sábado, 22 de maio de 2021

Estados Unidos vs. Billie Holiday

Billie Holiday é considerada uma das maiores cantoras de jazz da história dos Estados Unidos. Nascida pobre e negra, filha de uma prostituta, abandonada ainda na infância, ela foi salva por seu grande talento musical. Esse filme não explora toda a sua biografia, desde sua surgimento, mas foca em um momento bem relevante da vida da cantora. Isso aconteceu quando ela decidiu cantar em seu repertório de shows uma música chamada "Stranger Fruit".

E qual era o próblema dessa triste canção? Sua letra era inspirada em um enforcamento de um homem negro numa árvore em uma fazenda do sul dos Estados Unidos. O FBI imediatamente começou a perseguir a artista pois considerava essa música subversiva e perigosa diante dos graves problemas raciais que existiam no sul. Mesmo com agentes lhe cercando, Billie Holiday não se intimidou. Ela tinha uma personalidade forte, do tipo que encarava face a face os federais. Sem ter outra opção o FBI acabou armando uma armadilha contra a cantora.

Billie Holiday tinha problemas com drogas. Era viciada em heroína. Então o FBI sabia muito bem atingir seu ponto fraco. O roteiro desse filme se concentra basicamente nessa luta da artista contra o governo dos Estados Unidos, que parecia disposto a tudo para levar ela para a prisão. Excelente filme, mostrando como o aparato federal pode ser usado, de forma ilegal, contra artistas mais "indesejáveis" pelo sistema. Uma aula de história sobre o desvirtuamento das instituições estatais em prol de sentimentos inconfessáveis de seus gestores.

Estados Unidos vs. Billie Holiday (The United States vs. Billie Holiday, Estados Unidos, 2021) Direção: Lee Daniels / Roteiro: Suzan-Lori Parks, Johann Hari / Elenco: Andra Day, Trevante Rhodes, Garrett Hedlund / Sinopse: O filme conta a história real da perseguição promovida pelo FBI contra a cantora de jazz Billie Holiday durante as décadas de 1940 e 1950. Considerada subversiva e perigosa ela passou a ser alvo de agentes federais da agência. Filme indicado ao Oscar na categoria de melhor atriz (Andra Day).  

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Rogai por Nós

Um jornalista freelancer (com fama de picareta), em busca de uma boa história sensacionalista para vender, vai parar numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos. A sobrinha de um padre local afirma estar vendo aparições da Virgem Maria. Logo a notícia se espalha e pessoas começam a chegar na região em busca de milagres. A suposta aparição Mariana estaria acontecendo próximo a um velho tronco de árvore, há muito abandonado. Aquela árvore havia sido usada no passado para queimar viva uma bruxa, no século XVII. Seria aquelas manifestações paranormais fruto da aparição de Maria ou teria natureza puramente satânica?

Esse novo filme de terror é uma decepção. Perceba que a premissa da história é até muito boa, interessante. Entretanto os roteiristas estragaram tudo. Seu grande erro foi apresentar um roteiro que subestima a inteligência do espectador. Tudo é tão explicadinho que fica parecendo que os roteiristas tinham certeza que o público que veria o filme não seria dos mais inteligentes. Além disso o filme opta por ser apenas mais um filminho de monstro. Poderia ter trabalhado muito bem a questão do mistério das aparições, ter feito inclusive um excelente filme de suspense em cima disso. Porém optaram mesmo pelo velho esquema de apresentar um monstrengo de efeitos digitais. Que pena, desperdiçaram uma boa história, transformando esse "Rogai por Nós" em uma grande bobagem. Vade retro...

Rogai por Nós (The Unholy, Estados Unidos, 2021) Direção:  Evan Spiliotopoulos / Roteiro: Evan Spiliotopoulos, James Herbert / Elenco: Jeffrey Dean Morgan, Cricket Brown, William Sadler, Marina Mazepa / Sinopse: Jornalista picareta, em busca de alguma notícia sensacionalista, acaba indo parar numa cidadezinha onde uma jovem afirma ver aparições de Nossa Senhora. Mas será que seria mesmo Maria ou algo demoníaco?

