sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Transformers - A Vingança dos Derrotados

Título no Brasil: Transformers - A Vingança dos Derrotados
Título Original: Transformers - Revenge of the Fallen
Ano de Produção: 2009
País: Estados Unidos
Estúdio: DreamWorks, Paramount Pictures
Direção: Michael Bay
Roteiro: Ehren Kruger, Roberto Orci
Elenco: Shia LaBeouf, Megan Fox, Josh Duhamel, Tyrese Gibson, John Turturro, Ramon Rodriguez

Sinopse:
Sam Witwicky (Shia LaBeouf) deixa os Autobots para trás para tenter levar uma vida normal. Mas quando sua mente fica cheia de símbolos enigmáticos, os Decepticons o atacam e ele é arrastado de volta à guerra dos Transformers. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Mixagem de Som.

Comentários:
Também conhecido como Transformers 2, esse filme colecionou uma série de absurdos que só poderiam acontecer mesmo dentro da indústria americana de cinema. Primeiro de tudo foi o orçamento. O diretor Michael Bay pediu 200 milhões de dólares para rodar esse segundo filme! Isso mesmo, 200 milhões! E os estúdios deram essa grana toda para ele! Como se isso já não fosse louco o bastante, quando o filme começou a ser rodado ele não tinha o roteiro pronto. A produção foi realizada bem no meio da grande greve de roteiristas. Isso comprometeu demais o resultado final. O próprio diretor pediu desculpas e admitiu que o roteiro havia sido escrito às pressas, enquanto as filmagens avançavam. Ele mesmo foi criando as cenas, meio ao acaso, bem no improviso. Por isso não estranhe se a trama tiver mais furos que um queijo suíço. E não para por ai. A atriz Megan Fox brigou feio com Michael Bay e eles deixaram de se falar nas filmagens. E o mais absurdo de tudo aconteceu depois, quando o filme finalmente chegou nas telas de cinema do mundo todo. Mesmo com todo o caos, Transformers 2 virou um mega sucesso de bilheteria, recuperando rapidamente seu investimento no mercado interno e faturando mais de 800 milhões de dólares pelo mundo afora! Nada mal para um filme que nem roteiro tinha...

Pablo Aluísio.

Sobrou pra Você

Título no Brasil: Sobrou pra Você
Título Original: The Next Best Thing
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: John Schlesinger
Roteiro: Tom Ropelewski
Elenco: Madonna, Rupert Everett, Benjamin Bratt, Illeana Douglas, Michael Vartan, Josef Sommer

Sinopse:
Abbie Reynolds (Madonna), cansada de relacionamentos fracassados, tem uma noite de amor com seu amigo gay, o simpático Robert Whittaker (Rupert Everett). E desse encontro casual surge um problema. Ela descobre que está grávida! E agora, como ela irá seguir em frente com esse relacionamento?

Comentários:
Madonna convence como atriz? Será que vale a pena ainda hoje ir atrás de um filme com a cantora em que ela apenas atua? Olha, na minha opinião Madonna não é uma grande atriz. Passa longe disso, mas convence, ou melhor dizendo, engana bem nessa função. Acontece que goste-se dela ou não, o fato é que Madonna tem muito carisma. E ela se aproveita disso em seus filmes ditos convencionais, onde ela não canta e nem se utiliza de seus talentos musicais. E esse filme também pode ser visto como um presente da cantora para seu público gay que é enorme. Madonna sabe muito bem disso e decidiu que iria fazer um filme para eles. Um projeto bem pessoal de agradecimento da artista para seus admiradores do grupo LGBT. Aqui ela teve a sorte de lidar com um roteiro bem interessante, que enfoca a questão dos gays de uma maneira mais leve. Algumas mulheres possuem esse aspecto de se apaixonarem por gays. Não é algo incomum. Algumas até se casam com eles. Nesse filme esse tipo de questão não é discutida muito a fundo. Na realidade o filme está mais para uma comédia romântica onde o casal é mais fora do comum, uma mulher e um homossexual. Será que algo assim poderia dar certo? Assista ao filme e descubra seu final.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Os Assassinatos de Amityville

