quinta-feira, 1 de julho de 2021

Mudança de Hábito

Título no Brasil: Mudança de Hábito
Título Original: Sister Act
Ano de Produção: 1992
País: Estados Unidos
Estúdio: Touchstone Pictures
Direção: Emile Ardolino
Roteiro: Joseph Howard
Elenco: Whoopi Goldberg, Maggie Smith, Harvey Keitel, Kathy Najimy, Mary Wickes, Wendy Makkena,

Sinopse:
Uma cantora de boate é forçada a se refugiar dos criminisos que a perseguem em um convento. Disfarçada de freira ela passa então a movimentar as coisas no coro da irmandade, trazendo uma nova sonoridade que surpreende a todos. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Comédia ou Musical e Melhor Atriz - Comédia ou Musical (Whoopi Goldberg).

Comentários:
Muito simpática essa comédia musical que fez um belo sucesso quando foi lançada. Há um bom roteiro, cenas musicais bem coreografadas e executadas, excelente repertório de canções e, claro, a presença carismática da atriz Whoopi Goldberg. Ela inclusive esteve recentemente no Brasil divulgando sua nova peça off Broadway que é... imagine você... a versão teatral desse mesmo filme. Pelo visto marcou bastante sua carreira, haja visto que ainda segue os passos da personagem irmã Deloris, uma trambiqueira que para fugir de inimigos perigosos entra no convento católico, se fazendo passar por freirinha. Ora, criada nas ruas, com toda a manha, modos e linguajares nada finos ou educados, ela acaba virando uma ovelha negra dentro do grupo. Assim o roteiro se baseia justamente nisso, no contraste entre o modo de ser a agir das demais religiosas e dela, que mais parece uma mulher grossa e vulgar, de rua mesmo. Verdade seja dita, Whoopi Goldberg nunca esteve tão bem em cena. Ela canta, dança, faz humor e encanta, provavelmente seja o papel de sua vida, onde ela teve realmente a oportunidade de mostrar todos os seus inúmeros talentos. Eu gostei bastante tanto desse filme original, como de sua continuação e sempre que me deparo com reprises por aí na TV paro um pouquinho o que estou fazendo para me divertir um pouco. Sinal de que o filme, apesar dos anos passados, ainda consegue divertir e entreter nas mesmas proporções. Vale a recomendação.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Mudança de Hábito
    Sister Act
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Eu tive um sócio que trabalhava na televisão que dizia o seguinte: "é muito bom ser linda quando se trabalha na televisão".
    Quando eu veja a Wooppi Goldberg eu sempre penso nisso. Ela já ganhou dois Oscars, o primeiro de melhor atriz por A Cor Púrupra, um papel pra lá de dramático, depois ganhou de coadjuvante outro em Ghost num papel de cômico, e fez esse Mudança de Habito, um ótimo filme em que ela faz tudo, inclusive cantar como uma profissional.
    Entretanto, por não ser linda, é um milagre ainda lembrem dela, tanto que vive escorada nesse Mudança de Habito, como é o caso dessa peça da mesma estória. Como a coisa não é fácil pra alguns simplesmente porque a aparência física não ajuda. Basta lembrar do Chuck Barry e do Elvis Presley.

    ResponderExcluir
  3. É complicado. O John Lennon dizia que a vida de artista era assim. O vento estava sempre soprando, o chapéu em suas cabeças sempre voando. Tem que rebolar para sobreviver...

    ResponderExcluir