John du Pont (Steve Carell) é um milionário excêntrico, herdeiro de um dos maiores grupos industriais dos EUA, que decide formar sua própria equipe de luta olímpica. Assim ele resolve contratar o medalhista de ouro Mark Schultz (Channing Tatum) para fazer parte de seu time. Após construir um moderno ginásio em sua própria propriedade Point decide também contratar o irmão de Mark, David Schultz (Mark Ruffalo), que só aceita o convite após receber uma proposta milionária. O seu objetivo é ganhar a medalha de ouro nas próximas olimpíadas. Isso porém não será muito fácil de conquistar por causa da própria personalidade estranha e errática do ricaço.
Baseado em fatos reais e indicado a cinco categorias no Oscar (Melhor filme, direção, roteiro, maquiagem, ator - Steve Carell - e ator coadjuvante - Mark Ruffalo) esse "Foxcatcher" realmente impressiona por alguns aspectos que o tornam um filme diferente. Ao longo de todo o enredo o espectador começa a perceber que há algo de muito errado com a figura do milionário John du Pont (em ótima interpretação de Steve Carell, aqui deixando as comédias de lado). Ele definitivamente não parece ser uma pessoa muito normal. Nascido em uma das famílias mais ricas da América, criado fora do mundo real, cercado de luxo e riqueza, John demonstra desde sempre estar pouco à vontade com seus lutadores ou com qualquer outra pessoa que venha a ter algum tipo de aproximação maior. Seu sonho é ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas e para isso não mede esforços financeiros para comprar a tudo e a todos.
Com um discurso apelando para os grandes valores americanos (que soa sempre falso), sua personalidade esconde algo bem sombrio (que por motivos óbvios não iremos revelar nessa breve resenha). Para piorar, apesar de ser já um coroa, ele aparenta ter um medo irracional de sua própria mãe (Vanessa Redgrave), agindo muitas vezes como um adolescente que deseja provar algo aos seus pais. Ela, uma viúva grã-fina e esnobe, que ama cavalos de raça, considera o gosto do filho por esportes de luta algo muito vulgar e grotesco. A trilha sonora incidental mantém o tempo todo o espectador de sobreaviso, pois os temas são tensos e preconizam a chegada de uma grande tragédia no meio daqueles personagens. Steve Carell usa uma pesada maquiagem e consegue desaparecer dentro de seu personagem, uma prova que seu trabalho é digno de todas as indicações e premiações que vem recebendo em vários festivais de cinema mundo afora. Ele personifica de forma brilhante essa pessoa estranha e de comportamento fora dos padrões.
Mark Ruffalo também usa de maquiagem para dar veracidade ao seu papel, a do irmão do personagem Mark, um homem que só quer mesmo criar suas filhas com estabilidade e equilíbrio. Mal sabia ele no que estava se metendo. Esse é aquele tipo de filme que tem uma história tão intrigante (e em certos pontos até inacreditável) que faz com que você depois vá pesquisar na internet sobre o caso real. Foi justamente o que fiz e para minha surpresa acabei descobrindo que o John du Pont da vida real conseguia ser ainda mais louco do que esse que vemos nas telas. Assim deixo a firme recomendação para esse filme. É uma daquela obras cinematográficas realmente imperdíveis.
Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo (Foxcatcher, EUA, 2014) Direção: Bennett Miller / Roteiro: E. Max Frye, Dan Futterman / Elenco: Steve Carell, Channing Tatum, Mark Ruffalo, Vanessa Redgrave / Sinopse: Milionário resolve montar sua própria equipe de luta olímpica. Seu estranho modo de ser e sua personalidade excêntrica porém poderá colocar tudo a perder. Filme indicado ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme - Drama, Melhor Ator - Drama (Steve Carell) e Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo).
