Título no Brasil: Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra
Título Original: Pirates of the Caribbean - The Curse of the Black Pearl
Ano de Produção: 2003
País: Estados Unidos
Estúdio: Walt Disney Pictures
Direção: Gore Verbinski
Roteiro: Ted Elliott, Terry Rossio
Elenco: Johnny Depp, Geoffrey Rush, Orlando Bloom
Sinopse:
No século XVII, no auge da era dos piratas, o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) acaba tendo seu navio, o Pérola Negra, roubado por um rival, Barbossa (Geoffrey Rush)! O que Sparrow nem desconfia é que a tripulação de seu navio sob o comando de Barbossa está agora completamente amaldiçoada. Filme indicado a cinco prêmios da Academia nas categorias Melhor Ator (Johnny Depp), Melhor Maquiagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Especiais. Indicado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Ator - Comédia ou Musical (Depp).
Comentários:
Esse foi o primeiro filme da franquia "Pirates of the Caribbean". A Disney foi ousada pois investiu 150 milhões de dólares em um roteiro que havia sido escrito tendo como base um brinquedo de seu parque temático em Orlando! Imagine você! Não tenho conhecimento de nenhum outro filme da história que tenha sido realizado inspirado em brinquedos de parques de diversão mas enfim... são sinais dos novos tempos. De uma forma ou outra a aposta deu muito certo e "Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra" se tornou um sucesso espetacular de bilheteria, rendendo praticamente dez vezes o seu custo de produção, ou seja, uma verdadeira fortuna arrecadada pelos cinemas do mundo todo. De minha parte, apesar de gostar muito de filmes de piratas, capa e espada e coisas do tipo, essa série nunca me satisfez plenamente. Falta algo a mais para que eu venha a considerar como algo realmente marcante. Certamente é divertido, mas como todo blockbuster milionário da indústria de cinema americana se rende a clichês de forma muito fácil. Com esse tipo de filme Johnny Depp, que por anos cultivou uma postura de ator cult, se rendeu completamente ao cinemão comercial pipoca. E pelo visto a coisa vai longe pois vem aí novos filmes. Previsto para estrear em 2016, o capitão Jack Sparrow estará de volta às telas com "Piratas do Caribe: Os Mortos Não Contam Histórias". Quem viver, verá.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 13 de junho de 2014
quarta-feira, 11 de junho de 2014
Lembranças de Hollywood
Título no Brasil: Lembranças de Hollywood
Título Original: Postcards from the Edge
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Carrie Fisher
Elenco: Meryl Streep, Shirley MacLaine, Dennis Quaid, Gene Hackman, Richard Dreyfuss, Annette Bening
Sinopse:
O filme narra o conturbado relacionamento entre duas gerações de atrizes, mãe e filha. Uma está passando por um sério problema com drogas e a outra tenta colocar a filha no caminho certo, embora passe longe de ser um exemplo a seguir pois tem problemas com bebidas, desde que seu marido a deixou por uma outra atriz famosa. Filme baseado em fatos reais. Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Meryl Streep) e Melhor Canção Original ("I'm Checkin' Out" por Shel Silverstein). Também indicado ao Globo de Ouro nas categoria de Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Atriz Coadjuvante (Shirley MacLaine) e Melhor Canção Original.
Comentários:
Para muitos a atriz Carrie Fisher é apenas a Princess Leia da trilogia original de "Star Wars". Essa é uma visão simplista. Carrie fez parte da "nobreza de Hollywood" desde o berço. Ela é filha de Debbie Reynolds e Eddie Fisher e indiretamente fez parte de um dos maiores escândalos da história do cinema americano. Quando tinha apenas três anos de idade seu pai abandonou a família para ir viver com Elizabeth Taylor, que era inclusive uma das grandes amigas de Debbie Reynolds! Os anos que se seguiram não foram dos melhores e ela viveu tempos turbulentos ao lado de sua mãe. De suas memórias dessa época ela acabou escrevendo um livro de memórias que deu origem ao roteiro desse filme. "Postcards from the Edge" é um belo drama familiar, um tipo de produção que tem ficado cada vez mais raro em Hollywood. Um texto muito bem escrito que lida com problemas familiares e pequenos e grandes dramas na relação entre mãe e filha. O elenco fala por si só, fabuloso, cheio de atores e atrizes talentosas. A direção de Mike Nichols é um primor, nunca deixando o filme deslizar para banalidades estéticas. Em conclusão, esse é um belo trabalho de composição, um resgate de parte da história da velha Hollywood e um deleite para os cinéfilos que gostem de conhecer a fundo os bastidores da indústria do cinema.
Pablo Aluísio.
Título Original: Postcards from the Edge
Ano de Produção: 1990
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Mike Nichols
Roteiro: Carrie Fisher
Elenco: Meryl Streep, Shirley MacLaine, Dennis Quaid, Gene Hackman, Richard Dreyfuss, Annette Bening
Sinopse:
O filme narra o conturbado relacionamento entre duas gerações de atrizes, mãe e filha. Uma está passando por um sério problema com drogas e a outra tenta colocar a filha no caminho certo, embora passe longe de ser um exemplo a seguir pois tem problemas com bebidas, desde que seu marido a deixou por uma outra atriz famosa. Filme baseado em fatos reais. Indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Meryl Streep) e Melhor Canção Original ("I'm Checkin' Out" por Shel Silverstein). Também indicado ao Globo de Ouro nas categoria de Melhor Atriz (Meryl Streep), Melhor Atriz Coadjuvante (Shirley MacLaine) e Melhor Canção Original.
