terça-feira, 13 de julho de 2021

Um Passe de Mágica

Apesar de ser um filme antigo, produzido em 1978, eu nunca havia assistido até ontem. E isso é bem curioso porque sempre fui um admirador do trabalho do ator Anthony Hopkins. Nesse filme ele interpreta um mágico chamado Corky. No começo suas apresentações são ignoradas por um público frequentador de pequenos clubes noturnos. As coisas nunca parecem dar certo. Então ele resolve mudar seu número. Passa a usar um boneco de ventríloquo a qual chama de Fats. E assim as coisas começam a melhorar em sua vida, inclusive ganha um agente e um convite para se apresentar na TV. Para quem não conseguia nem ganhar o mínimo para sua sobrevivência já era uma mudança e tanto.

Só que o boneco Fats logo começa a ganhar uma individualidade própria. Mesmo fora do palco Corky começa a conversar e interagir com ele. A coisa começa a ficar meio assustadora. E tudo piora quando o mágico decide rever um velho amor do passado, Peggy Ann Snow (Ann-Margret). Ele era apaixonado por ela desde os tempos da escola, só que agora Peggy é apenas uma mulher infeliz, casada com um sujeito boçal e asqueroso. Gostei desse filme, que também é conhecido como "Magia Negra" (título que ganhou quando foi exibido na TV). Há um clima de suspense e terror, muito embora a trama seja mais melancólica do que qualquer outra coisa. Hopkins mais uma vez brilha, inclusive fazendo a voz de Fats. É um filme por demais interessante, que assusta de uma maneira pouco convencional.

Um Passe de Mágica / Magia Negra (Magic, Estados Unidos, 1978) Direção: Richard Attenborough / Roteiro: William Goldman / Elenco: Anthony Hopkins, Ann-Margret, Burgess Meredith, Ed Lauter / Sinopse: Mágico fracassado começa a ver sua sorte mudar quando passa a se apresentar com um boneco no palco. O problema é que em pouco tempo esse boneco começa a ganhar vida própria, criando situações assustadoras.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Um Passe de Mágica
    Magic
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Não me lembrava desse filme.

    Um off topic:
    Pablo, eu vi ontem um filme que
    acho que você já comentou aqui: "Dor é Gloria". Realmente a Espanha e o Almodovar fazem muito ao bem ao Antônio Banderas. Eu nunca o vi tão bom ator em filme algum nos Estados Unidos. Interpretação digna de receber prêmios de melhor ator. Gostei muito também do sutil plot twist na última cena.

    ResponderExcluir
  3. Eu também pouco ouvi falar desse filme. Hoje em dia ele é pouco lembrado ou citado.

    Sobre o filme que você citou. Tem toda a razão. Eu escrevi uma postagem sobre ele quando o assisti há algum tempo.

    ResponderExcluir