Pablo Aluísio.

Além da Vida

A vida da jovem professora Anna Taylor (Christina Ricci) não vai muito bem. Após uma briga com o noivo em um jantar que deveria ser romântico, ela sai com seu carro e acaba sofrendo um sério acidente na estrada. Quando recobre a consciência está na mesa da casa funerária. Ela não entende muito bem o que está acontecendo. O dono da funerária, um homem chamado Eliot Deacon (Liam Neeson), lhe explica que ela morreu. Está morta e ainda agarrada à vida. E quem tem o dom de falar com os mortos. Claro que ela não aceita essa explicação. Fica revoltada, tenta sair do necrotério de todas as formas. Afinal estaria aquele homem a enganando, a prendendo na casa funerária ou ela estaria realmente morta?

Essa é a grande questão que amarra todas as situações desse roteiro que achei muito bem elaborado e escrito. E certamente não vá esperando por respostas óbvias e fáceis. O roteiro ora tenta convencer o espectador que o personagem de Liam Neeson é um sádico que está prendendo aquela jovem que ainda viva foi enviada por engano para a morgue, ora faz transparecer que não, que ela realmente morreu e que aquele fino senhor de fato consegue conversar com os falecidos. Particularmente achei ótima essa dualidade. É um roteiro inteligente, como há muitos anos não havia visto em um filme. Eficaz em suas premissas, com ótimo desenvolvimento de sua estranha história, esse "Além da Vida" surpreende e traz elementos novos a um cinema atual que parece sofrer de crônica falta de originalidade.

Além da Vida (After.Life, Estados Unidos, 2009) Direção: Agnieszka Wojtowicz-Vosloo / Roteiro: Agnieszka Wojtowicz-Vosloo, Paul Vosloo / Elenco: Christina Ricci, Liam Neeson, Justin Long, Chandler Canterbury / Sinopse: Jovem professora sofre sério acidente e vai parar em uma casa funerária. Ela não entende o que está acontecendo. O dono da funerária então lhe informa que ela morreu e que ele consegue falar com os mortos. Ela não acredita e tenta fugir daquele lugar sombrio. Qual afinal seria a verdade naquela funesta situação?

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Jesus de Nazaré

Franco Zeffirelli nunca foi um diretor de moderação. Ao contrário disso ele sempre foi um cineasta que ia ao limite. Assim quando foi contratado para dirigir uma versão da história de Jesus Cristo para as telas, não quis saber de economias. Ele queria mesmo, como afirmou em entrevistas na época, dirigir o filme definitivo sobre a história de Jesus. Para tanto contou com um orçamento milionário, uma produção envolvendo produtores britânicos e italianos e um elenco numeroso e fenomenal, com vários astros do cinema em papéis coadjuvantes. Muito dinheiro foi investido e o primeiro corte do diretor resultou em um filme com mais de quatro horas de duração. Inviável lançar algo tão longo nos cinemas da época.

Diante disso o estúdio decidiu fazer duas versões do filme. Uma editada com pouco mais de 2 horas de duração para o cinema e uma versão bem longa que seria exibida na TV em formato de minissérie. Franco Zeffirelli não gostou muito, entretanto ele não tinha mais controle sobre sua própria criação. O resultado é um filme muito bom, com ótimas cenas e uma fidelidade tão grande com a imagem do Jesus das pinturas e quadros da renascença que o ator escolhido para viver Jesus era uma réplica fiel daquele Jesus mais conhecido, com olhos azuis e nariz alongado, algo que é discutido por historiadores de maneira em geral. De qualquer forma essa é uma questão secundária, pois "Jesus de Nazaré" segue sendo um dos filmes mais amados por cristãos de todo o mundo. Sinal de que o trabalho foi realmente extremamente bem feito.