Você já deve ter assistido muitos filmes da franquia cinematográfica Amityville. É uma das mais longas séries de filmes de terror da história. Virou uma espécie de marca registrada. Pois bem, eu também já vi muitos filmes dessa linha, mas esse foi o primeiro que assisti que enfoca na origem de tudo. E tudo começou por causa de um crime terrível. Em novembro de 1974 um rapaz de 23 anos de idade subiu as escadas de sua casa e matou a sangue frio, com um rifle, seus pais, suas duas irmãs adolescente e seus dois irmãos caçulas, na época eles eram apenas garotos. Um crime horroroso que abalou os Estados Unidos e o mundo.

O assassino era Butch DeFeo. Barbudo, viciado em drogas, ele começou a ouvir vozes que diziam que deveria matar toda a sua família. Quando foi preso afirmou que matou por ordem de um demônio. Nos diversos filmes sobre Amityville os roteiros exploravam o fato da casa ser mal-assombrada, algo relatado principalmente pelas famílias que foram morar lá depois do massacre envolvendo o que aconteceu com a família original.

Esse filme aqui não vai por esse caminho. Ele explora justamente os acontecimentos que ocorreram e levaram à morte todas aquelas pessoas. Por isso achei um dos mais interessantes. Não sabia, por exemplo, que o pai DeFeo era um sujeito violento, abusivo, que provavelmente tinha ligações também com criminosos. E o Jovem Ronald DeFeo ganha maiores contornos. Ele provavelmente teve uma crise psicótica por abusar de drogas. Afinal drogas são catalizadoras de doenças mentais. Como ele vivia drogado, não é de se admirar que tenha cometido um crime tão bárbaro.

Só tem um probleminha nesse roteiro. Ele, muitas vezes, abraça a teoria sobrenatural, que havia mesmo um demônio agindo sobre o assassino. Bem, isso é algo impossível de confirmar. Foi apenas o alegado pelo Butch após matar seus familiares. Assim o filme deixa um pouco de lado o retrato real daquelas pessoas para abraçar mais um linha de filmes de terror. Penso que se tivesse tomado outro caminho, abraçando mais o realismo (como sugerem as fotos reais das vítimas na última cena) a coisa teria ficado muito mais relevante. Porém, provavelmente por motivos comerciais, o roteiro abraçou mesmo o sobrenatural. Mesmo assim o filme não se estraga por esse detalhe. Ele vale muito a pena, principalmente para quem curte filmes de terror com o selo Amityville.

Os Assassinatos de Amityville (The Amityville Murders, Estados Unidos, 2018) Direção: Daniel Farrands / Roteiro: Daniel Farrands / Elenco: John Robinson, Chelsea Ricketts, Paul Ben-Victor, Diane Franklin / Sinopse: O filme recria o brutal crime ocorrido em Amityville, interior do Estado de Nova Iorque, quando um jovem com problemas ligados a drogas, matou toda a sua família com um rifle. O caso daria origem a uma série de histórias de terror envolvendo a casa onde tudo aconteceu. Baseado em fatos reais.

Pablo Aluísio.

Percy Jackson e o Mar de Monstros

Título no Brasil: Percy Jackson e o Mar de Monstros
Título Original: Percy Jackson: Sea of Monsters
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Fox 2000 Pictures
Direção: Thor Freudenthal
Roteiro: Marc Guggenheim, Rick Riordan
Elenco: Logan Lerman, Alexandra Daddario, Brandon T. Jackson, Douglas Smith, Stanley Tucci, Jake Abel

Sinopse:
Percy Jackson (Lerman) é o filho do deus Poseidon. Ele vive com outros descendentes de deuses da mitologia grega dentro de uma região protegida por uma árvore mágica. Quando essa é atacada eles precisam ir até o mar dos monstros para recuperar um artefato mágico que vai curá-la.

