terça-feira, 27 de julho de 2021

O Homem do Braço de Ouro

Esse filme é uma boa indicação para aqueles cinéfilos que sempre tiveram preconceito contra Frank Sinatra no cinema. Aqui ele provou que poderia estrelar um drama, interpretando um personagem com diversos problemas. Ele dá vida a um sujeito que ficou alguns anos na prisão. Foi condenado por porte de drogas. Ele também sempre teve problemas, se tornando viciado em drogas. Uma vez colocado em liberdade ele decide mudar os rumos de sua vida. Quer ser músico de orquestras de jazz. É um bom baterista que sonha em subir alto na vida de artista. Só que fantasmas de seu passado sempre o puxam para baixo. É casado com uma mulher problemática, emocionalmente instável, que vive presa em uma cadeira de rodas. Tem uma amante em um caso amoroso que nunca parece chegar em lugar nenhum. Essa amante é interpretada pela atriz Kim Novak. Sua personagem trabalha em uma boate de striptease. 

Aliás toda a vida do  protagonista parece girar em torno de lugares assim, meio marginais. E conforme seus sonhos vão virando pó ele volta para a marginalidade. Sucumbe ao vício de heroína mais uma vez, é reprovado no teste para fazer parte de uma banda e termina em um jogo de cartas controlado por mafiosos. Esse filme realmente me impressionou pelo ótimo trabalho de atuação de Sinatra. Ele tem cenas ousadas para aquela época, inclusive tomando "picos" de heroína e se contorcendo em uma crise de abstinência. Enfim, um grande filme, provavelmente o melhor momento do Frank Sinatra ator.

O Homem do Braço de Ouro (The Man with the Golden Arm, Estados Unidos, 1955) Direção: Otto Preminger / Roteiro: Walter Newman, Lewis Meltzer, baseados no livro escrito por Nelson Algren / Elenco: Frank Sinatra, Kim Novak, Eleanor Parker / Sinopse: Frank Sinatra interpreta um ex-presidiário que após cumprir sua pena pensa em mudar de vida. Só que seu passado volta para atormentar seus planos e sonhos. E a luta contra o vício em drogas torna tudo ainda mais problemático. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor ator (Frank Sinatra), melhor direção (Otto Preminger) e melhor música (Elmer Bernstein).

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Cinema Clássico
    O Homem do Braço de Ouro
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    Outro dia eu vi esse filme. Sem dúvida o Frank Sinatra nunca esteve tão bem como ator, mas o filme é terrível de se ver. Muito triste, muito pra baixo.

    ResponderExcluir
  3. É um filme com história triste, mas ainda assim um bom filme. E nem tem final feliz, coisa rara no cinema daquela época. No meu ponto de vista isso acabou sendo ainda mais positivo.

    ResponderExcluir
  4. Uma obra prima assinada pelo excelente Otto Preminger. Sinatra dá um show encarnando Frankie Machine, um jogador de cartas que é escravo das drogas. Além disso ainda tem que conviver com sua tresloucada esposa, Zosch - a belíssima Eleanor Parker que passa os dias numa cadeira de rodas. Mas seu coração bate forte por Molly (Kim Novak), uma mulher deslumbrante que o ama de verdade. Uma verdadeira obra-prima.

    ResponderExcluir