terça-feira, 20 de julho de 2021

Oceanos

Eu até demorei algum tempo para assistir a esse premiado documentário. Eu já sabia que era um filme de extrema qualidade porque foi muito elogiado pela crítica em seu lançamento. Trata-se de uma produção entre França e Estados Unidos, sendo que o investimento americano partiu da Disney Nature, braço do império Disney para documentários sobre o mundo natural. E como o próprio título já deixa antever, esse filme tem como protagonista os oceanos ao redor do planeta, com toda a sua exuberância e força que só a natureza possuem. As imagens são lindas, pois os produtores só escolheram o melhor do que foi filmado para fazer parte do documentário.

O texto narrado pelo ator Pierce Brosnan também é excelente. Ele mostra como a vida na Terra surgiu nos oceanos, pois há bilhões de anos foi justamente no meio aquático que surgiram as primeiras e rudimentares formas de vida. Depois com o passar do tempo alguns animais se aventuraram na Terra, dando origem a toda a fauna que conhecemos. O lado ecológico também se faz presente, como não poderia deixar de ser. Mostra através de imagens capturadas do espaço os estragos causados pelos esgotos despejados no mar. Uma lástima. Enfim, grande documentário. Maravilhoso de se assistir e uma grande lição sobre o mundo que nos cerca.

Oceanos (Océans, Estados Unidos, França, 2009) Direção: Jacques Perrin, Jacques Cluzaud / Roteiro: Christophe Cheysson, Jacques Cluzaud, Laurent Debas / Elenco: Pierce Brosnan, Pedro Armendáriz Jr, )Jacques Perrin / Sinopse: Documentário premiado que explora e mostra a grandiosidade e a importância dos grandes oceanos do planeta Terra, únicos no universo. Filme vencedor do César Awards, na categoria de melhor documentário.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Pablo:
    Na hipótese da vida realmente ter surgido nos oceanos, como fica a Gênesis bíblica?

    ResponderExcluir
  2. O velho Testamento foi escrito por um grupo de judeus que viviam no meio rural, há milhares de anos. Eles não tinham conhecimento nenhum de ciência, biologia, evolução ou arqueologia. Adão e Eva é uma simbologia apenas. Não é como descrito literalmente. E lembrando o Papa Francisco, Deus não criou a vida com uma varinha mágica. Houve todo um processo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, você foi perfeito na sua colocação.
    O problema é quando se diz que esses camponeses escreverem a Bíblia, não na sua sapiência, mas inspirados por Deus, e não sabiam de uma coisa assim, o negócio pega.

    ResponderExcluir
  4. O Adão pode até ter existido. Provavelmente tenha sido a pessoa mais antiga que esses escritores do velho testamento conseguiam lembrar, em seu passado. Porém obviamente esse homem não foi o primeiro ser humano. Ele pode até ter sido o primeiro judeu, mas não o primeiro Homo Sapiens. Até porque existem contradições até mesmo no texto original pois os filhos de Adão foram morar em outras regiões e casaram com as mulheres de lá. Não faz sentido essa afirmação se Adão e seus filhos eram os primeiros homens na Terra. E quem eram essas outras mulheres, de onde vieram? Basta um pouquinho de lógica para ver que não existe sentido ou precisão histórica ali naqueles textos. Então é tudo mesmo uma grande simbologia.

    ResponderExcluir