Comentários:
Esse foi o primeiro filme de Percy Jackson que eu assisti. Foi o segundo da franquia cinematográfica. Vi diversas semelhanças com Harry Potter. Ambos os personagens são adaptações de livros juvenis de sucesso. São jovens em aventuras fantásticas e o universo em que vivem é repleto de seres e criaturas de pura fantasia. A única diferença maior é que Potter e sua turma são bruxinhos, enquanto Percy Jackson e seus amigos são descendentes dos grandes deuses da mitologia grega. Dito tudo isso achei até bem divertido. Obviamente não estou no grupo etário que o filme quer atingir. Essa produção foi feita para adolescentes ali na faixa de 12 a 15 anos. Penso que esses vão gostar bastante. Afinal o filme tem aventura, seres mitológicos como um touro de bronze e ciclopes, além de outros monstros. Só que a despeito de tudo isso o que mais me espantou foi o orçamento desse filme. Gastaram (e não recuperaram nas bilheterias) a bagatela de 90 milhões de dólares! Como o filme não rendeu o esperado e nem fez muito sucesso, além do fato dos atores terem ficado bem mais velhos com o tempo, provavelmente esse será mesmo o último Percy Jackson para o cinema. De qualquer forma foi até divertido de assistir.

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

A Máfia Volta ao Divã

Título no Brasil: A Máfia Volta ao Divã
Título Original: Analyze That
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros., Village Roadshow Pictures
Direção: Harold Ramis
Roteiro: Kenneth Lonergan, Peter Tolan
Elenco: Robert De Niro, Billy Crystal, Lisa Kudrow, Joe Viterelli, Cathy Moriarty, Jerome Le Page

Sinopse:
Depois de passar anos fazendo análise com o Dr. Ben Sobel (Billy Crystal) em Nova Iorque, o mafioso Paul Vitti (Robert De Niro) finalmente recebe alta de seu médico. Mas quem disse que ele estaria realmente curado? O caos que vem logo a seguir surge para provar que não, absolutamente nada está curado!

Comentários:
É a tal coisa. Se formos analisar bem, chegaremos facilmente na conclusão que só havia material para um filme. E o humor já havia se esgotado no primeiro filme, lançado em 1999, chamado "Máfia no Divã". Só que o diretor Harold Ramis cometeu a falha de tentar novamente, fazer uma sequência. A graça vinha do choque de personalidades, entre um mafioso italiano ignorante e casca grossa e um psicanalista judeu de Nova Iorque. Assim o primeiro filme se salvou, muito por causa do carisma da dupla central de atores. Só que como fez sucesso, aquela comédia acabou gerando essa sequência totalmente desnecessária.. que nem deveria existir. O resultado é pra lá de morno e o pior de tudo, acabou ficando também sem graça. O personagem de Robert De Niro perdeu totalmente a linha, se transformando simplesmente em um tolo, um bobalhão! Acredito até mesmo que a comunidade ítalo-americana que vive nos Estados Unidos ficou com os cabelos em pé, tamanha a quantidade de estereótipos caricatos utilizados pelo roteiro. Parece que desenterraram todas as piadas sobre "carcamanos" da história para ser utilizado em um só filme! No final de tudo a melhor definição é aquela que compara o filme a uma pizza fria que sobrou da noite anterior. Ficou sem sabor,  sem graça. Nem como prato requentado serviria mais. Enfim, muito talento jogado fora em troca de nada.

Pablo Aluísio.

