sexta-feira, 9 de abril de 2021

O Homem Elefante

Título no Brasil: O Homem Elefante
Título Original: The Elephant Man
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: Brooksfilms
Direção: David Lynch
Roteiro: Christopher De Vore, Eric Bergren
Elenco: Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Gielgud, Helen Ryan, John Standing

Sinopse:
John Merrick (Hurt) nasceu com diversos problemas de formação. Sua aparência fora dos padrões o levou a ser isolado em um circo de aberrações onde passa a ser exibido como um monstro. O Dr. Frederick Treves (Anthony Hopkins) decide resgatá-lo daquela situação desumana. Filme indicado a 6 categorias no Oscar, entre elas melhor filme, melhor direção (David Lynch) e melhor ator (John Hurt).

Comentários:
Esse filme é realmente espetacular! Conta a história real de um inglês que durante a era vitoriana nasceu com uma síndrome rara, que lhe causou diferenças e anomalias em seu organismo e em sua aparência. Dito como um "monstro" ele ficou por anos sendo exibido em um daqueles circos de aberrações. Uma coisa tenebrosa em todos os sentidos. Isso durou até o ponto em que um médico se interessou pelo seu caso. O tirou do circo e procurou restaurar sua dignidade como homem e como ser humano. Esse filme me impactou fortemente quando o assisti. A história tem uma força impossível de se medir. Quem assiste fica com ele na mente por muitos anos. O roteiro, primoroso, mostra o pior e o melhor lado da humanidade. O pior se concretiza nas pessoas que o exploraram por anos e anos. O melhor vem na figura do doutor, brilhantemente interpretado por Anthony Hopkins, que o retira daquele circo de horrores para o resgatar de volta à vida, o tratando finalmente como o ser humano que sempre foi. E por baixo daquela aparência assustadora surgiu um homem culto, sensível, inteligente e muito interessante para todos os que tiveram a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. O fato do filme ter sido rodado com fotografia em preto e branco o tornou ainda mais denso e marcante. Em suma, um dos filmes mais humanos e fortes que assisti em toda a minha vida. Uma verdadeira obra de arte da sétima arte.

Pablo Aluísio.

7 comentários:

  1. O Homem Elefante
    The Elephant Man
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Joseph Carey Merrick, apelidado cruelmente de O Homem Elefante, sofria da doença de Proteus. Essa doença causa um crescimento excessivo e desordenado dos ossos e tecidos, o que dá uma expectativa de vida muita baixa para seus portadores. Por essa razão ele morreu aos 27 anos de idade, apenas.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia seus ossos estão em centros de pesquisa na Inglaterra. O próprio Merrick doou seus restos mortais para a ciência, para que sua doença fosse estudada e não voltasse a acometer outras pessoas. O Michael Jackson quis comprar seus ossos, mas foi repelido. Eles pertencem ao meio acadêmico e cientifico.

    ResponderExcluir
  4. Seus restos mortais nos dias atuais servem no estudo de pesquisas para a procura da cura do câncer. Ele ficaria feliz em saber disso.

    ResponderExcluir
  5. Ótimas observações Lord Erick. Obrigado por acrescentar tantos informações relevantes à postagem. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Pablo:
    Na época do seu lançamento esse filme foi muito comentado e elogiado, mas eu que à época era até mais cinéfilo que hoje, nunca o assisti. Acho que foi porque se trata de um filme de doenças e eu sempre evitei filmes assim.

    ResponderExcluir
  7. Então, nunca é tarde para assistir. Esse é um excelente filme Serge. Penso que você apreciar muito, mesmo com o tema forte de sua história.

    ResponderExcluir