segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Newton Boys

Título no Brasil: Newton Boys - Irmãos Fora-da-Lei
Título Original: The Newton Boys
Ano de Produção: 1998
País: Estados Unidos
Estúdio: Twentieth Century Fox
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Elenco: Matthew McConaughey, Ethan Hawke, Vincent D'Onofrio, Julianna Margulies
  
Sinopse:
Quatro irmãos da família Newton, tradicional fazendeira do interior, resolvem procurar por outro caminho na vida. O campo já não traz mais o pão de cada dia e eles estão prestes a perder a propriedade rural para um banco. Assim eles decidem formar uma quadrilha de roubo a bancos. Em pouco tempo os Newton Boys, como passam a ser chamados pela imprensa, começam a causar pânico por onde passam, até decidirem promover o maior roubo de banco da história dos Estados Unidos. Algo que custará caro para todos eles.

Comentários:
Sempre vi esse filme como uma tentativa tardia de revitalizar os antigos filmes de gangsters, como aqueles clássicos produzidos na década de 1940. Filmes que foram extremamente populares em sua época. A receita do roteiro escrito pelo diretor Richard Linklater é bem simples de entender. Ele apenas adaptou o livro original de Claude Stanush para uma roupagem mais moderna, escalando atores jovens e galãs para os personagens principais. Ganhou em estética, mas ao mesmo tempo perdeu em veracidade histórica (já que os verdadeiros gangsters não se pareciam com modelos como esses que vemos nesse filme!). Assim o estúdio escalou Matthew McConaughey para ser o protagonista, uma vez que ele estava sendo bastante cotado para se tornar o astro do amanhã, já que sua popularidade aumentava a cada dia. Ethan Hawke, que tinha mais bagagem no quesito atuação, também foi contratado para contrabalancear de certa maneira a inexperiência de Matthew. Um dos aspectos curiosos ao se rever essa produção é constatar que a atriz Julianna Margulies está no elenco. Ela, que iria se tornar no futuro a estrela de uma série de grande sucesso nos Estados Unidos chamada "The Good Wife", aqui surge bem jovem, com maquiagem pesada e exagerada - típica das mulheres dos anos 40. No mais é aquilo de sempre: muitos crimes e tiroteios com as famosas metralhadoras conhecidas como "Tommy Gun", a preferida dos criminosos e gangsters daqueles tempos em que Al Capone reinava em Chicago.  

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.8

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  3. O curioso é que justo neste filme a critica apontava o Matthew McConaughey como o novo Paul Newman. Bom, ele se tornou um grande ator, ganhou um Oscar por Clube de Compras Dallas, faz uma participação pequena mas impressionante em O Lobo de Wall Street, mas não confirmou ser o que prometia como grande astro de Hollywood, ainda mais se a baliza de ser um grande astro for o Paul Newman; a despeito da grande beleza, talento e presença de cena, por algum destes motivos insondáveis, ficou no meio do caminho, pelo menos até aqui já que ainda é relativamente jovem.

    ResponderExcluir
  4. Essas comparações da crítica americana do tipo "O novo James Dean", "O novo Marlon Brando" e o "Novo Paul Newman" sempre se revelaram grandes bobagens... No fundo é um clichê de jornalista. O Matthew já chegou ao ápice de sua carreira, que é muito boa, com alguns filmes realmente excelentes - diga-se de passagem.

    ResponderExcluir
  5. Essas comparações da crítica americana do tipo "O novo James Dean", "O novo Marlon Brando" e o "Novo Paul Newman" sempre se revelaram grandes bobagens... No fundo é um clichê de jornalista. O Matthew já chegou ao ápice de sua carreira, que é muito boa, com alguns filmes realmente excelentes - diga-se de passagem.

    ResponderExcluir