quinta-feira, 1 de julho de 2021

Cruella

A tendência em Hollywood atualmente parece ser essa, a de fazer filmes de vilões. Basta lembrar do sucesso de "Coringa". Esse filme da Cruella resgata a vilã do desenho animado "101 Dálmatas". Uma personagem que nasceu na verdade dentro da literatura, nos primeiros livros infantis dessa história que depois foi adaptada para o mundo da animação pelos estúdios Walt Disney. Agora o roteiro tenta explicar as origens da vilã, as razões porque ela odeia tanto essa raça de cachorros e seus primeiros passos rumo ao que vemos no desenho original. E apesar de tudo posso dizer que assim como aconteceu com "Coringa", esse filme ficou muito bom, bem interessante, por vários motivos.

Parte desse bom êxito vem da dupla de atrizes que protagonizam o filme. Emma Stone interpreta a vilã. No começo uma garota que se vê numa situação terrível após a morte de mãe. Sem ninguém no mundo, órfã, ela começa a viver de pequenos golpes que dá ao lado de dois outros garotos. O tempo passa e ela luta pela sobrevivência. Acaba indo trabalhar com a estilista fria e cruel vivida pela igualmente ótima atriz Emma Thompson. Aliás que grande interpretação. Uma figura esnobe ao extremo. A veterana ficou perfeita nessa caracterização.

Além das ótimas atrizes principais, destaco mais dois aspectos dessa produção que fazem valer muito a pena assistir a esse filme. A primeira é a música. É uma sucessão de clássicos musicais dos anos 60 que simplesmente não param de tocar ao longo do filme. Atmosfera é tudo, muitas vezes se consegue isso com apenas boas canções escolhidas. E por fim, há a moda. Exagerada, kitsch, extrema. O filme gastou boa parte de seu orçamento na produção de figurinos exóticos, além de uma direção de arte muito caprichada. Com tudo isso esse "Cruella" se revelou um filme bem melhor do que eu poderia esperar.

Cruella (Cruella, Estados Unidos, 2021) Direção: Craig Gillespie / Roteiro: Craig Gillespie, Dana Fox, Tony McNamara / Elenco: Emma Stone, Emma Thompson, Joel Fry, Paul Walter Hauser, John McCrea, Mark Strong / Sinopse: Após a morte da mãe a pequena Estella passa a viver nas ruas de Londres como órfã. O tempo passa e ela começa a trabalhar para uma famosa estilista, sendo que  sua patroa tem ligação com seu próprio passado. E tudo isso vai resultar na criação de Cruella de Vil.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Eu só espero que novamente não estejam pegando um personagem infantil malvado e que foi concebido assim até por motivos pedagógicos, e o tornando em mais um vilão cuja as vilanias se justificam pelos sofrimentos do passado. Essa filosofia esquerdista me irrita profundamente, alias como tudo nessa gente.

    ResponderExcluir
  2. O roteiro do filme é basicamente isso mesmo aí que você escreveu. Vai no passado da personagem para encontrar as razões pelas quais a transformou numa vilã. Tiro na mosca! rsrsrs

    ResponderExcluir