sábado, 24 de julho de 2021

Bem-Vindos ao Paraíso

Nos Estados Unidos aconteceu algo vergonhoso durante a II Guerra Mundial. Após o ataque do Japão ao porto militar de Pearl Harbor, os Estados Unidos entraram definitivamente na guerra. E os japoneses que viviam dentro das fronteiras americanas foram deslocados para verdadeiros campos de concentração dentro da América. Um grande contrassenso já que campos de concentração eram símbolos dos regimes fascistas na Europa. Afinal o simples fato de alguém ter origem oriental não significava necessariamente que ele fosse um inimigo da pátria. Mesmo assim os japoneses foram levados a tais campos, gerando um ponto de vergonha dentro da história americana. Era claramente uma atrocidade e uma óbvia violação dos direitos humanos de todas aquelas pessoas.

Na história desse filme temos um casal formado por um americano e uma japonesa, vivendo suas vidas justamente nesse período histórico conturbado. Ela, como japonesa, tinha que ser levada até um campo de concentração, mas como se tinha uma ligação emocional e romântica com um americano? Como ficava sua situação? O filme de maneira em geral é muito bem realizado, com ótima reconstituição de época. E a direção do sempre ótimo cineasta Alan Parker garantia ainda mais sua qualidade cinematográfica.

Bem-Vindos ao Paraíso (Come See the Paradise, Estados Unidos, 1990) Direção: Alan Parker / Roteiro: Alan Parker / Elenco: Dennis Quaid, Tamlyn Tomita, Sab Shimono / Sinopse: O filme conta a história de um casal formado por um americano e uma japonesa que precisam se separar durante a II Guerra Mundial. Ela teria que ser levada a um campo de concentração mantido pelo governo americano. Aprisionada, mesmo sem nunca ter cometido crime nenhum.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Apenas a nossa mente seletiva acha que jogar um povo em campos de concentração é coisa de alemães nazistas. Fazem isso há anos de todas as formas. Do jeito que foi feito no EUA, como no filme do seu post, e até de formas mais sutis, como no caso das favelas. O que aconteceu na instalação de Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, é um exemplo claro que há varias formas de campos de concentração e eles existem até hoje entre nós.

    ResponderExcluir
  2. O mundo não é um lugar legal, como diria o filosófo do mundo real.

    ResponderExcluir