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019
O Conde de Monte Cristo
Adaptação da famosa obra escrita pelo autor Alexandre Dumas. No enredo um marinheiro é falsamente acusado de traição por seu melhor amigo Fernand, que no fundo deseja apenas ficar com sua namorada. Preso, é enviado para uma prisão distante na ilha de Chateau d'If. Lá ele fica preso por longos 13 anos; mas não esquece de quem o traiu. Tudo o que ele deseja é escapar para se vingar dos responsáveis que o levaram àquela situação degradante. De volta à liberdade finalmente recomeça sua vida, se tornando um homem rico e importante, o Conde de Monte Cristo. Agora finalmente chegou o momento de colocar em prática seu plano de vingança. Assisti na época de seu lançamento, ainda em VHS e confesso que gostei bastante. Como se trata de uma obra que ganhou inúmeras versões para o cinema ao longo dos anos era mesmo de se esperar que houvesse um considerável número de críticas negativas, quase sempre comparando com outros clássicos do passado. Bobagem.
Na verdade o filme deve ser analisado por si mesmo, por suas próprias qualidades artísticas. E sob esse ponto de vista temos que dar o braço a torcer. Há uma excelente reconstituição de época, elenco afiado e um roteiro bem estruturado, sem perda de ritmo ou queda no desenvolvimento da trama. Jim Caviezel está muito bem interpretando Edmond Dantes, mas quem rouba mesmo o filme em termos de atuação é Guy Pearce como Fernand Mondego. Esse tipo de personagem é daquele tipo que adoramos odiar (por mais contraditório que seja essa frase). Do ponto de vista do diretor Kevin Reynolds o filme só não foi melhor recebido porque afinal de contas era uma produção americana lidando com um clássico da literatura francesa. Como se sabe os franceses são muito ciosos de sua arte e sempre ficam incomodados quando estrangeiros mexem com sua secular cultura. Releve isso e se divirta com a maravilhosa imaginação do genial Alexandre Dumas.
O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, 2002) Direção: Kevin Reynolds / Roteiro: Jay Wolpert / Elenco: Jim Caviezel, Guy Pearce, Richard Harris / Estúdio: Touchstone Pictures / Sinopse: Um homem é acusado injustamente de crimes que nunca cometeu. Uma vez livre retorna, já rico e poderoso, para acertar contas com todos os que tentaram suas destruição anos antes. Adaptação da obra literária clássica escrita pelo grande escritor Alexandre Dumas.
Pablo Aluísio.
Na verdade o filme deve ser analisado por si mesmo, por suas próprias qualidades artísticas. E sob esse ponto de vista temos que dar o braço a torcer. Há uma excelente reconstituição de época, elenco afiado e um roteiro bem estruturado, sem perda de ritmo ou queda no desenvolvimento da trama. Jim Caviezel está muito bem interpretando Edmond Dantes, mas quem rouba mesmo o filme em termos de atuação é Guy Pearce como Fernand Mondego. Esse tipo de personagem é daquele tipo que adoramos odiar (por mais contraditório que seja essa frase). Do ponto de vista do diretor Kevin Reynolds o filme só não foi melhor recebido porque afinal de contas era uma produção americana lidando com um clássico da literatura francesa. Como se sabe os franceses são muito ciosos de sua arte e sempre ficam incomodados quando estrangeiros mexem com sua secular cultura. Releve isso e se divirta com a maravilhosa imaginação do genial Alexandre Dumas.
O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, 2002) Direção: Kevin Reynolds / Roteiro: Jay Wolpert / Elenco: Jim Caviezel, Guy Pearce, Richard Harris / Estúdio: Touchstone Pictures / Sinopse: Um homem é acusado injustamente de crimes que nunca cometeu. Uma vez livre retorna, já rico e poderoso, para acertar contas com todos os que tentaram suas destruição anos antes. Adaptação da obra literária clássica escrita pelo grande escritor Alexandre Dumas.
Pablo Aluísio.
domingo, 3 de fevereiro de 2019
Rota de Fuga
Nessa altura do campeonato todo mundo já percebeu que Stallone é um workaholic, o sujeito não para de trabalhar, tanto que já está chegando na marca dos 70 filmes na carreira - um número robusto para qualquer ator. Pois bem, sempre procurando ficar em evidência Sly agora realiza o velho sonho dos garotos que cresceram assistindo aos seus filmes nos anos 80 ao estrelar um filme com o segundo maior nome dos filmes de ação daquela década, nada mais, nada menos, do que o austríaco Arnold Schwarzenegger.