Sem Pistas

Título no Brasil: Sem Pistas
Título Original: Abandon
Ano de Produção: 2002
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Stephen Gaghan
Roteiro: Stephen Gaghan
Elenco: Katie Holmes, Benjamin Bratt, Charlie Hunnam, Zooey Deschanel, Fred Ward, Mark Feuerstein

Sinopse:
Uma investigação sobre o namorado desaparecido de uma estudante universitária, chamada Katie Burke (Katie Holmes), se torna bastante estranha quando ela começa a vê-lo periodicamente, em praticamente todos os lugares por onde passa. Seria tudo uma mera ilusão de seu mente? Filme indicado ao Sitges - Catalonian International Film Festival.

Comentários:
O tempo passa rápido mesmo. Não parece que faz muito tempo que a atriz Katie Holmes era uma adolescente fazendo sucesso nos Estados Unidos na série teen "Dawson's Creek". O programa durou de 1998 a 2003 e foi um grande sucesso de audiência. Ela interpretava a personagem Joey Potter e logo se tornou uma das mais populares da série. E como Hollywood sempre está em busca de rostos novos logo a levou para estrelar esse filme, um dos primeiros que ela fez. Aqui no Brasil passou praticamente em brancas nuvens, não sendo lançado nos cinemas, chegando diretamente no mercado de vídeo. Eu me recordo que até gostei do filme, mas sem grandes exageros. Foi um filme feito mesmo para o público da Katie Holmes, jovens como ela. Supostamente era para ser um thriller de suspense, mas tudo foi feito de forma tão inócua e inofensiva (provavelmente para não assustar os fãs adolescentes da moça) que acabou virando vinagre puro. Para um veterano cinéfilo apreciador de bons filmes desse gênero não conseguia causar mesmo nenhum efeito. Hoje a fita está completamente esquecida. Justiça temporal?

Pablo Aluísio.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

O Escândalo

Esse filme foi baseado em uma história real. Algo que aconteceu até mesmo muito recentemente, durante as eleições presidenciais americanas que elegeram Donald Trump. Tudo se passa nos bastidores do canal conservador Fox News. Depois de anos abusando sexualmente de suas jornalistas, o CEO da empresa, o poderoso Roger Ailes (John Lithgow), acaba vendo sua carreira afundar depois que a apresentadora Gretchen Carlson (Nicole Kidman) decide contar tudo. E a partir dai foi mesmo um castelo de cartas que ruiu completamente. A coragem da jornalista incentivou outras a denunciarem o assédio sexual que também sofriam. Com tantas denúncias aparecendo em toda a mídia, o dono da empresa Rupert Murdoch (Malcolm McDowell) precisou tomar medidas mais drásticas.

O filme foi até mesmo muito cotado para o Oscar, mas no final não conseguiu nenhuma premiação mais importante. O Oscar veio na categoria de melhor maquiagem. E aqui cabem algumas considerações. Certamente o trabalho foi muito bem realizado, tentando fazer com que as atrizes se parecessem ao máximo com as jornalistas da história real. Só que isso também trouxe um efeito indesejado de estranheza no espectador. Charlize Theron e Nicole Kidman ficaram bem estranhas sob o meu ponto de vista. Fico pensando que ideia ruim foi essa. Elas são conhecidas mundialmente, enquanto as jornalistas da Fox News só são conhecidas dentro dos Estados Unidos. Então toda essa mudança em suas faces foi algo feito apenas para o público americano. Para o resto do mundo, todo o trabalho só surtiu efeito em deixar as atrizes estranhas. E logo elas, que sempre foram conhecidas por suas belezas naturais.

Outro ponto complicado do filme é seu viés em prol do Partido Democrata. Como se sabe os Estados Unidos vivem uma polarização política extrema entre conservadores (Partido Republicano) e progressistas (Partido Democrata). Os realizadores desse filme não esconderam suas preferências políticas. O canal Fox News, um símbolo do jornalismo conservador americano, vira alvo certeiro. As jornalistas trabalham lá, mas como no caso da personagem de Margot Robbie e sua amiga, são lésbicas, escondem sua vida pessoal e chegam a ter posters de Hillary Clinton em seu apartamento. Olha que bobagem desse roteiro! Dá para levar a sério uma forçada de barra dessas? Quem tem poster de Hillary Clinton na sala de estar de seu apartamento? Ninguém! Não mesmo. Assim o filme tem o ponto positivo de divulgar casos de assédio sexual no mundo corporativo, porém falha em levantar a bandeira do Partido Democrata de forma tão escancarada e até mesmo infantil.