Comentários:
Para muitos a atriz Carrie Fisher é apenas a Princess Leia da trilogia original de "Star Wars". Essa é uma visão simplista. Carrie fez parte da "nobreza de Hollywood" desde o berço. Ela é filha de Debbie Reynolds e Eddie Fisher e indiretamente fez parte de um dos maiores escândalos da história do cinema americano. Quando tinha apenas três anos de idade seu pai abandonou a família para ir viver com Elizabeth Taylor, que era inclusive uma das grandes amigas de Debbie Reynolds! Os anos que se seguiram não foram dos melhores e ela viveu tempos turbulentos ao lado de sua mãe. De suas memórias dessa época ela acabou escrevendo um livro de memórias que deu origem ao roteiro desse filme. "Postcards from the Edge" é um belo drama familiar, um tipo de produção que tem ficado cada vez mais raro em Hollywood. Um texto muito bem escrito que lida com problemas familiares e pequenos e grandes dramas na relação entre mãe e filha. O elenco fala por si só, fabuloso, cheio de atores e atrizes talentosas. A direção de Mike Nichols é um primor, nunca deixando o filme deslizar para banalidades estéticas. Em conclusão, esse é um belo trabalho de composição, um resgate de parte da história da velha Hollywood e um deleite para os cinéfilos que gostem de conhecer a fundo os bastidores da indústria do cinema.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 10 de junho de 2014
Syriana - A Indústria do Petróleo
Título no Brasil: Syriana - A Indústria do Petróleo
Título Original: Syriana
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stephen Gaghan
Roteiro: Stephen Gaghan, Robert Baer
Elenco: George Clooney, Matt Damon, Amanda Peet
Sinopse:
O enredo, baseado no livro escrito pelo autor Robert Baer, tenta desvendar e destrinchar o jogo político e econômico existente nos bastidores da intervenção militar americana no Oriente Médio. Os interesses das grandes indústrias de petróleo se mesclando ao violento quadro de sangue e morte naquela conturbada região do mundo. Filme vencedor do Oscar na categoria Melhor Ator Coadjuvante (George Clooney). Indicado também na categoria de Melhor Roteiro (Stephen Gaghan). Também vencedor da categoria Melhor Ator Coadjuvante (George Clooney) no Globo de Ouro.
Comentários:
Esqueça a imagem que você andou vendo de George Clooney nesse fim de semana em seu casamento chic de Veneza. Nesse filme ele passa por cima de sua imagem de galã ao incorporar o anti-ético e sinistro Bob Barnes, um sujeito que transita tranquilamente entre os esgotos imundos do interesse estrangeiro nas guerras de intervenção dos Estados Unidos no Oriente Médio. Barbudo, gordo e com atitudes desprezíveis o Barnes é seguramente um dos melhores personagens interpretados por Clooney em sua carreira. Isso se deve principalmente à complexa personalidade dele, ora manipulando as peças de um xadrez sórdido em razão de interesses escusos, ora agindo de acordo com o manual. Ao seu lado giram vários outros personagens interessantes, tramas de corrupção, violência e chantagem e muitas mortes, vítimas de atentados terroristas ou de políticas intervencionistas e imperialistas. O filme e seu roteiro ao estilo mosaico certamente é de grande valia para entender um pouco o incompreensível mundo político e religioso do Oriente Médio. É aquele tipo de situação que se leva você a não entender nada do que está acontecendo se torna ainda mais fiel ao que ocorre atualmente naquela parte do mundo, porque se existe um lugar no planeta que não faz muito sentido esse é certamente o explosivo mundo islâmico radical. Assista e tente decifrar todas as nuances desse complicado quadro geopolítico.
Pablo Aluísio.
Título Original: Syriana
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stephen Gaghan
Roteiro: Stephen Gaghan, Robert Baer
Elenco: George Clooney, Matt Damon, Amanda Peet
Sinopse:
O enredo, baseado no livro escrito pelo autor Robert Baer, tenta desvendar e destrinchar o jogo político e econômico existente nos bastidores da intervenção militar americana no Oriente Médio. Os interesses das grandes indústrias de petróleo se mesclando ao violento quadro de sangue e morte naquela conturbada região do mundo. Filme vencedor do Oscar na categoria Melhor Ator Coadjuvante (George Clooney). Indicado também na categoria de Melhor Roteiro (Stephen Gaghan). Também vencedor da categoria Melhor Ator Coadjuvante (George Clooney) no Globo de Ouro.
