sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Filmes da Semana - Edição VI

Quem diria, até que teremos uma semana interessante na TV aberta. Recentemente li uma matéria dizendo que os canais de TV aberta estão com a audiência em auge por causa da crise. Muitos cancelaram suas assinaturas de TV paga por isso. As emissoras tradicionais agradecem. Assim, sem perder muito tempo, vamos ver o que vale a pena conferir em termos de filmes nessa semana que começa. Na segunda a Rede Globo exibe três filmes interessantes. Na Sessão da Tarde será exibido "Eragon". A produção não foi bem recebida nem por parte da crítica e nem do público, mas para uma preguiçosa sessão vespertina em casa até que está de bom tamanho. Pior vem à noite, em Tela Quente, com o fraco "João e Maria: Caçadores de Bruxas". Os produtores pegaram um doce e inocente conto de fadas e tentaram transformar em uma versão de Matrix. Não deu muito certo. A segunda porém se encerra com um bom filme em Corujão. "Guerreiro" traz uma das melhores e mais viscerais atuações de Tom Hardy. Vale a pena.

Na terça teremos o melhor filme da semana sendo exibido no Corujão, mas antes, na Sessão da Tarde, as crianças poderão se divertir com o doce e terno "A Menina e o Porquinho". Esse filme australiano foi produzido, quem diria, pelo diretor do insano Mad Max! Pois é, George Miller sempre foi um sujeito eclético. Indico para as crianças mais pequenas, em torno de seis anos de idade. Elas vão adorar. Já para os cinéfilos a presença de uma ainda criança Dakota Fanning completa o quadro. Na madrugada a Globo exibe "A Tempestade" baseado na obra de Shakespeare. O roteiro foi baseado em um dos momentos mais inspirados do autor. No elenco você poderá conferir o talento da grande atriz Helen Mirren. Esse é, como salientei, o melhor filme da semana. Para não perder.

Na quarta nada de muito interessante a não ser a exibição no Corujão de "No Rastro da Bala". Como cinema a produção não passa de um bom filme de ação. O interesse porém responde pelo nome de Paul Walker. Se você é fã do falecido ator e ainda não viu fica a dica. Assisti o filme sem muitas pretensões e admito que gostei. Claro que a morte de Walker o elevou a outro patamar dentro do cinema, algo muito acima do que ele foi em vida, mas apesar disso é sem dúvida uma fita honesta e bem produzida. O astro já demonstrava ter uma preocupação em sair do lugar comum.

Na quinta temos enfim os dois últimos filmes que valem a pena na semana. Curiosamente ambos tentaram trazer de volta ao sucesso dois ícones dos anos 80. O primeiro deles foi Steven Spielberg que produziu esse divertido "Super 8". É praticamente uma homenagem aos filmes que ele próprio dirigiu naquela década, com todos os elementos presentes. O grupo de garotos, a pequena cidade do interior e, é claro, acontecimentos fantásticos acontecendo. Lembrou de ET? Pois é, foi algo proposital. Já Sharon Stone não se saiu tão bem tentando reviver glórias passadas. Esse "Instinto Selvagem 2" que será exibido no Corujão, foi um fracasso de público e crítica. Eu considero, sem favor algum, o primeiro filme um clássico moderno do cinema. Esse segundo porém é um desastre. Um caça-níquel simplesmente vergonhoso.

Pablo Aluísio.

Um comentário: