sexta-feira, 30 de abril de 2021

Yellowstone - Primeira Temporada

Yellowstone - Primeira Temporada
A primeira temporada da série "Yellowstone" foi exibida no canal a cabo Paramount Pictures nos Estados Unidos entre os meses de outubro a dezembro de 2018. No total foram exibidos 9 episódios nessa primeira temporada. Os resultados foram tão bons e a receptividade de crítica e público foram tão positivas que mal terminaram as exibições da primeira temporada, uma segunda foi confirmada pelos produtores. Segue abaixo os resumos dos principais episódios dessa "season".  

Yellowstone 1.01 - Daybreak  
Primeiro episódio da série onde todos os principais personagens são devidamente apresentados ao espectador. Kevin Costner, outrora um grande astro do cinema americano, parece ter migrado definitivamente para as séries de TV. Nesse primeiro episódio ele surge como seu personagem pela primeira vez. Trata-se do fazendeiro John Dutton, dono do belo rancho "Yellowstone" em Montana, estado rural dos Estados Unidos. Um bom episódio que já traz todos os elementos que irão se desenvolver ao longo de toda essa série. / Yellowstone 1.01 - Daybreak (Estados Unidos, 2018) Direção: Taylor Sheridanm / Roteiro: Taylor Sheridan, John Linson / Elenco: Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly.

Yellowstone 1.03 - No Good Horses
Terra selvagem, terra brutal. Nesse episódio somos levados a um crime no meio do deserto, quando dois homens são mortos friamente. Outro bom aspecto desse terceiro episódio vem de um longo flashback mostrando a morte da esposa de John Dutton (Kevin Costner). Cavalgando ao lado das filhas em um lugar mais distante de sua fazenda seu cavalo se assusta e cai com ela. Pior do que isso, o pesado animal cai em cima dela, o que a deixa em situação complicada. Uma das filhas sai a galope em busca de ajuda, mas quando essa chega já é tarde demais. Ela morre em decorrência dos ferimentos. Isso abre uma chaga dentro da família. A filha que não conseguiu salvá-la da morte fica com um enorme trauma psicológico por tudo o que aconteceu. Os anos passam, mas a dor pela morte da mãe fica eternamente. E é justamente na data de sua morte que ela tem um colapso mental, indo nadar nua, na frente de todos, em uma rancheria para cavalos. É a forma dela expressar seu estado melancólico, psicologicamente falando. / Yellowstone 1.03 - No Good Horses (Estados Unidos, 2018) Estúdio: Paramount Network / Direção: Taylor Sheridan / Roteiro: Taylor Sheridan, John Linson / Elenco: Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly, Wes Bentley, Cole Hauser. Kelsey Asbille

Yellowstone 1.04 -The Long Black Train
Esse é o episódio em que o neto de John Dutton (Kevin Costner) cai no rio. O avô se distrai, o garoto perde o equilibrio e cai no rio de corrente forte. Claro, o desespero se espalha, mas no final das contas tudo dá certo. Não brinque com uma correnteza daquelas, fica a lição. Dentro do rancho dois cowboys começam uma briga feroz. Algo que não é permitido por Dutton. O que causou a briga acabou violando uma norma não escrita, punida com execução. Isso mesmo, o tal valentão é levado até a beira de um morro no deserto e lá mesmo leva uma bala na cabeça. Seu corpo é jogado lá embaixo! No meio daquele deserto ninguém iria descobrir mesmo o corpo, pelo menos é nisso que o capanga do rancho confia. Terra violenta, terra de brutalidade, terra de acerto de contas. Isso é Yellowstone. / Yellowstone 1.04 - The Long Black Train (Estados Unidos, 2018) Direção: Taylor Sheridan / Roteiro: Taylor Sheridan, John Linson / Elenco: Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly.

Yellowstone 1.05 - Coming Home  
John Dutton (Kevin Costner) decide enviar seu filho advogado para livrar a barra de outro filho, Kayce Dutton (Luke Grimes). Ele foi detido na reserva indígena porque está envolvido na morte de dois homens e na ocultação de seus cadáveres. E Kayce não esconde o jogo. Confessa que os matou. Eram predadores sexuais tentando estuprar uma jovem garota. Por causa de seu pai, homem rico e influente, logo deixa a delegacia, mas os problemas continuam. Pai e filho vivem sob tensão. Ele quer ser um homem independente , vivendo com sua esposa nativa. O pai adora o neto e se ressente com essa situação. Até ajuda arranjando um belo emprego para a nora numa excelente univerdiade da região, uma forma sutil de dobrar a opinião de Kacey. Outro aspecto interessante desse episódio é a forma como novos cowboys são admitidos no rancho de John Dutton. O novo empregado é recrutado na porta da prisão, só que para entrar no rancho precisa passar por um teste de fogo, literalmente, sendo marcado em ferro quente, como se fosse gado! / Yellowstone 1.05 - Coming Home (Estados Unidos, 2018) Direção: Taylor Sheridan / Roteiro:  Taylor Sheridan, John Linson / Elenco:  Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly.