Jesus de Nazaré (Jesus of Nazareth, Inglaterra, Itália, 1977) Direção: Franco Zeffirelli / Roteiro: Franco Zeffirelli, Anthony Burgess, Suso Cecchi D'Amico, baseados nos evangelhos do novo testamento / Elenco: Robert Powell, Olivia Hussey, Laurence Olivier, Ernest Borgnine, Claudia Cardinale, James Earl Jones, James Mason, Donald Pleasence, Christopher Plummer, Anthony Quinn, Rod Steiger, Peter Ustinov, Michael York / Sinopse: O filme conta a história de Jesus, judeu nascido na Galiléia que passou a difundir uma mensagem de paz e amor entre os homens durante o século I.

Pablo Aluísio.

Competição de Destinos

Essa dica de filme vai para quem é fã do ator (e cantor country nas horas vagas) Kevin Costner. Esse filme, do comecinho de sua carreira, foi bem pouco conhecido, mesmo nos anos 80. Não chegou a ser lançado nos cinemas brasileiros, mas ganhou certa notoriedade no mercado de vídeos VHS, justamente por causa da sequência de sucessos cinematográficos que Costner desfrutou naquela década. De repente ele se tornara um astro em Hollywood e qualquer filme que contasse com seu nome no elenco despertava a atenção e o interesse dos cinéfilos (inclusive dos "ratos de locadoras").

O filme conta a história de dois irmãos que vão participar de uma competição de corrida de bicicletas nas montanhas rochosas. O encontro deles ganha uma importância toda especial porque um dos irmãos descobriu que está com aneurisma cerebral, então tudo passa a ter um sentimento especial envolvido. É um bom filme, mas para falar a verdade não há nada de muito relevante em termos cinematográficos. Curiosamente essa produção iria marcar uma amizade no mundo real entre o ator kevin Costner e o diretor John Badham. Eles até planejaram na época a realização de uma série de filmes policias para o cinema que infelizmente nunca saíram do papel.

Competição de Destinos (American Flyers, Estados Unidos, 1985) Direção: John Badham / Roteiro: Steve Tesich / Elenco: Kevin Costner, David Marshall Grant, Rae Dawn Chong / Sinopse: Dois irmãos partem para uma competição de bicicletas nas montanhas. Esse encontro ganha contornos especiais pois pode ser a última competição deles, pois um dos irmãos está com sinais de aneurisma cerebral.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

O Espião Inglês

Filme baseado em fatos históricos reais. A história se passa na década de 1960. Um Coronel russo decide enviar documentos da alta cúpula da União Soviética para o Ocidente. Ele não confia no líder soviético Nikita Khrushchov pois o considera um sujeito perigoso, sem bom senso e impulsivo. Claro que isso interessava e muito tanto para a CIA como para o serviço secreto inglês. Só que eles decidem não enviar um espião profissional, mas sim utilizar um simples vendedor, um homem comum chamado Greville Wynne (Benedict Cumberbatch). Ele já estava acostumado a viajar para o leste europeu para fechar negócios e sua presença na URSS não seria visto com desconfiança pela KGB.

Acontece que mal sabiam todos os envolvidos que a União Soviética estava com planos de instalar mísseis na ilha de Cuba. Armamento nuclear apontando para as principais cidades americanas, o que iria dar origem a uma crise internacional sem precedentes. "O Espião Inglês" é um filme sobre espionagem, agentes secretos e tudo o mais. Só não vá esperar algo como os filmes de James Bond. Como foi baseado na história real, tudo é mais realista. Nao há perseguições mirabolantes e nem carros explodindo pelos ares. O mundo da espionagem real é bem mais sutil, cheio de pequenos detalhes. Pode-se dizer inclusive que o filme tem um ritmo bem lento. Só na fantasia o mundo da espionagem internacional é cheia de ação e aventuras. No mundo real a coisa é bem mais sutil, como bem podemos perceber nesse filme.