Comentários:
Esqueça a imagem que você andou vendo de George Clooney nesse fim de semana em seu casamento chic de Veneza. Nesse filme ele passa por cima de sua imagem de galã ao incorporar o anti-ético e sinistro Bob Barnes, um sujeito que transita tranquilamente entre os esgotos imundos do interesse estrangeiro nas guerras de intervenção dos Estados Unidos no Oriente Médio. Barbudo, gordo e com atitudes desprezíveis o Barnes é seguramente um dos melhores personagens interpretados por Clooney em sua carreira. Isso se deve principalmente à complexa personalidade dele, ora manipulando as peças de um xadrez sórdido em razão de interesses escusos, ora agindo de acordo com o manual. Ao seu lado giram vários outros personagens interessantes, tramas de corrupção, violência e chantagem e muitas mortes, vítimas de atentados terroristas ou de políticas intervencionistas e imperialistas. O filme e seu roteiro ao estilo mosaico certamente é de grande valia para entender um pouco o incompreensível mundo político e religioso do Oriente Médio. É aquele tipo de situação que se leva você a não entender nada do que está acontecendo se torna ainda mais fiel ao que ocorre atualmente naquela parte do mundo, porque se existe um lugar no planeta que não faz muito sentido esse é certamente o explosivo mundo islâmico radical. Assista e tente decifrar todas as nuances desse complicado quadro geopolítico.
Pablo Aluísio.
Stealth - Ameaça Invisível
Título no Brasil: Stealth - Ameaça Invisível
Título Original: Stealth
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Rob Cohen
Roteiro: W.D. Richter
Elenco: Josh Lucas, Jessica Biel, Jamie Foxx
Sinopse:
Em um futuro próximo, a Marinha dos Estados Unidos desenvolve um jato pilotado por um computador de inteligência artificial. O avião é então designado para atuar em um porta-aviões no Pacífico, com a finalidade de testar as novas manobras de combate com pilotos humanos a bordo. Tudo corre relativamente bem e dentro dos planos até que o sistema de inteligência da aeronave entra em pane, assumindo o controle e tomando decisões que colocarão em risco a segurança mundial.
Comentários:
Até que a ideia era muito boa, afinal de contas filmes sobre super caças de combate sempre renderam boas produções. Assim que li a sinopse desse aqui, me lembrei daquele antigo "Firefox" com Clint Eastwood, uma película de ação que até hoje se mantém divertida e bem realizada. Pois bem, infelizmente Hollywood e seus conceitos conseguem estragar até bons pontos de partida. Aqui os executivos da Columbia entenderam que o público alvo seria o mais jovem, que frequentas os famigerados cinemas de shopping center. Assim para haver uma maior indentificação com esses espectadores resolveram mudar as características dos pilotos do roteiro original, que passaram de oficiais durões a idiotas que se comportam como adolescentes imbecis. A partir desse ponto não houve mais salvação para esse "Stealth - Ameaça Invisível". Tudo ficou muito bobo e para ser sincero bem estúpido. Jamais aviões dessa tecnologia seriam disponibilizados a idiotas como aqueles, eis a questão. Nem adianta a profusão de efeitos digitais de última geração. Infelizmente essa produção, que acabou afundando nas bilheterias, é de fato uma bela porcaria high tech e nada mais. Dispense sem cerimônia.
Pablo Aluísio.
Título Original: Stealth
Ano de Produção: 2005
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Rob Cohen
Roteiro: W.D. Richter
Elenco: Josh Lucas, Jessica Biel, Jamie Foxx
Sinopse:
Em um futuro próximo, a Marinha dos Estados Unidos desenvolve um jato pilotado por um computador de inteligência artificial. O avião é então designado para atuar em um porta-aviões no Pacífico, com a finalidade de testar as novas manobras de combate com pilotos humanos a bordo. Tudo corre relativamente bem e dentro dos planos até que o sistema de inteligência da aeronave entra em pane, assumindo o controle e tomando decisões que colocarão em risco a segurança mundial.
Comentários:
Até que a ideia era muito boa, afinal de contas filmes sobre super caças de combate sempre renderam boas produções. Assim que li a sinopse desse aqui, me lembrei daquele antigo "Firefox" com Clint Eastwood, uma película de ação que até hoje se mantém divertida e bem realizada. Pois bem, infelizmente Hollywood e seus conceitos conseguem estragar até bons pontos de partida. Aqui os executivos da Columbia entenderam que o público alvo seria o mais jovem, que frequentas os famigerados cinemas de shopping center. Assim para haver uma maior indentificação com esses espectadores resolveram mudar as características dos pilotos do roteiro original, que passaram de oficiais durões a idiotas que se comportam como adolescentes imbecis. A partir desse ponto não houve mais salvação para esse "Stealth - Ameaça Invisível". Tudo ficou muito bobo e para ser sincero bem estúpido. Jamais aviões dessa tecnologia seriam disponibilizados a idiotas como aqueles, eis a questão. Nem adianta a profusão de efeitos digitais de última geração. Infelizmente essa produção, que acabou afundando nas bilheterias, é de fato uma bela porcaria high tech e nada mais. Dispense sem cerimônia.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Insônia
Título no Brasil: Insônia
Título Original: Insomnia
Ano de Produção:
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Hillary Seitz, Nikolaj Frobenius
Elenco: Al Pacino, Robin Williams, Hilary Swank
Sinopse:
Dois detetives do departamento de homicídios de Los Angeles são enviados a uma cidade do norte, onde o sol não se põe, para investigar o assassinato de um adolescente local. As provas parecem confirmar a atuação de um serial killer na região. Filme indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Robin Williams).