O Escândalo (Bombshell, Estados Unidos, 2019) Direção: Jay Roach / Roteiro: Charles Randolph / Elenco: Charlize Theron, Nicole Kidman, Margot Robbie, John Lithgow, Malcolm McDowell / Sinopse: Depois que a jornalista Gretchen Carlson (Nicole Kidman) denuncia um caso de assédio sexual que sofreu de Roger Ailes (John Lithgow), CEO da Fox News, duas outras colegas, Megyn Kelly (Charlize Theron) e Kayla Pospisil (Margot Robbie), decidem também contar suas histórias de abusos sofridos pelo executivo da emissora. Filme premiado pelo Oscar na categoria de Melhor Maquiagem.

Pablo Aluísio.

Terror a Bordo

Título no Brasil: Terror a Bordo
Título Original: Dead Calm
Ano de Produção: 1989
País: Austrália
Estúdio: Kennedy Miller Productions
Direção: Phillip Noyce
Roteiro: Terry Hayes, Charles Williams
Elenco: Nicole Kidman, Sam Neill, Billy Zane, Rod Mullinar, Joshua Tilden, George Shevtsov

Sinopse:
Um casal faz uma viagem de veleiro pelo oceano. Eles desejam esquecer acima de tudo um grande trauma do passado. Durante a viagem acabam socorrendo um homem encontrado à deriva. O problema é que eles não poderiam imaginar o terror que iria tomar conta de suas vidas depois disso. Filme premiado pelo Australian Film Institute.

Comentários:
Estamos acostumados com a imagem de glamour de Nicole Kidman. Ainda mais depois de tantos anos em Hollywood. Agora imagine encontrar uma Nicole Kidman bem diferente, ainda nos primeiros anos de sua carreira. Alíás o primeiro filme que assisti dela foi justamente esse aqui, ainda nos tempos do VHS. Obviamente eu nunca tinha ouvido falar daquela atriz australiana ruiva (sim, ruiva!) com longos cabelos cacheados. O filme estava sendo muito recomendado pela crítica da época e virou uma espécie de modinha nas locadoras de vídeo. Confesso que mesmo com bom roteiro o filme não me deixou muito surpreendido. Diante dos poucos recursos eles até fizeram um bom filme, mas nada demais e bem abaixo das expectativas criadas pelos críticos brasileiros. È aquele tipo de fita que você levava para casa em um grande pacote de filmes no fim de semana, mas que no final das contas não conseguia se destacar muito. E quem poderia dizer que a Nicole Kidman iria se tornar uma das maiores celebridades de Hollywood nos anos que viriam? Absolutamente ninguém, nem o mais otimista admirador daquela jovem naqueles anos. Eu, naquela época, certamente jamais poderia pensar em nada parecido com isso.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Brooklyn

O ator Edward Norton fez praticamente tudo nesse filme. Ele não apenas interpretou o protagonista, como também dirigiu, escreveu o roteiro e produziu o filme! Desnecessário dizer que foi mesmo um projeto mais do que pessoal para ele. E como tem boas relações com todos em Hollywood conseguiu reunir um ótimo elenco, contando com, entre outros, Bruce Willis, Alec Baldwin e Willem Dafoe. E tudo isso para contar uma história de detetive ao velho estilo, como se fosse uma releitura de filmes do passado como "Chinatown", que é obviamente a maior referência cinematográfica dessa produção.

