terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Jiu Ceng Yao Ta

Esse é um filme chinês de fantasia que foi recentemente lançado nos Estados Unidos com o título de "Chronicles Of The Ghostly Tribe". É a tal coisa, fica claro desde o começo que os chineses estão tentando seguir os passos dos grandes blockbusters americanos ao estilo "O Senhor dos Anéis" ou até mesmo "O Hobbit". Dito isso você já deve ter uma ideia do que encontrará. O enredo, devo dizer, não faz muito sentido. No começo do filme encontramos um grupo de arqueólogos que encontram ossos de dragão em uma caverna remota. A partir desse ponto as coisas começam a acontecer rapidamente, principalmente quando surge a lenda de uma tribo ancestral de fantasmas do passado (eu disse que a coisa toda não faz muito sentido, não foi?). Pois é. Os chineses certamente possuem os recursos para realizar uma produção bem feita, com monstros digitais e tudo o mais. Isso fica bem claro no filme. Os efeitos especiais são realmente bem feitos, não deixando nada a dever aos americanos, só que o enredo é mal desenvolvido. Esqueceram de caprichar no roteiro, isso é um fato.

Os anos vão passando (como se isso fosse fazer alguma diferença) até que os heróis da resistência (vamos chamá-los assim) encontram em uma cidade deserta um grupo de monstros que mais se parecem com os lobisomens da franquia "Um Lobisomem Americano em Londres". Essa aliás é a melhor parte de todo o filme. O roteiro tem muito papo furado e lá pela metade você quase desiste de assistir até o fim, porque tudo é mal construído em termos de lógica, mas segure firme pois o filme melhora! Quem insistir vai ver logo que o filme ganha pique em sua terça parte final e os efeitos especiais (repito, todos bem realizados), compensam o esforço. Como se trata de um filme chinês obviamente não compensa discutir sobre o diretor do filme e nem o elenco pois todos são desconhecidos do público ocidental. O que vale mesmo aqui são os monstros, como já falei. Há desde morcegos destrutivos, passando por dinossauros das profundezas e até mesmo lobisomens sanguinários. Se o seu negócio é ver monstros e mais monstros então provavelmente vai curtir. A estória? Esqueça, essa realmente não tem pé e nem cabeça. Desligue o cérebro e procure se divertir o máximo possível com os bichanos que vão surgindo cena após cena. E isso é tudo.

Jiu Ceng Yao Ta (China, 2015) Direção: Chuan Lu / Roteiro: Chuan Lu, Bobby Roth / Elenco: Mark Chao, Jin Chen, Li Feng  / Sinopse: Grupo de pesquisadores chineses encontram uma antiga caverna com ossos de monstros de um passado distante. O que eles nem desconfiam é que no lugar há uma passagem para outra dimensão. Ao cruzar o portal eles acabam libertando todos os tipos de bestas monstruosas para o nosso mundo.

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo, chinês é ruim de filme. Tanto que nos filmes do grande astro Bruce Lee, só se salvava ele com seu impressionante talento atlético, carisma e presença de cena.

    Afaste-se deste cálice.

    ResponderExcluir
  3. Eu esqueci de escrever uma coisa interessante no texto: Nesse filme tem um cover chinês do Elvis! Isso mesmo, não estou brincando... por mais inacreditável que isso possa parecer! rsrsrs

    ResponderExcluir