Comentários:
Um dos mais interessantes filmes do cineasta Christopher Nolan. Ele conseguiu trazer para o público todo um clima opressor e sufocante, levando o espectador a sentir o dilema pelo qual passa o protagonista. Esse grande domínio das técnicas de narração foi aliás o fator que levou a Warner a se decidir definitivamente pelo nome de Nolan para dirigir a nova franquia de Batman para os cinemas. Afinal de contas basta ver o clima onde tudo se passa aqui para entender que o espírito sombrio que seria usado nas aventuras do cavaleiro das trevas já estava presente. Já para os fãs de Pacino o filme se mostrou um grande presente pois o ator se entregou de corpo e alma para seu personagem. Aqui Pacino se utilizou de uma interpretação bem menos intensa, preferindo optar pelos pequenos detalhes, pelas mínimas nuances em cada momento. Outro ponto a se destacar vem com Robin Williams, que aqui ressurge em um papel perturbador, bem longe de suas atuações cômicas. Sempre fico intrigado quando vejo Williams nesse tipo de atuação pois ele prova que não é apenas um comediante ao estilo metralhadora giratória mas também um ator de mão cheia. Em suma, um filme diferente que revela aspectos adormecidos em todos esses grandes nomes da sétima arte.
Pablo Aluísio.
Título Original: Insomnia
Ano de Produção:
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Hillary Seitz, Nikolaj Frobenius
Elenco: Al Pacino, Robin Williams, Hilary Swank
Sinopse:
Dois detetives do departamento de homicídios de Los Angeles são enviados a uma cidade do norte, onde o sol não se põe, para investigar o assassinato de um adolescente local. As provas parecem confirmar a atuação de um serial killer na região. Filme indicado ao prêmio da Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films nas categorias Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Robin Williams).
Comentários:
Um dos mais interessantes filmes do cineasta Christopher Nolan. Ele conseguiu trazer para o público todo um clima opressor e sufocante, levando o espectador a sentir o dilema pelo qual passa o protagonista. Esse grande domínio das técnicas de narração foi aliás o fator que levou a Warner a se decidir definitivamente pelo nome de Nolan para dirigir a nova franquia de Batman para os cinemas. Afinal de contas basta ver o clima onde tudo se passa aqui para entender que o espírito sombrio que seria usado nas aventuras do cavaleiro das trevas já estava presente. Já para os fãs de Pacino o filme se mostrou um grande presente pois o ator se entregou de corpo e alma para seu personagem. Aqui Pacino se utilizou de uma interpretação bem menos intensa, preferindo optar pelos pequenos detalhes, pelas mínimas nuances em cada momento. Outro ponto a se destacar vem com Robin Williams, que aqui ressurge em um papel perturbador, bem longe de suas atuações cômicas. Sempre fico intrigado quando vejo Williams nesse tipo de atuação pois ele prova que não é apenas um comediante ao estilo metralhadora giratória mas também um ator de mão cheia. Em suma, um filme diferente que revela aspectos adormecidos em todos esses grandes nomes da sétima arte.
Pablo Aluísio.
Nove Meses
Título no Brasil: Nove Meses
Título Original: Nine Months
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Chris Columbus
Roteiro: Patrick Braoudé, Chris Columbus
Elenco: Hugh Grant, Julianne Moore, Robin Williams, Jeff Goldblum, Joan Cusack, Tom Arnold
Sinopse:
Remake do filme "Neuf mois". No enredo acompanhamos a vida do casal Samuel Faulkner (Hugh Grant), um psiquiatra infantil, e sua esposa Rebecca (Julianne Moore). A vida tranquila deles acaba virando de cabeça para baixo quando ela lhe informa que está grávida! A partir daí Samuel passará por vários problemas, inclusive o fato de ter que lidar com um estranho psiquiatra, o Dr. Kosevich (Robin Williams), que na sua terra natal havia se especializado em atender animais e não seres humanos!
Comentários:
Esse filme é mais lembrado pelo que aconteceu nos bastidores de seu lançamento do que propriamente por causa de suas qualidades cinematográficas. E o que aconteceu? Quando o filme ia estrear em Nova Iorque o ator Hugh Grant resolveu viajar até lá para promover a produção, comparecer na noite de estreia, ir a programas de entrevistas e todo aquele itinerário que astros de cinema conhecem muito bem. E então o galã inglês resolveu fazer algo realmente impensado. Ele aproveitou um tempo de folga para ir até a esquina mais próxima para pegar uma prostituta de rua! Imagine você, o sujeito é um ator mundialmente conhecido, capaz de conquistar as mais belas mulheres e o que ele faz? Vai atrás de uma garota de programa de 20 dólares! Tá para compreender algo assim? Pior foi que justamente o seu carro foi alvo da policia americana. Pego em flagrante por estar com uma prostituta (as penas de prostituição são altas na América), Hugh acabou indo em cana justamente um dia antes da estréia de nove Meses! Claro que o escândalo foi enorme, saindo em todos os jornais. Para muitos era o fim definitivo de sua carreira, mas Hugh Grant com todo aquele tímido charme inglês acabou dando a volta por cima, assumiu a culpa em um programa de TV, transformando tudo em mais uma piada. Dessa forma foi perdoado pelo público americano. E nessa altura você pode se perguntar: o filme é bom? Olha, foi bem ignorado, de fato é uma comédia romântica sem maiores novidades, apesar do elenco de apoio ser acima da média nesse tipo de produção. Sabe aquele tipo de película em que os bastidores são mais saborosos que o próprio resultado do filme em si? É bem por aí. No final de tudo a polêmica foi bem mais divertida!