O Espião Inglês (The Courier, Estados Unidos, Inglaterra, 2020) Direção: Dominic Cooke / Roteiro: Tom O'Connor / Elenco: Benedict Cumberbatch, Merab Ninidze, Rachel Brosnahan, Vladimir Chuprikov / Sinopse: O filme conta a história real de um simples vendedor inglês que passa a viajar até Moscou para receber documentos secretos da União Soviética enviados por um Coronel russo. Filme indicado ao British Independent Film Awards na categoria de melhor ator coadjuvante (Merab Ninidze).

Pablo Aluísio.

É Difícil Dizer Adeus

Título no Brasil: É Difícil Dizer Adeus
Título Original: Every Time We Say Goodbye
Ano de Produção: 1986
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Moshé Mizrahi
Roteiro: Moshé Mizrahi
Elenco: Tom Hanks, Cristina Marsillach, Benedict Taylor, Anat Atzmon, Gila Almagor, Moni Moshonov

Sinopse:
Um piloto norte-americano, de formação protestante, durante a Segunda Guerra Mundial, conhece uma jovem garota judia e se apaixona por ela enquanto está servindo as forças armadas dos Estados Unidos em Jerusalém. Embora suas origens fossem diversas, eles acabam lutando por esse amor, apesar das adversidades.

Comentários:
O filme é uma tentativa de reviver aqueles antigos filmes das décadas de 1940, 1950, onde havia um pano de fundo da guerra e um amor inesquecível entre os dois protagonistas, aqui lutando por um romance que parece fadado a terminar. Entretanto esse casal apaixonado não se rende, fazendo de tudo para continuarem juntos. Será que nesse filme dos anos 80 essa antiga fórmula de fazer cinema ainda funcionou? Olha, o filme é bom, mas há sim uma certa superficialidade envolvida na trama que nem é tão especial como se pensa. Quem for atrás de cenas de ação da guerra, melhor esquecer. A guerra, como já escrevi, é mero pano de fundo. Essa história, apesar de se passar em um período histórico de guerra mundial, se concentra mais na paixão, no amor dos personagens. No fundo é apenas um filme romântico, uma remodelagem de mais uma produção ao estilo Love Story. Se for isso que você estiver buscando, então aproveite bem o filme. Vai ser no mínimo interessante.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 18 de maio de 2021

A Morte Pede Carona

Outro filme de Rutger Hauer que merece menção é esse thriller de suspense e ação chamado "A Morte Pede Carona". E aqui o roteiro mostra como uma história simples pode resultar em um bom filme. A história começa quando o jovem Jim Halsey (C. Thomas Howell) viaja por uma estrada secundária. É noite de chuva intensa e ele avista um homem andando a pé, pedindo carona. Seu sentimento de solidariedade fala mais alto e ele decide ajudar aquele andarilho. Péssima ideia, o sujeito logo se revela um psicopata perigoso, que não pensa duas vezes antes de atacar a pessoa que afinal lhe ajudou, dando carona.

Esse roteiro era tão bom que chegou a interessar até mesmo ao diretor Steven Spielberg que só não dirigiu o filme por não ter espaço livre em sua agenda. Melhor assim, pois tudo acabou resultando em um excelente filme sob direção de Robert Harmon. Ele soube muito bem explorar as nuances do suspense, colocando em evidência o modo suave e gentil do assassino, em momentos em que ele estaria prestes a revelar sua verdadeira natureza. E os dois atores em cena, Rutger Hauer e C. Thomas Howell (de "ET" e "Admiradora Secreta") contribuiu bastante para o ótimo resultado final. Houve um remake recente desse filme, mas esqueça essa nova versão. Não vela a pena. Fique mesmo com o original dos anos 80. Esse sim é um ótimo road movie.

A Morte Pede Carona (The Hitcher, Estados Unidos, 1986) Direção: Robert Harmon / Roteiro: Eric Red / Elenco: Rutger Hauer, C. Thomas Howell, Jennifer Jason / Sinopse: Jovem viajante dá carona a um estranho numa noite de chuva e acaba se arrependendo amargamente de sua decisão. Ele esqueceu do velho conselho de não dar caronas a estranhos.

