Título no Brasil: Os Grandes Músicos
Título Original: A Mighty Wind
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock
Direção: Christopher Guest
Roteiro: Christopher Guest, Eugene Levy
Elenco: Jim Moret, Stuart Luce, Mary Gross, Marty Belafsky, Michael S. Baser, Jared Nelson Smith
Sinopse:
Famoso trio de música Folk, The Folksmen, é reunido mais uma vez décadas depois de sua separação e do fim da banda. Eles retornam para um último show em homenagem a um nome importante da indústria musical. Só que as coisas acabam não saindo como inicialmente planejado.
Comentários:
O mais curioso desse filme é que ele é um mockumentary, ou seja, é um falso documentário. O trio folk é apresentado ao público como se tivesse realmente existido, como se fosse um marco na história da música americana. Só que tudo é fake, é uma história de ficção, que só existe no roteiro do filme. A intenção dos realizadores do filme foi satirizar certos aspectos da indústria musical americana, principalmente desses retornos de velhas bandas, com seus músicos já todos envelhecidos, alguns deles não se lembrando mais de nada, por causa de anos e anos de abusos de drogas. Eu gostei bastante desse roteiro mordaz que no fundo não deixa pedra sobre pedra. Até me lembrei de uma frase do John Lennon dizendo que os Beatles nunca mais poderiam voltar, pois eles simplesmente não existiam mais. É isso, algumas coisas, mesmo que boas coisas, precisam ser deixadas no passado. É o lugar delas, não no presente.
Pablo Aluísio.
Os Grandes Músicos
ResponderExcluirPablo Aluísio.
Pablo:
ResponderExcluirComo isso casa com o que eu penso. Me dá uma tristeza, pricipalmente, roqueiro velho. É muito patético. Se o John Lennon sabia disso, o Elvis, que inventou a bagaça toda, sabia muitos mais e sofreu muito com a possibilidade de envelhecer.
De um jeito oblíquo, pra ele acabou dando tudo "certo".
Tudo por ganância mesmo, por dinheiro. Esses retornos de bandas antigas sempre são melancólicos. Os músicos, destruídos pelo tempo ou pelas drogas, ficam posando de roqueiros adolescentes... e na realidade são todos avôs... a vergonha alheia bate forte nessas horas.
ResponderExcluir