sábado, 3 de abril de 2021

Vestida para Matar

O mestre do suspense Alfred Hitchcock deixou vários súditos no  mundo do cinema. Um dos mais leais ao seu legado foi sem dúvida o diretor Brian De Palma. Alguns críticos de cinema nos anos 80 foram um pouco além, um pouco longe demais e afirmaram que De Palma seria o novo Hitchcock. Certamente um exagero. Porém é forçoso reconhecer que ele bem que tentou seguir esse caminho, muitas vezes resultando em bons filmes, como esse "Vestida Para Matar" onde há dezenas de referências aos filmes mais conhecidos de Hitchcock, como por exemplo, "Psicose" (na cena do chuveiro) e até mesmo "Um Corpo que Cai" (nas sequências passadas no museu). Enfim, o próprio De Palma deu muitos argumentos favoráveis a esse tipo de comparação.

"Vestida para Matar" faz parte de uma trilogia em que De Palma fez o seu melhor cinema. Completam esse ciclo os filmes "Dublê de Corpo" e "Os Intocáveis". São os filmes definitivos do diretor. Se ele não tivesse feito mais nada em toda a sua carreira, tendo apenas esses três filmes em sua filmografia, certamente ele já teria seu lugar reservado na história do cinema americano. Com doses exatas de um estilo que faria Alfred Hitchcock apreciar, esse foi um momento muito talentoso de sua carreira. Claro que revisto hoje em dia, já soa um pouco datado, algo que não aconteceu com a obra de Alfred Hitchcock. De qualquer forma sua tentativa de elevar o nível do cinema em sua época já merece todos os nossos aplausos.

Vestida para Matar (Dressed to Kill, Estados Unidos, 1980) Direção: Brian De Palma / Roteiro: Brian De Palma / Elenco: Angie Dickinson, Michael Caine, Nancy Allen, Keith Gordon / Sinopse: Uma misteriosa mulher. de belos cabelos loiros, mata um dos pacientes de um psiquiatra renomado e depois vai atrás da garota de programa de luxo que testemunhou o assassinato. Quem vai sair vivo desse armadilha mortal? Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria Atriz Revelação (Nancy Allen).

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Vestida para Matar
    Dressed to Kill
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Brian de Palma não seria um Alfred Hitchcock, e não foi. Essas comparações sempre terminam mal.

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa de previsão em termos de cinema... Kevin Costner era o novo Cooper, De Palma era o novo Hitchcock... só besteiras... rsrs

    ResponderExcluir
  4. Mesmo longe de ser um novo Hitchcock (e bota longe nisso) De Palma construiu filmes excepcionais. Os Intocáveis foi o maior de todos eles - além de ser o longa que apresentou Kevin Costner para o mundo. O curioso é que a cena mais emblemática e antológica do filme, passou longe de uma inspiração Hitchcockiana, ou seja, a cena da troca de tiros na estação de trem - onde o carrinho do bebê despenca pelos degraus da grande escadaria - foi toda copiada do clássico russo "O Encouraçado Potemkin (1925) de Sergei Ensenstein, na cena do massacre da escadaria do porto de Odessa.

    ResponderExcluir