Pablo Aluísio.

Procurado Vivo ou Morto

O holandês Rutger Hauer teve sua dose de fama em Hollywood. Nos anos 80 ele esteve em filmes de sucesso, alguns cult movies como "Blade Runner" e outros de menor expressão. Chegou até mesmo a estrelar seus próprios filmes de ação como esse hoje pouco lembrado "Procurado Vivo ou Morto". É um filme de ação típico da década de 80, diria que poderia até mesmo ser estrelado por um herói de ação como Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger.  Ou quem sabe, até mesmo Chuck Norris. A fórmula era relativamente simples. Os roteiros criavam uma base de enredo para justificar cenas e mais cenas de trocas de tiros com armas pesadas, carros voando em explosões e pancadaria da pesada. Nada muito além disso.

Nesse filme o ator interpreta um ex-agente da CIA chamado Nick Randall. Ele foi literalmente expulso da agência porque sempre usou da truculência sem limites. Agora vive como caçador de recompensas. E para fazer um serviço sujo é contactado justamente pela própria CIA. Ele tem que ir atrás de um terrorista internacional e se possível mandar ele para uma cova rasa no meio da floresta. Um caso de execução sumária, sem pistas, sem provas. E pronto, o roteiro arma todas as situações para muitas cenas de ação e pancadaria. E olha que o Rutger Hauer não se saiu mal, de jeito nenhum. Tinha jeito para a coisa. Entretanto sua veia artística era mais voltada para os dramas, para onde ele retornou após um tempo, voltando para a Europa, se tornando um ator prestigiado.

Procurado Vivo ou Morto (Wanted: Dead or Alive, Estados Unidos, 1986) Direção: Gary Sherman / Roteiro: Michael Patrick Goodman, Brian Taggert / Elenco: Rutger Hauer, Gene Simmons, Robert Guillaume / Sinopse: Caçador de recompensas, sujeito conhecido por sua violência, ex-agente da CIA, é procurado pela agência de inteligência do governo americano para fazer um serviço sujo, por baixo da lei. Sua meta passa a ser caçar um terrorista internacional.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Fuga de Pretória

O regime racista do Apartheid na África do Sul foi um dos maiores absurdos da sociedade mundial nos últimos anos. Negros e brancos eram segregados pela própria lei. Uma atrocidade. Esse filme conta a história real do ativista Tim Jenkin (Daniel Radcliffe). Ao lado de um colega do movimento antirracista ele espalhou panfletos com textos contra o regime. Acabou sendo preso e pegou uma pena duríssima, de 12 anos de prisão. Completa injustiça. Acabou sendo enviado para a prisão federal de Pretória onde passou a cumprir pena como preso político. Entretanto jamais se conformou com o que sofreu.

Assim que chegou em Pretória começou a pensar numa maneira de fugir dali. Porém sem violência, apenas usando da sua inteligência. Logo percebeu que aquela era uma velha prisão, sem muitos mecanismos de segurança. A solução de seus problemas era relativamente simples, fazer cópias das chaves dos carcereiros. Como não tinha metal, pensou em produzir chaves de madeira dentro das celas, uma vez que tinha acesso a materiais da oficina da prisão. E assim começou a elaborar seu plano de fuga. Gostei desse filme, pois geralmente filmes com essa temática costumam ser bons. "Fuga de Pretória" certamente não decepcionará aos admiradores desse estilo de cinema.

Fuga de Pretória (Escape from Pretoria, Austrália, África do Sul, Inglaterra, Estados Unidos, 2020) Direção: Francis Annan / Roteiro: Francis Annan, L.H. Adams / Elenco: Daniel Radcliffe, Daniel Webber, Ian Hart, Mark Leonard Winter / Sinopse: O filme conta a história real do ativista Tim Jenkin (Daniel Radcliffe) e seus companheiros de prisão que planejaram uma fuga ousada e inteligente da prisão federal de Pretória, na África do Sul, durante o regime racista do Apartheid.

Pablo Aluísio.