sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Demolição

Davis (Jake Gyllenhaal) é um sujeito comum que perde sua esposa em um acidente de trânsito. Ele trabalha para seu sogro e a morte da mulher o deixa em um estranho estado mental. Ele parece não sentir nada com a tragédia, como se estivesse em um enorme vazio existencial. Durante a vigília no hospital, esperando por notícias sobre ela, logo após o acidente, Davis fica transtornado quando uma máquina não disponibiliza um pacote de amendoins que acabou de comprar. Ele então resolve escrever para o serviço de atendimento da empresa e acaba conhecendo Karen Moreno (Naomi Watts), uma garota com problemas parecidos com os dele. Davis então escreve longas cartas à mão para ela, onde revela o que está sentindo, seus pensamentos e sentimentos. Ele começa a agir de forma estranha, até mesmo bizarra. Começa a sentir uma compulsão em desmontar e destruir coisas. Chega ao ponto de ir em casas em demolição para ajudar a destruir tudo, sem qualquer razão aparente. Pior é ter que lidar com o namorado de Karen, seu próprio patrão, e um filho, um adolescente revoltado por causa da situação da mãe. Mesmo com tudo contra, Davis segue em frente, agindo a cada dia de forma mais esquisita.

Particularmente gosto muito do trabalho do diretor canadense Jean-Marc Vallée. De sua filmografia eu destaco o elegante "A Jovem Rainha Vitória" e "Clube de Compras Dallas", um ótimo retrato da chegada da AIDS na sociedade americana. O último filme de Vallée que havia assistido, o ótimo "Livre", me deixou ainda mais interessado em sua obra. De todos esses filmes certamente "Demolição" é o mais incomum, o mais fora dos padrões. Não é apenas esquisito o enredo em torno do protagonista, mas também a proposta do filme. Seu próprio título "Demolition" tanto se refere à demolição da saúde psicológica de Davis, como também ao seu surto maníaco de destruir tudo que encontra pela frente. Um filme, em suma, bem instigante. Foge do lugar comum, o que de certa maneira acaba contando pontos ao seu favor.

Demolição (Demolition, Estados Unidos, 2015) Direção: Jean-Marc Vallée / Roteiro: Bryan Sipe / Elenco: Jake Gyllenhaal, Naomi Watts, Chris Cooper / Sinopse: O executivo Davis (Jake Gyllenhaal) sofre um surto psicológico após a morte de sua esposa. Agindo de forma estranha ele encontra algum alívio quando conhece Karen (Watts), que logo se identifica com seu modo sui generis de ver a vida. Filme indicado aos prêmios da Rotterdam International Film Festival e do SXSW Film Festival.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Eu gosto de filmes que fazem você se sentir como se estivesse ao lado do caráter, é curioso que em demolição, Jake Gyllenhaal faz você se sentir o que ele sente quando ele é incapaz de sentir qualquer coisa. Jean-Marc Vallée definitivamente faz um excelente direção de trabalho. Demolição elenco faz um bom trabalho, eu acho que, no final, eu acho que tem um ritmo bastante lento, no entanto, o filme inteiro vale a pena a história, elenco e direção.

    ResponderExcluir