Pablo Aluísio.
Título Original: Nine Months
Ano de Produção: 1995
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Chris Columbus
Roteiro: Patrick Braoudé, Chris Columbus
Elenco: Hugh Grant, Julianne Moore, Robin Williams, Jeff Goldblum, Joan Cusack, Tom Arnold
Sinopse:
Remake do filme "Neuf mois". No enredo acompanhamos a vida do casal Samuel Faulkner (Hugh Grant), um psiquiatra infantil, e sua esposa Rebecca (Julianne Moore). A vida tranquila deles acaba virando de cabeça para baixo quando ela lhe informa que está grávida! A partir daí Samuel passará por vários problemas, inclusive o fato de ter que lidar com um estranho psiquiatra, o Dr. Kosevich (Robin Williams), que na sua terra natal havia se especializado em atender animais e não seres humanos!
Comentários:
Esse filme é mais lembrado pelo que aconteceu nos bastidores de seu lançamento do que propriamente por causa de suas qualidades cinematográficas. E o que aconteceu? Quando o filme ia estrear em Nova Iorque o ator Hugh Grant resolveu viajar até lá para promover a produção, comparecer na noite de estreia, ir a programas de entrevistas e todo aquele itinerário que astros de cinema conhecem muito bem. E então o galã inglês resolveu fazer algo realmente impensado. Ele aproveitou um tempo de folga para ir até a esquina mais próxima para pegar uma prostituta de rua! Imagine você, o sujeito é um ator mundialmente conhecido, capaz de conquistar as mais belas mulheres e o que ele faz? Vai atrás de uma garota de programa de 20 dólares! Tá para compreender algo assim? Pior foi que justamente o seu carro foi alvo da policia americana. Pego em flagrante por estar com uma prostituta (as penas de prostituição são altas na América), Hugh acabou indo em cana justamente um dia antes da estréia de nove Meses! Claro que o escândalo foi enorme, saindo em todos os jornais. Para muitos era o fim definitivo de sua carreira, mas Hugh Grant com todo aquele tímido charme inglês acabou dando a volta por cima, assumiu a culpa em um programa de TV, transformando tudo em mais uma piada. Dessa forma foi perdoado pelo público americano. E nessa altura você pode se perguntar: o filme é bom? Olha, foi bem ignorado, de fato é uma comédia romântica sem maiores novidades, apesar do elenco de apoio ser acima da média nesse tipo de produção. Sabe aquele tipo de película em que os bastidores são mais saborosos que o próprio resultado do filme em si? É bem por aí. No final de tudo a polêmica foi bem mais divertida!
Pablo Aluísio.
domingo, 8 de junho de 2014
Um Conto do Destino
Título no Brasil: Um Conto do Destino
Título Original: Winter's Tale
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Akiva Goldsman
Roteiro: Akiva Goldsman
Elenco: Colin Farrell, Jessica Brown Findlay, Russell Crowe, William Hurt, Will Smith, Jennifer Connelly
Sinopse:
Quando ainda era apenas um bebê, Peter Lake (Colin Farrell) é deixado à deriva no mar por seus pais, imigrantes irlandeses que são impedidos de imigrar para os Estados Unidos. Encontrado por um grupo de pescadores ele passa a ser criado por um gangster violento chamado Pearly Soames (Russell Crowe). Anos depois decide abandonar a gangue e começa a ser caçado por seu criminoso bando. Para sua surpresa porém é salvo no último momento por um cavalo alado, com asas angelicais. Depois por acaso, em um assalto, conhece Beverly Penn (Jessica Brown Findlay), uma linda garota ruiva que está com os dias de vida contados pois sofre de tuberculose. Esse encontro mudará a vida de Peter Lake para sempre.
Comentários:
Antes de mais nada é bom saber que é um filme de complicada definição. Tem romance mas esse não é o foco principal da trama. O roteiro explora temas religiosos como a eterna luta entre anjos e demônios, mas mesmo assim também não é um filme religioso. Tem cenas de lutas e confrontos mas não se pode considerar um filme de ação. Tem um enredo lírico, quase em tom de contos de fadas, mas não é uma fábula. No final o que acaba atraindo mesmo é a originalidade, pois dificilmente você encontrará por aí algo que seja parecido. As referências bíblica começam logo nas primeiras cenas. O personagem de Peter Lake (Colin Farrell) é abandonado nas águas para ser encontrado (uma clara alusão a Moisés). Depois ele é criado por um sujeito desprezível, um chefe mafioso que se revelará um ser sobrenatural do mal (com direito a um superior bem conhecido, nada mais, nada menos, do que o próprio Lúcifer aqui encarnado em um pouco convincente Will Smith). O texto ainda explora os limites da fé, a veracidade dos milagres e até mesmo a chamada eterna juventude proveniente de algum poder mágico ou divino que nunca fica muito claro. Por se desenvolver em um universo de realismo mágico e misticismo, o roteiro vai exigir uma certa cumplicidade do espectador. Não é aquele tipo de filme que você vai gostar assim imediatamente. Tem que ir ligando os pontos calmamente, para depois criar um mosaico maior sobre a mensagem que o diretor e roteirista quis passar adiante. Com bela direção de arte, ótima trilha sonora e momentos bem cativantes, o filme é mais recomendado para pessoas com sentimentos religiosos mais acentuados. Assim depois de tanto procurar por alguma classificação poderia dizer que se trata de um romance místico, por mais estranho que isso possa parecer. Na dúvida arrisque e não deixe de assistir.
