sábado, 3 de dezembro de 2016

Capsule

Supostamente o governo russo teria liberado uma série de documentos classificados como Top Secret após a queda do muro de Berlim. Neles havia uma informação historicamente muito interessante: no ano de 1959 uma missão espacial inglesa chamada Hermes teria sobrevoado o território soviético. A nave britânica estaria com problemas técnicos, à deriva, pedindo por ajuda aos russos ou por qualquer um na Terra que pudesse ajudar. O astronauta teria perdido o contato com sua base em Londres e, lutando pela vida, havia entrado em contato com os russos. Até hoje o governo inglês jamais reconheceu oficialmente a existência dessa missão. Se ela for historicamente verdadeira então o astronauta Guy Taylor (Edmund Kingsley) teria sido o primeiro britânico no espaço, algo extremamente importante para a história. Fato real ou invenção dos russos? O roteiro desse filme não se propõe a responder a essa pergunta e se limita a mostrar o que teria acontecido na missão. Assim que o filme começa já encontramos o astronauta em sua pequena cápsula espacial. Algo aconteceu, a espaçonave está sem rumo, perdendo oxigênio, e Taylor tenta desesperadamente se manter vivo. Com problemas de comunicação com sua base ele fica perdido, sem rumo, em órbita do planeta.

"Capsule" é uma produção inglesa que mostra os últimos momentos do astronauta. A missão Hermes ainda é uma incógnita. Apesar disso o diretor e roteirista Andrew Martin preencheu os espaços em branco para contar sua história. Um fato interessante é que praticamente noventa por cento do filme se passa dentro da pequena cápsula espacial, com apenas um ator em cena, em uma ambiente minúsculo. Para não se tornar entediante para o espectador o diretor resolveu (acertadamente) por apostar em um filme de curta duração, que conte seu enredo da forma mais eficiente possível. Nesse aspecto se saiu bem. Não é um filme entediante, como poderia se supor, pois sempre está acontecendo algo interessante. De certo modo ele segue o estilo cinematográfico de "Apolo 13", só que com menos recursos. No final o que conta mesmo é que temos aqui um bom filme que conta uma história bem curiosa.

Capsule (Capsule, Inglaterra, 2015) Direção: Andrew Martin / Roteiro: Felix Forrest, Andrew Martin / Elenco: Edmund Kingsley, Lisa Greenwood, David Wayman / Sinopse: Astronauta inglês fica à deriva no espaço após sua pequena espaçonava sofrer uma pane. Para tentar sobreviver ele acaba entrando em contato com os russos, que tentam lhe ajudar a voltar para a Terra.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir