domingo, 18 de abril de 2021

Na Mira do Perigo

Título no Brasil: Na Mira do Perigo
Título Original: The Marksman
Ano de Produção: 2021
País: Estados Unidos
Estúdio: Cutting Edge Group
Direção: Robert Lorenz
Roteiro: Chris Charles, Danny Kravitz
Elenco: Liam Neeson, Jacob Perez, Juan Pablo Raba, Teresa Ruiz, Katheryn Winnick, Jose Vasquez

Sinopse:
Um rancheiro americano todos os dias vê imigrantes ilegais tentando pular a cerca que separa os países dos Estados Unidos e México. O velho problema da imigração que já dura há anos. Só que naquela manhã algo sai completamente errado. Uma mãe e seu filho fogem de traficantes de um violento cartel de drogas. E o rancheiro decide proteger o menino, mesmo que isso lhe custe muito caro!

Comentários:
Depois do governo Trump e sua perseguição contra imigrantes, Hollywood resolve tratar a questão. O roteiro do filme obviamente foge de maiores questões sociais, mas coloca no mesmo barco um americano que ama a bandeira tentando salvar um menino, imigrante ilegal, cuja mãe foi morta por traficantes. Liam Neeson, que trabalha mais do que todo mundo na indústria cinematográfica americana, decidiu atuar nesse filme como uma resposta a Trump e sua política de imigração. O resultado foi um bom filme, embora não saia da rotina dos filmes de ação mais recentes do ator. Aliás aqui cabe uma observação interessante. Achei a história por demais parecida com o novo filme de Tom Hanks. Tire o contexto histórico do velho oeste de "Relatos do Mundo" para perceber que as histórias são extremamente semelhantes, ou seja, homem adulto ao lado de uma criança em busca de seus parentes após a morte de seus pais. E também há vilões tentando matar a dupla durante sua jornada. Quem é esse roteirista que andou repetindo o roteiro dos filmes alheios? Pois é, parece que andou levando à sério demais aquela famosa frase do Lavoisier...

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Na Mira do Perigo
    The Marksman
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. O Liam Neeson conseguiu criar uma categoria que o nem o John Wayne, o Clint Eastwood e até o Chick Norris conseguiram mesmo os três atuando em filmes de acão apos os 60, 70 anos de idade: a categoria "herói geriatrico". Ultimamente tenho ouvido criticos se referindo ao Liam Neeson assim.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente ele está com 68 anos de idade. Parece muito, mas se formos pensar bem ainda surge como um tipo de caçula desse grupo de astros de filmes de ação. Sylvester Stallone está com 74 anos. Arnold Schwarzenegger tem 73. Então ainda dá tempo de fazer mais alguns filmes nesse gênero.

    ResponderExcluir
  4. Não gostei das motivações do personagem. Ele simplesmente joga a vida para o alto para defender um garoto que ele mal conhece. E perceba que todo filme do Liam Neeson tem a coisa da mulher do personagem que morreu e tal. Ele viveu isso na vida pessoal e pelo menos a mim me parece que ficou obcecado com essa perda. Não consegue virar a página. Todo filme vem a mesma história.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Lord Erick, virou algo recorrente na vida dele, surgindo em muitos filmes. E os seus personagens, mesmo sendo de fitas de ação, surgem com uma certa melancolia no ar, uma tristeza, depressão, que faz com que esses personagens em determinado momento joguem tudo pelos ares. Parece ser o mesmo caso desse roteiro.

    ResponderExcluir