Pablo Aluísio.
Título Original: Winter's Tale
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Akiva Goldsman
Roteiro: Akiva Goldsman
Elenco: Colin Farrell, Jessica Brown Findlay, Russell Crowe, William Hurt, Will Smith, Jennifer Connelly
Sinopse:
Quando ainda era apenas um bebê, Peter Lake (Colin Farrell) é deixado à deriva no mar por seus pais, imigrantes irlandeses que são impedidos de imigrar para os Estados Unidos. Encontrado por um grupo de pescadores ele passa a ser criado por um gangster violento chamado Pearly Soames (Russell Crowe). Anos depois decide abandonar a gangue e começa a ser caçado por seu criminoso bando. Para sua surpresa porém é salvo no último momento por um cavalo alado, com asas angelicais. Depois por acaso, em um assalto, conhece Beverly Penn (Jessica Brown Findlay), uma linda garota ruiva que está com os dias de vida contados pois sofre de tuberculose. Esse encontro mudará a vida de Peter Lake para sempre.
Comentários:
Antes de mais nada é bom saber que é um filme de complicada definição. Tem romance mas esse não é o foco principal da trama. O roteiro explora temas religiosos como a eterna luta entre anjos e demônios, mas mesmo assim também não é um filme religioso. Tem cenas de lutas e confrontos mas não se pode considerar um filme de ação. Tem um enredo lírico, quase em tom de contos de fadas, mas não é uma fábula. No final o que acaba atraindo mesmo é a originalidade, pois dificilmente você encontrará por aí algo que seja parecido. As referências bíblica começam logo nas primeiras cenas. O personagem de Peter Lake (Colin Farrell) é abandonado nas águas para ser encontrado (uma clara alusão a Moisés). Depois ele é criado por um sujeito desprezível, um chefe mafioso que se revelará um ser sobrenatural do mal (com direito a um superior bem conhecido, nada mais, nada menos, do que o próprio Lúcifer aqui encarnado em um pouco convincente Will Smith). O texto ainda explora os limites da fé, a veracidade dos milagres e até mesmo a chamada eterna juventude proveniente de algum poder mágico ou divino que nunca fica muito claro. Por se desenvolver em um universo de realismo mágico e misticismo, o roteiro vai exigir uma certa cumplicidade do espectador. Não é aquele tipo de filme que você vai gostar assim imediatamente. Tem que ir ligando os pontos calmamente, para depois criar um mosaico maior sobre a mensagem que o diretor e roteirista quis passar adiante. Com bela direção de arte, ótima trilha sonora e momentos bem cativantes, o filme é mais recomendado para pessoas com sentimentos religiosos mais acentuados. Assim depois de tanto procurar por alguma classificação poderia dizer que se trata de um romance místico, por mais estranho que isso possa parecer. Na dúvida arrisque e não deixe de assistir.
Pablo Aluísio.
sábado, 7 de junho de 2014
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Título no Brasil: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
Título Original: The Lord of The Rings The Fellowship of the Ring
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, baseado na obra de J.R.R. Tolkien
Elenco: Elijah Wood, Ian McKellen, Orlando Bloom, Cate Blanchett, Sean Astin, Ian Holm, Christopher Lee, Viggo Mortensen
Sinopse:
Frodo Baggins (Elijah Wood) é um hobbit que fica de posse de um antigo anel que havia pertencido ao seu tio Bilbo Baggins (Ian Holm). Após mostrá-lo para Gandalf (Ian McKellen) esse o alerta de que não se trata de uma peça comum, mas sim de um poderoso artefato que dará poderes inimagináveis para quem o usar. Se cair nas mãos de Sauron será o fim da Terra Média. Filme indicado a treze prêmios da Academia. Vencedor dos Oscars de Melhor Fotografia, Maquiagem, Música e Efeitos Especiais.
Comentários:
Esse foi o primeiro filme da trilogia "The Lord of the Rings". Durante muitos anos se pensou que o livro escrito por J.R.R. Tolkien não poderia ser adaptado para o cinema. Era uma obra tão complexa e que exigia um orçamento tão imenso que nenhum estúdio estava disposto a arriscar. Coube ao mediano New Line Cinema topar o desafio. O resultado se vê em cada pequeno detalhe. Uma produção realmente maravilhosa que conseguiu fazer jus ao talento do grande escritor. O interessante é que não se trata de um filme com orçamento gigantesco. Essa primeira aventura, por exemplo, custou menos do que 100 milhões de dólares, um valor muito razoável para um filme desse porte. Palmas também para Peter Jackson que de diretor desacreditado no começo do projeto se revelou um verdadeiro mestre nesse tipo de produção. Para economizar custos e aproveitar a linda natureza local o estúdio enviou toda a equipe para a Nova Zelândia - uma ilha bem ao lado da Austrália, onde tudo foi realizado sem maiores problemas. Não há como negar que "The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring" seja um marco do cinema de fantasia. Revisto hoje em dia já não causa mais tanto impacto, mas isso se deve principalmente aos dois filmes que viriam a seguir, que se revelaram bem superiores a esse. De qualquer maneira é uma bela obra cinematográfica.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Lord of The Rings The Fellowship of the Ring
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Peter Jackson
Roteiro: Fran Walsh, baseado na obra de J.R.R. Tolkien
Elenco: Elijah Wood, Ian McKellen, Orlando Bloom, Cate Blanchett, Sean Astin, Ian Holm, Christopher Lee, Viggo Mortensen
Sinopse:
Frodo Baggins (Elijah Wood) é um hobbit que fica de posse de um antigo anel que havia pertencido ao seu tio Bilbo Baggins (Ian Holm). Após mostrá-lo para Gandalf (Ian McKellen) esse o alerta de que não se trata de uma peça comum, mas sim de um poderoso artefato que dará poderes inimagináveis para quem o usar. Se cair nas mãos de Sauron será o fim da Terra Média. Filme indicado a treze prêmios da Academia. Vencedor dos Oscars de Melhor Fotografia, Maquiagem, Música e Efeitos Especiais.
