sábado, 10 de abril de 2021

Gente como a Gente

Título no Brasil: Gente como a Gente
Título Original: Ordinary People
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Robert Redford
Roteiro: Judith Guest, Alvin Sargent
Elenco: Donald Sutherland, Timothy Hutton, Mary Tyler Moore, Judd Hirsch, M. Emmet Walsh, Elizabeth McGovern

Sinopse:
A morte acidental do filho mais velho de uma família abastada prejudica profundamente os relacionamentos entre a mãe amarga, o pai bem-humorado e o filho mais novo, cheio de culpa. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor filme, melhor direção (Robert Redford), melhor ator coadjuvante (Timothy Hutton) e melhor toteiro adaptado.

Comentários:
O ator Robert Redford decidiu migrar para a direção e se deu muito bem. Essa foi aliás sua estreia como diretor de um filme. Agora imagine ser o grande vencedor do Oscar justamente com o primeiro trabalho na direção? Pois foi justamente isso que aconteceu com Redford. Não poderia ser melhor. E ele escolheu um excelente material, um drama familiar mostrando a devastação de uma família americana após a morte sem sentido de um de seus membros. É um drama bem humano, mostrando a vida de pessoas comuns (Ordinary People, do título original em inglês). Um dos maiores destaques do filme foi a atuação do jovem ator Timothy Hutton, também premiado com o Oscar por seu excelente trabalho de interpretação. Anos depois ele explicaria que Robert Redford trabalhou pessoalmente com ele. Antes de rodar cada cena Redford o instruía com cuidado, para que a cena saísse da melhor maneira possível. O resultado se vê na tela nesse drama profundo, sobre a morte e a devastação daqueles que ficaram nessa vida, tentando lidar com a morte de uma pessoa querida. É um filme sobre luto e superação de traumas. Filme excelente, grande momento da carreira de Robert Redford e de todos os demais envolvidos nesse grande trabalho para o cinema.

Pablo Aluísio.

10 comentários:

  1. Gente como a Gente
    Ordinary People
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Robert Redford ganhou o Oscar de melhor direção justamente no primeiro filme que dirigiu! Acho que foi caso único na história de Hollywood. Contou, é claro, o fato dele ser um dos mais queridos galãs do cinema americano.

    ResponderExcluir
  3. O Timothy Hutton foi dito como uma das maiores promessas de Hollywood quando apareceu nesse filme. Era jovem e talentoso. Porém isso não aconteceu. Uma pena. Outro destaque do elenco vem com a Mary Tyler Moore que inclusive morreu não faz muito tempo. Era uma baita de uma atriz talentosa.

    ResponderExcluir
  4. Belo Drama do estreante Redford. A cena da foto com mãe e filho totalmente desconfortáveis me marcou muito. Aliás essa foi a primeira das 3 vezes que Scorsese perdeu pra um ator galã iniciante na direção(se bem que Mel Gibson já tinha um filme antes de "Coração Valente")srrs

    ResponderExcluir
  5. Certamente Lord Erick. Eu não lembro mesmo de nenhum outro caso assim, com diretor de primeira viagem ganhando justamente o Oscar de melhor direção, logo de cara, no primeiro filme que dirigiu. Eu, de memória, não me lembro de outro caso semelhante.

    ResponderExcluir
  6. Mary Tyler Moore faleceu em janeiro de 2017, aos 80 anos de idade! Ela teve uma carreira de sucesso, não apenas no cinema, mas principalmente na TV americana. A série "Mary Tyler Moore" ficou sete anos no ar nos Estados Unidos, de 1970 a 1977 e era campeã de audiência em seu horário.

    ResponderExcluir
  7. Pois é Jobson, ainda veio ele na minha mente, mas não era o caso. Parece que apenas Robert Redford conseguiu esse feito.

    ResponderExcluir
  8. Pablo:
    Eu sei que esse filme é muito bem feito, a Mary Tyler Moore é uma coisa, mas eu nunca suportei o dramalhão com ranço da esquerda americana que esse filme passa. Devo ser o único pra quem esse filme não desce.

    ResponderExcluir
  9. Questão de gosto pessoal. Eu pessoalmente gosto muito do filme. E estive pensando aqui... faz muitos anos que não vejo esse filme em lugar nenhuma para assistir.

    ResponderExcluir