sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Filmes da Semana - Edição V

Filmes da TV aberta: Semana (19/12 a 25/12) - Teremos uma semana bem fraca em termos de filmes da TV aberta. Vai chegando o natal e as emissoras brasileiras parecem ter optado por escolher apenas filmes de medianos para fracos. Nenhuma grande obra prima será exibida. Na segunda, em Tela Quente, teremos um drama bem mais ou menos chamado Um Momento Pode Mudar Tudo. É a estória de uma universitária que se apaixona por seu professor, ao mesmo tempo em que começa a cuidar de uma mulher com uma séria doença. Em termos gerais tudo muito na média. No elenco temos Josh Duhamel, e Marcia Gay Harden, em roteiro cansativo. Na madrugada de segunda a Globo também exibirá Red: Aposentados e Perigosos. Esse é um filme de ação que tenta ser engraçadinho, mas falha nos dois gêneros. No final tudo o que você sentirá é pena de um elenco desses (Morgan Freeman, John Malkovich e Helen Mirren) se envolver em tamanha bobagem.

Como acontece todos os anos a programação estará cheia de filmes bregas de natal. Nenhum deles muito interessante ou que venha a valer sua atenção. Alguns, como Um Natal Brilhante, que será exibido na quarta, só vale mesmo pelo elenco. Danny Devito e Matthew Broderick tentam trazer alguma graça em um roteiro bem banal, focalizando na típica família suburbana americana. Do tédio tenta-se fazer humor, mas sendo bem sincero esse é um daqueles filmes que você só consegue assistir uma vez na vida (isso se conseguir chegar até o seu final, é claro!). E por falar em família chatinha suburbana a Globo exibirá no Corujão desse mesmo dia a comédia Querida, Encolhi as Crianças. O enredo mostra um paizão que inventa uma máquina que deixa tudo em tamanho miniatura. Em um acidente seus filhos são atingidos e ficam perdidos no jardim da casa, onde enfrentam todos os tipos de perigos. Esse filme foi produzido por Steven Spielberg e tem ótimos efeitos especiais, revolucionários na época de seu lançamento. Quem estrela a produção é o comediante Rick Moranis (de Os Caça-Fantasmas).

Na quinta a Globo exibe Gonzaga: De Pai pra Filho. Muita gente já viu essa biografia do cantor e compositor nordestino Luís Gonzaga. Se por acaso ainda não viu deixo a recomendação. Embora seja uma produção nacional considero um filme até muito bem realizado. O roteiro foca na conturbada relação entre pai e filho, em um Brasil com muitas mudanças sociais e políticas. Já para as crianças fica a recomendação da animação Como Treinar o Seu Dragão, que será exibida sexta, na Sessão da Tarde. Também produzido por Steven Spielberg, essa animação foi um dos maiores sucessos de bilheteria de seu estúdio. O enredo é conhecido: a do garoto viking que tenta treinar um filhote de dragão, causando todos os tipos de problemas.

Por fim para encerrar uma semana (fraca) em termos de filmes teremos a exibição na íntegra de Jesus de Nazaré de 1977. Há muitos anos a TV Record comprou os direitos dessa produção e a exibe com certa regularidade em sua programação. As reprises sucessivas desgastaram um pouco a obra no Brasil, mas mesmo assim ainda considero um dos bons filmes já realizados sobre Jesus. A direção ficou a cargo de Franco Zeffirelli e ao contrário do que muitos pensam esse não era um filme, mas sim uma minissérie que foi exibida na década de 1970 na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil já chegou da forma como todos conhecemos, em formato de longa-metragem. No total são 380 minutos de duração, então o cinéfilo tem que ter fôlego redobrado. Além da boa direção, ainda temos um excelente elenco que conta com, entre outros, Laurence Olivier, Christopher Plummer, Ernest Borgnine, Anne Bancroft, Claudia Cardinale, Anthony Quinn, Rod Steiger, Michael York e James Mason! Isso sem esquecer do excelente Robert Powell como o protagonista. É sem dúvida um programão para o dia de sábado.

Pablo Aluísio. 

4 comentários:

  1. Pablo:

    Gonzaga de Pai Pra Filho tem o mérito que contar uma história que eu que vi toda a carreira do Gonzaguinha e parte da carreira do Gonzagão nem imaginava; há suas falhas no roteiro, mas perdoáveis em nome da emoção. Como dizia o Elvis," ser muito afinado mais sem emoção não é bom".

    Sobre Jesus de Nazaré é aquela estória. Se não conseguem fazer um filme razoável sobre o Elvis, imagina sobre o ser mais impressionante que já caminhou sobre esse mundo.

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos Jesus não tem covers... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. E o Inri Cristo você acha que é o que?

    ResponderExcluir