Comentários:
Esse foi o primeiro filme da trilogia "The Lord of the Rings". Durante muitos anos se pensou que o livro escrito por J.R.R. Tolkien não poderia ser adaptado para o cinema. Era uma obra tão complexa e que exigia um orçamento tão imenso que nenhum estúdio estava disposto a arriscar. Coube ao mediano New Line Cinema topar o desafio. O resultado se vê em cada pequeno detalhe. Uma produção realmente maravilhosa que conseguiu fazer jus ao talento do grande escritor. O interessante é que não se trata de um filme com orçamento gigantesco. Essa primeira aventura, por exemplo, custou menos do que 100 milhões de dólares, um valor muito razoável para um filme desse porte. Palmas também para Peter Jackson que de diretor desacreditado no começo do projeto se revelou um verdadeiro mestre nesse tipo de produção. Para economizar custos e aproveitar a linda natureza local o estúdio enviou toda a equipe para a Nova Zelândia - uma ilha bem ao lado da Austrália, onde tudo foi realizado sem maiores problemas. Não há como negar que "The Lord of the Rings - The Fellowship of the Ring" seja um marco do cinema de fantasia. Revisto hoje em dia já não causa mais tanto impacto, mas isso se deve principalmente aos dois filmes que viriam a seguir, que se revelaram bem superiores a esse. De qualquer maneira é uma bela obra cinematográfica.
Pablo Aluísio.
Vanilla Sky
Título no Brasil: Vanilla Sky
Título Original: Vanilla Sky
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Cameron Crowe
Roteiro: Alejandro Amenábar, Mateo Gil
Elenco: Tom Cruise, Penélope Cruz, Cameron Diaz
Sinopse:
David Aames (Tom Cruise) é um sujeito rico, bem sucedido, que coleciona namoradas, entre elas Sofia (Penélope Cruz) que tem um relacionamento amoroso com seu melhor amigo. Um mero detalhe para David. Seu estilo de vida mulherengo porém logo lhe trará muitos problemas. Uma ex-namorada obcecada por ele, a instável Julie (Cameron Diaz), acaba causando um terrível acidente que desfigura completamente o rosto de David. Após várias cirurgias para restaurar sua face ele começa a apresentar sintomas estranhos, com alucinações recorrentes.
Comentários:
Refilmagem do filme espanhol Abra Los Ojos de Alejandro Amenabar. O roteiro intrigante mostrava um personagem que após um acidente de carro ficava com o rosto deformado. Cruise assim passa quase o tempo todo em cena com uma estranha máscara. O enredo diferente não agradou muito aos fãs do ator que mesmo prestigiando a produção nas bilheterias não conseguiram gostar muito do resultado final. Nos bastidores Cruise se envolveu com a atriz Penelope Cruz após romper com sua esposa Nicole Kidman. Embora o filme não tenha tido a recepção que se esperava contou com um bônus mais do que especial: uma canção original de Paul McCartney composta exclusivamente para a produção. A música inclusive chegou a concorrer ao Oscar (também foi indicada na Globo de Ouro). Cruise tinha esperanças de ser indicado na categoria de Melhor Ator pela academia mas ficou a ver navios, apesar de seu trabalho ser considerado corajoso, afinal de contas não é todo dia que um ator que faz o estilo galã aceita interpretar um homem desfigurado e deformado.
Pablo Aluísio.
Título Original: Vanilla Sky
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Cameron Crowe
Roteiro: Alejandro Amenábar, Mateo Gil
Elenco: Tom Cruise, Penélope Cruz, Cameron Diaz
Sinopse:
David Aames (Tom Cruise) é um sujeito rico, bem sucedido, que coleciona namoradas, entre elas Sofia (Penélope Cruz) que tem um relacionamento amoroso com seu melhor amigo. Um mero detalhe para David. Seu estilo de vida mulherengo porém logo lhe trará muitos problemas. Uma ex-namorada obcecada por ele, a instável Julie (Cameron Diaz), acaba causando um terrível acidente que desfigura completamente o rosto de David. Após várias cirurgias para restaurar sua face ele começa a apresentar sintomas estranhos, com alucinações recorrentes.
