhando um crime que coloca sua vida em perigo. Filme indicado ao prêmio do Edgar Allan Poe Awards na categoria de Melhor Filme de Suspense.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Blink - Num Piscar de Olhos
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O que eu mais lembro desse filme Madeleine, por motivos óbvios, é uma amiga da personagem da Madeleine Stowe comentando com ela que as mulheres cegas são fantásticas no sexo. Aí basta juntar isso com a Madeleine Stowe e você pode imaginar.

    ResponderExcluir
  3. Mulher bonita, elegante, inteligente e sensual...
    Raro de encontrar...

    ResponderExcluir