sábado, 3 de dezembro de 2016

O Desaparecimento de Garcia Lorca

Título no Brasil: O Desaparecimento de Garcia Lorca
Título Original: The Disappearance of Garcia Lorca
Ano de Produção: 1996
País: Estados Unidos, França, Espanha
Estúdio: Canal+
Direção: Marcos Zurinaga
Roteiro: Marcos Zurinaga
Elenco: Andy Garcia, Esai Morales, Naim Thomas
  
Sinopse:
Um Jornalista investigativo europeu começa a seguir os passos e rastros deixados pelo poeta e ativista político Garcia Lorca, que desapareceu nos primeiros momentos da sangrenta guerra civil espanhola, ocorrida na década de 1930. O que de fato teria acontecido com ele? Estaria vivo ou morto? Foi mais uma vítima da repressão política? Filme indicado ao Goya Awards e ao ALMA Awards.

Comentários:
Com história baseada em fatos reais o roteiro foi escrito a partir do livro de Ian Gibson. Ao longo de todos esses anos podemos dizer que o ator Andy Garcia sempre procurou atuar em bons filmes, com roteiros que no mínimo fossem interessantes. Aqui temos mais um exemplo. O filme se foca na figura do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca. Grande pensador e ativista político ele desapareceu por volta de 1936, sem deixar qualquer pista de seu paradeiro. Quem interpreta o escritor é o próprio Andy Garcia, em excelente atuação. Quase que esse papel foi parar nas mãos de outro ator latino bem conhecido, Antonio Banderas. Ele se envolveu com a produção e até mesmo ajudou a levantar financiamento para a produção, mas na última hora precisou deixar o projeto, por já ter assinado a realização de outro filme, com outro estúdio. Assim recomendou Garcia para interpretar o protagonista, algo que se revelou acertado. Como era de esperar, em um roteiro fragmentado como esse, ele vai surgindo dentro do enredo em diversos flashbacks que vão contando o passado do autor. A direção ficou a cargo do diretor e produtor porto-riquenho Marcos Zurinaga, nesse que é até hoje seu filme mais conhecido internacionalmente. É um bom filme, que resgata uma passagem triste e violenta da vida desse grande pensador Garcia Lorca.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  3. Por causa destes petistas bandidos que acabaram com o Brasil com sua canalhices, hoje todo filme que tem história de alguém da esquerda me causa certa repulsa.

    ResponderExcluir
  4. Eu li Cem Anos de Solidão, praticamente um manifesto da esquerda na américa latina e, entretanto, até o Gabriel Garcia Marques mudou de ideologia nos últimos anos, então eu não devo estar tão errado.

    ResponderExcluir
  5. A esquerda latino americana é uma canalhice só. Um bando de crápulas que usam a ideologia socialista para subir ao poder e uma vez lá roubar as riquezas do povo, do Estado.

    ResponderExcluir