Comentários:
Refilmagem do filme espanhol Abra Los Ojos de Alejandro Amenabar. O roteiro intrigante mostrava um personagem que após um acidente de carro ficava com o rosto deformado. Cruise assim passa quase o tempo todo em cena com uma estranha máscara. O enredo diferente não agradou muito aos fãs do ator que mesmo prestigiando a produção nas bilheterias não conseguiram gostar muito do resultado final. Nos bastidores Cruise se envolveu com a atriz Penelope Cruz após romper com sua esposa Nicole Kidman. Embora o filme não tenha tido a recepção que se esperava contou com um bônus mais do que especial: uma canção original de Paul McCartney composta exclusivamente para a produção. A música inclusive chegou a concorrer ao Oscar (também foi indicada na Globo de Ouro). Cruise tinha esperanças de ser indicado na categoria de Melhor Ator pela academia mas ficou a ver navios, apesar de seu trabalho ser considerado corajoso, afinal de contas não é todo dia que um ator que faz o estilo galã aceita interpretar um homem desfigurado e deformado.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 6 de junho de 2014
Nascido Para Matar
Título no Brasil: Nascido Para Matar
Título Original: Full Metal Jacket
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick
Elenco: Matthew Modine, R. Lee Ermey, Vincent D'Onofrio
Sinopse:
Jovens americanos se preparam para entrar em combate durante a Guerra do Vietnã. Sob ordens de um sargento linha dura, eles são submetidos a todo tipo de pressão física e mental. Apenas os fortes resistirão a esse desafio. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado. Também indicado na mesma categoria no Globo de Ouro, onde venceu na categoria Melhor Ator Coadjuvante (R. Lee Ermey). "Full Metal Jacket" foi o penúltimo filme da carreira do cineasta Stanley Kubrick.
Comentários:
Esse foi o último grande filme da carreira do genial Stanley Kubrick. Para muitos também é a melhor produção do chamado ciclo do Vietnã, uma série de filmes feitos sobre o conflito que começaram a surgir nas telas em meados dos anos 80. Não é para menos. Kubrick dividiu a trama de seu roteiro em dois atos bem claros. No primeiro acompanhamos o duro treinamento de um grupo de soldados, levando um deles à beira da insanidade completa. No segundo ato já temos os recrutas em plena guerra, tendo que enfrentar os desafios de uma batalha que nunca parecia ter fim. Em um momento crucial acabam ficando na mira de um atirador de elite das forças vietcongues. Kubrick se mostra genial em todos os momentos da película. Dono de um estilo maravilhoso no que toca ao poder de domínio sobre a narrativa, ele consegue expor a loucura do Vietnã de forma magistral. O enredo foi baseado na novela de Gustav Hasford mas, como sempre acontecia com o genial cineasta, ele usou isso apenas como ponto de partida para seu script, que se mostra extremamente atual e relevante. Em termos de elenco quem acaba se destacando mesmo é R. Lee Ermey que interpreta o sargento durão Hartman. O curioso é que Ermey era de fato um militar, o que trouxe ainda mais veracidade no que vemos na tela. Em suma, uma verdadeira obra prima cinematográfica com a assinatura do gênio Stanley Kubrick! Precisa dizer mais alguma coisa?
Pablo Aluísio.
Título Original: Full Metal Jacket
Ano de Produção: 1987
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick
Elenco: Matthew Modine, R. Lee Ermey, Vincent D'Onofrio
Sinopse:
Jovens americanos se preparam para entrar em combate durante a Guerra do Vietnã. Sob ordens de um sargento linha dura, eles são submetidos a todo tipo de pressão física e mental. Apenas os fortes resistirão a esse desafio. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado. Também indicado na mesma categoria no Globo de Ouro, onde venceu na categoria Melhor Ator Coadjuvante (R. Lee Ermey). "Full Metal Jacket" foi o penúltimo filme da carreira do cineasta Stanley Kubrick.
Comentários:
Esse foi o último grande filme da carreira do genial Stanley Kubrick. Para muitos também é a melhor produção do chamado ciclo do Vietnã, uma série de filmes feitos sobre o conflito que começaram a surgir nas telas em meados dos anos 80. Não é para menos. Kubrick dividiu a trama de seu roteiro em dois atos bem claros. No primeiro acompanhamos o duro treinamento de um grupo de soldados, levando um deles à beira da insanidade completa. No segundo ato já temos os recrutas em plena guerra, tendo que enfrentar os desafios de uma batalha que nunca parecia ter fim. Em um momento crucial acabam ficando na mira de um atirador de elite das forças vietcongues. Kubrick se mostra genial em todos os momentos da película. Dono de um estilo maravilhoso no que toca ao poder de domínio sobre a narrativa, ele consegue expor a loucura do Vietnã de forma magistral. O enredo foi baseado na novela de Gustav Hasford mas, como sempre acontecia com o genial cineasta, ele usou isso apenas como ponto de partida para seu script, que se mostra extremamente atual e relevante. Em termos de elenco quem acaba se destacando mesmo é R. Lee Ermey que interpreta o sargento durão Hartman. O curioso é que Ermey era de fato um militar, o que trouxe ainda mais veracidade no que vemos na tela. Em suma, uma verdadeira obra prima cinematográfica com a assinatura do gênio Stanley Kubrick! Precisa dizer mais alguma coisa?
Pablo Aluísio.
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