O enredo gira em torno da morte do detetive particular Frank Minna (Bruce Willis). Ele estava envolvido em algo grande, mexendo com gente graúda da administração da cidade de Nova Iorque. Tentando ganhar algum dinheiro com informações confidenciais acabou caindo numa cilada. Frank tinha uma pequena agência onde também trabalhava um de seus protegidos, Lionel Essrog (Edward Norton). Quando Frank morre, Lionel decide ir atrás da verdade.

Como era de esperar o filme tem inúmeras reviravoltas e revelações. No centro de tudo parece haver um sujeito chave, o secretário de obras de Nova Iorque, Moses Randolph (Alec Baldwin). Ele é um sujeito brilhante, muito ambicioso e que tem a visão de transformar a cidade em algo nunca visto no mundo, porém para colocar seus planos em ação ele não mede esforços, passando por cima de todas as pessoas, inclusive do próprio irmão e da filha. O roteiro assim vai desenvolvendo sua trama. O filme é interessante, mas se perde quando tenta seguir os passos dos antigos clássicos do passado, inclusive do tão cultuado cinema noir. Norton falha em não criar o clima adequado. Há uma boa trilha sonora, com muito jazz, mas no final de tudo achei um filme sem o devido charme nostálgico, que aliás deveria ter sido o seu maior triunfo.

Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe (Motherless Brooklyn, Estados Unidos, 2019) Direção: Edward Norton / Roteiro: Edward Norton, baseado no livro escrito por Jonathan Lethem / Elenco: Edward Norton, Bruce Willis, Alec Baldwin, Willem Dafoe, Gugu Mbatha-Raw / Sinopse: O detetive Frank Minna (Bruce Willis) é morto misteriosamente. Seu mais fiel amigo, o também detetive Lionel Essrog (Edward Norton), começa a também investigar o caso e acaba descobrindo que um figurão da política de Nova Iorque, o secretário de obras Moses Randolph (Alec Baldwin) pode estar envolvido. Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Trilha Sonora Original (Daniel Pemberton).

Pablo Aluísio. 

Uma Loira em Minha Vida

Título no Brasil: Uma Loira em Minha Vida
Título Original: The Marrying Man
Ano de Produção: 1991
País: Estados Unidos
Estúdio: Hollywood Pictures
Direção: Jerry Rees
Roteiro: Neil Simon
Elenco: Kim Basinger, Alec Baldwin, Robert Loggia, Elisabeth Shue, Armand Assante, Paul Reiser

Sinopse:
O playboy milionário Charley Pearl (Alec Baldwin) acaba conhecendo a cantora e corista de Las Vegas Vicki Anderson (Kim Basinger). Claro, ele fica caidinho pela loira, mas há um problema e tanto a superar. Ela é uma das garotas do gângster Bugsy Siegel, famoso mafioso da época.

Comentários:
Esse filme ficou mais conhecido por causa das histórias de bastidores do que por qualquer outra coisa. E de fato o filme em si não se destaca pelas suas qualidades cinematográficas, mas sim pelas fofocas que aconteceram no set de filmagens. Na época muito se divulgou que o ator Alec Baldwin ficou perdidamente apaixonado pela atriz Kim Basinger. E desse romance não surgiu uma bela história de amor, mas sim um relacionamento explosivo, com muitas brigas e vexames, inclusive na frente de toda a equipe técnica que trabalhava no filme. Assim a imprensa marrom, sensacionalista, fez a festa. Todas as semanas surgiam notícias escandalosas sobre o casal. E o que sobrou em termos de cinema? Basicamente apenas um filme levemente divertido, mediano, em outras palavras uma comédia romântica como tantas outras que chegavam nas telas de cinema da época. Sem maiores surpresas acabou não fazendo sucesso de bilheteria. Nem a presença do sempre ótimo Neil Simon, aqui escrevendo o roteiro, ajudou a melhorar a situação. Já para o Baldwin, bem, o filme mudou a vida dele para sempre. Pena que pelos motivos errados, é bom salientar.

Pablo Aluísio.