Yellowstone 1.06 - The Remembering
A vida pode ser traiçoeira. Que o diga o rancheiro John Dutton (Kevin Costner). Ele tem problemas com os filhos. A mais velha é um poço de traumas depois que a mãe morreu. O outro é revoltado com o pai, porque esse sugeriu que ele deveria ter feito aborto na namorada, agora sua esposa. E para piorar ele encontra dificuldades de emplacar uma carreira política para o mais promissor deles. No meio disso tudo ainda sobra questões sobre sua própria saúde pois ele escondeu da família o fato de estar sofrendo de câncer, algo que pode levá-lo à morte. Nesse episódio porém o fato mais marcante é a agressão que a esposa de seu filho sofre na escola. Ela leva um murro de um aluno ao tentar apartar uma briga. Cai e bate a cabeça no cimento. Tudo parece superado até que ela perde os sentidos e desmaia. Problemas sérios à vista! / Yellowstone 1.06 - The Remembering (Estados Unidos, 2018) Direção: Taylor Sheridan / Roteiro: Taylor Sheridan / Elenco: Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly.

Yellowstone 1.07 - A Monster Is Among Us
Como diz o título original do episódio em inglês: "Há um monstro entre nós". E esse monstro tanto pode ser tanto um urso selvagem que entra no racho Yellowstone, para criar muitos problemas entre os cowboys e um grupo de turismo composto apenas por chineses, como também pode ser o câncer que começa a causar mal estar em John Dutton (Kevin Costner). São monstros diferentes, mas ambos levam à morte. Dutton faz um exame e ao que tudo indica parece bem, porém é só chegar em casa para começar a passar muito mal. Sua nora está hospitalizada, seu neto está faminto e ele precisa lidar com todos os tipos de problemas, tanto familiares como relativos ao rancho que tanto ama. Ser um proprietário rural em Montana também traz uma dose extra de dissabores. / Yellowstone 1.07 - A Monster Is Among Us (Estados Unidos, 2018) Direção: Taylor Sheridan / Roteiro:  Taylor Sheridan, John Linson / Elenco:  Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly.

Yellowstone 1.08 - The Unravelling: Part 1
Rip é o cowboy que atirou no urso após os turistas chineses caírem abismo abaixo. Isso causa inúmeros problemas para John Dutton (Kevin Costner). Matar um urso, um animal em extinção, em suas terras, é um crime federal. Pior é que nesse episódio ficamos sabemos mais sobre o passado de Rip. Ele matou o pai, quando ainda era jovem. Seu pai estava espancando sua mãe. Dutton o livrou da cadeia. É um sujeito que trabalha há anos em Yellowstone. E Dutton fica irado porque seu filho advogado não estava lá para defender o seu capataz. E isso gera uma grande briga, com pai destruindo a campanha do filho que sonha em ser procurador. A discussão acaba em socos e pontapés. Mais um dia como qualquer outro naquele rancho onde as desavenças são resolvidas no punho. / Yellowstone 1.08 - The Unravelling: Part 1 (Estados Unidos, 2019) Direção: Taylor Sheridan / Roteiro: Taylor Sheridan / Elenco: Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly.

Yellowstone 1.09 - The Unravelling: Part 2
Esse é o último episódio dessa primeira temporada. E o que acontece por aqui? Bom, John Dutton (Kevin Costner) está sentindo o cerco se fechar ao seu lado. Processos para todos os lados, tudo para que ele venda o rancho. Seus inimigos querem as terras onde irão construir um grande hotel, com mais de 400 quartos. Então Button manda seus homens fazerem o serviço sujo. O empresário que estava pressionando a situação é colocado sobre um cavalo. No pescoço uma corda de enforcamento. Basta espantar os animais para que tudo seja consumado. Um jeito antigo de se resolver algumas desavenças por aquelas bandas selvagens. / Yellowstone 1.09 - The Unravelling: Part 2 (Estados Unidos, 2018) Direção: Taylor Sheridan / Roteiro: Taylor Sheridan / Elenco: Kevin Costner, Luke Grimes, Kelly Reilly.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Yellowstone - Primeira Temporada
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti a nenhum episódio, mas tenho a impressão que se começar, vou gostar. Estou com preguiça de séries já há algum tempo.

    ResponderExcluir
  3. Se ainda não assistiu não vá ler sobre esses episódios. Estão cheio de spoilers! rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Sou fã do Kevin Costner. Foi o único que teve a coragem, no começo da década de 90 de ressuscitar o gênero faroeste, que já se encontrava embalsamado. Fez duas pérolas do gênero: Dança com Lobos e Wyatt Earp.

    ResponderExcluir