Título no Brasil: Sob a Névoa da Guerra
Título Original: The Fog of War
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Classics
Direção: Errol Morris
Roteiro: Errol Morris
Elenco: Robert McNamara, John F. Kennedy, Fidel Castro, Lyndon B. Johnson, Nikita Khrushchev, Richard Nixon
Sinopse:
O documentário histórico "The Fog of War: Eleven Lessons from the Life of Robert S. McNamara" é baseado na história do Secretário de Defesa dos Estados Unidos durante os anos de 1961 a 1968, durante as presidências de John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson.
Comentários:
Robert S. McNamara era considerado um gênio da raça quando assumiu o posto de Secretário de Defesa do governo JFK. Porém qual foi o seu verdadeiro legado? Esse documentário discute essa questão. Em meu ponto de vista não foi nada positivo. O fato histórico incontestável é que McNamara foi um dos responsáveis por afundar os Estados Unidos na guerra do Vietnã. Com o objetivo oficial de impedir que aquele país se tornasse comunista ele enviou milhares de jovens americanos para morrerem nas selvas úmidas e tropicais daquele país distante e que no fundo não tinha a menor importância para os Estados Unidos. Foi um erro histórico que levou os americanos para a pior derrota militar de sua história. Assim, embora esse filme tente, em alguns momentos elogiar McNamara, não o vejo de forma positiva, de maneira nenhuma. Se ele era tão gênio e inteligente como diziam na época por que cometeu um erro tão primário? O custo de sua falta de visão global custou caro para a América. Em minha opinião ele simplesmente foi um vilão da história e nada muito além disso.
Pablo Aluísio.
Sob a Névoa da Guerra
ResponderExcluirThe Fog of War
Pablo Aluísio.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPois é Pablo. Sorte que ninguém lembra, nem quer lembrar, que o legado mais significativo do governo do Kennedy foi a Guerra do Vietnã.
ResponderExcluirCoisa triste que o presidente dos EUA mais carismático do século 20 tenha sido mais um "conversinha" que não conseguiu sequer aproveitar a onda de prosperidade que viviam os Estados Unidos na década de '60 para impor sua marca por uma coisa positiva; pelo contrario, o Vietnã os jogou num buraco moral do qual não saíram até hoje.
O JFK nunca me enganou. Ele foi mitificado pelos americanos por causa das circusntâncias de sua morte, porém historiadores mais isentos escreveram livros e mais livros mostrando a verdadeira face de seu governo. O curioso é que seu sucessor não conseguiu parar o aprofundamente da intervenção americana no Vietnã, mesmo tendo sérias dúvidas pessoais sobre isso. Provavelmente foi a força do complexo industrial militar dos EUA que sempre precisam de uma nova guerra para girar a roda de seu funcionamento.
ResponderExcluir