sábado, 3 de julho de 2021

As Montanhas da Lua

Título no Brasil: As Montanhas da Lua
Título Original: Mountains of the Moon
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Carolco Pictures
Direção: Bob Rafelson
Roteiro: Bob Rafelson
Elenco: Patrick Bergin, Iain Glen, Richard E. Grant, Fiona Shaw, John Savident, Peter Vaughan

Sinopse:
Com roteiro baseado no livro "Burton and Speke" de William Harrison, o filme conta a história real do explorador e aventureiro Sir Richard Francis Burton que liderou uma tumultuada expedição na África. Seu objetivo era encontrar os segredos do Rio Nilo. Filme premiado pelo Evening Standard British Film Awards.

Comentários:
Richard Burton (não vá confundir com o famoso ator) foi um verdadeiro Indiana Jones do mundo real. Ele passou praticamente toda a sua vida desvendando segredos dos lugares mais selvagens e inóspitos da Terra. Inclusive chegou a vir ao Brasil, onde se aventurou pela selva Amazônica. Esse filme porém conta outra história, não menos importante, quando ele começou a seguir o curso do Rio Nilo em busca de sua nascente. A expedição foi uma das maiores aventuras de sua vida. No calor escaldante do deserto ele e os membros da sua equipe enfrentaram doenças, atentados, violência e tudo o mais que você possa imaginar. Ele não era um sujeito fácil e apesar de ser um verdadeiro Lord inglês (inclusive com direito a usar o título de "Sir") não se acovardava diante das piores situações. Com uma vida tão rica em histórias era de se esperar mesmo que algumas delas se tornassem bons filmes. Esse aqui considero o melhor já feito sobre Richard Burton. Tem excelente fotografia, roteiro e reconstituição de época. O ator Patrick Bergin inclusive incorporou brilhantemente o personagem histórico. Assim se você aprecia esse tipo de história, poucos filmes vão ser tão bons como esse. Está mais do que recomendado.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. As Montanhas da Lua
    Mountains of the Moon
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. A vida desse cara dá uma serie com algumas temporadas. Só a parte do Brasil no período da Guerra do Paraguai já garante uns bons episódios.

    ResponderExcluir
  3. Tem também uns bons livros contando as histórias desse Richard Burton. Já procurei, inclusive em sebos, mas não é fácil de achar. Ele meio que inspirou o Indiana Jones. Esse personagem é uma mistura de exploradores reais, que existiram, com antigos protagonistas de velhos seriados de cinema.

    ResponderExcluir