Título no Brasil: O Nimitz Volta ao Inferno
Título Original: The Final Countdown
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Bryna Productions
Direção: Don Taylor
Roteiro: Thomas Hunter, Peter Powell
Elenco: Kirk Douglas, Martin Sheen, Katharine Ross, James Farentino, Ron O'Neal, Charles Durning
Sinopse:
Rompendo as barreiras que separam o tempo e o espaço, o USS Nimitz, Um porta-aviões moderno da Marinha dos Estados Unidos é lançado no tempo até 1941, perto do Havaí, poucas horas antes do ataque japonês a Pearl Harbor.
Comentários:
Muita gente ficou surpresa com esse filme em seu lançamento original nos cinemas, no começo da década de 1980. Isso porque o público em geral pensava que iria assistir a um filme de guerra convencional. Afinal era estrelado pelo veterano Kirk Douglas. A história se passava em um porta-aviões da US Navy. Porém na realidade não era disso que o filme tratava. Era uma ficção, muito fora dos padrões da época, envolvendo viagem no tempo, noções de física quântica e tudo o mais que ninguém tinha a menor ideia em ver nesse tipo de filme. E assim esse estranho "O Nimitz Volta ao Inferno" virou uma peça rara dentro do cinema americano. Claro que os antigos fãs de Kirk Douglas não gostaram da proposta do filme. Porém os mais jovens curtiram, livrando o filme de se tornar um fracasso de bilheteria. Embora não tenha sido sucesso, se pagou e gerou um pequeno lucro para o estúdio. E, apesar de tudo, não podemos deixar de reconhecer a coragem de Kirk Douglas. Naquela fase da carreira ele teve ousadia em atuar aqui. Mostrou que não tinha receios de inovar, procurar por novos rumos em sua filmografia.
Pablo Aluísio.
O Nimitz Volta ao Inferno
ResponderExcluirThe Final Countdown
Pablo Aluísio.
Lembro bem quando assisti a esse filme no cinema. Confesso que fiquei impactado, afinal de contas eu tinha 19 anos e nunca tinha ouvido falar em Nimitz. Anos depois fiz questão de rever e fiquei com a impressão que o tema poderia ter sido melhor explorado. De qualquer forma, trata-se de um tema bem interessante, o problema maior foi a falta de um diretor de peso, já que o roteiro inusitado, salvou grande parte da história
ResponderExcluirE tem coisa mais legal do que você chegar na segunda guerra com aviões supersônicos, helicópteros, etc.? Eu vi no cinema no ano do lançamento.
ResponderExcluirPena que esse filme prometia muito, mas entregou pouco pelo potencial da estória e dos atores principais e coadjuvantes.
Muito gratificante ler a opinião de dois cinéfilos que assistiram ao filme nos cinemas. Duas opiniões bem certeiras. De fato o filme é bem isso que vocês escreveram. Ideia inicial muito boa, mas que de certa forma deixou a desejar.
ResponderExcluirIsso mesmo.
Excluir