É curioso porque um filme desses não seria realizado naqueles anos pois os dois astros ganhavam os maiores cachês do cinema, valores que hoje em dia nenhum estúdio aceitaria mais pagar a absolutamente ninguém. Além disso havia problemas pessoais entre os fortões. Eles tiveram desavenças públicas, principalmente depois que Stallone criticou Arnold por enveredar no mundo da política. Por essa razão achei que nunca iriam dividir uma marquise de cinema em suas vidas. De qualquer forma não existe problema que o tempo não apague, assim os veteranos voltaram ao velho estilo nesse filme de prisão.
A última vez que Stallone realizou algo parecido foi com "Condenação Brutal", um filme redondinho, bom entretenimento, mas também com doses generosas de clichês. O mesmo, tirando a devida proporção, poderia ser dito sobre essa produção. O roteiro tem até boas ideias como as diversas formas que o personagem de Stallone consegue achar para fugir das mais seguras prisões de segurança máxima dos Estados Unidos. Lembrando até mesmo outro ícone dos anos 80, o MacGyver, ele consegue transformar os mais cotidianos objetos de uso pessoal em valiosas ferramentas utilizadas em suas fugas espetaculares. Já o papel de Arnold Schwarzenegger não parece tão interessante. Até fiquei surpreso dele ter aceitado ficar na sombra de Stallone em cena desse jeito.
Há poucos bons momentos do ex-mister universe no filme. Talvez a mais interessante aconteça no final quando finalmente a nostalgia bate forte e nos lembramos imediatamente de "Comando Para Matar", com o astro de metralhadora em punho dizimando os soldados inimigos. Mas fica tudo por aí. No saldo geral não consegue, infelizmente, ser um ótimo filme, a verdade deve ser dita. Há problemas de lógica no roteiro e por incrível que pareça o diretor Mikael Håfström perde o ritmo certo que uma produção como essa exige. Mesmo assim ver Sly e Arnoldão em cena, contracenando juntos, sempre será muito gratificante para quem curtiu a filmografia da dupla nos distantes 80´s. Por essa razão é fácil encerrar o texto afirmando que não precisa se preocupar pois ver o filme realmente vale a pena.
Rota de Fuga (Escape Plan, Estados Unidos, 2013) Direção: Mikael Håfström / Roteiro: Miles Chapman, Jason Keller / Elenco: Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jim Caviezel, Amy Ryan, Sam Neill, Vincent D'Onofrio / Sinopse: Ray Breslin (Stallone) é um especialista em encontrar falhas nas grandes prisões de segurança máxima do sistema penitenciário americano. A CIA porém tem um projeto inovador de um novo presidio que pretende ser simplesmente impossível de escapar. Para descobrir se há de fato alguma falha no sistema, Breslin é contratado para entrar no complexo como um prisioneiro comum. Os planos porém não sairão exatamente como foram inicialmente planejados.
Pablo Aluísio.
É curioso porque um filme desses não seria realizado naqueles anos pois os dois astros ganhavam os maiores cachês do cinema, valores que hoje em dia nenhum estúdio aceitaria mais pagar a absolutamente ninguém. Além disso havia problemas pessoais entre os fortões. Eles tiveram desavenças públicas, principalmente depois que Stallone criticou Arnold por enveredar no mundo da política. Por essa razão achei que nunca iriam dividir uma marquise de cinema em suas vidas. De qualquer forma não existe problema que o tempo não apague, assim os veteranos voltaram ao velho estilo nesse filme de prisão.
A última vez que Stallone realizou algo parecido foi com "Condenação Brutal", um filme redondinho, bom entretenimento, mas também com doses generosas de clichês. O mesmo, tirando a devida proporção, poderia ser dito sobre essa produção. O roteiro tem até boas ideias como as diversas formas que o personagem de Stallone consegue achar para fugir das mais seguras prisões de segurança máxima dos Estados Unidos. Lembrando até mesmo outro ícone dos anos 80, o MacGyver, ele consegue transformar os mais cotidianos objetos de uso pessoal em valiosas ferramentas utilizadas em suas fugas espetaculares. Já o papel de Arnold Schwarzenegger não parece tão interessante. Até fiquei surpreso dele ter aceitado ficar na sombra de Stallone em cena desse jeito.
Há poucos bons momentos do ex-mister universe no filme. Talvez a mais interessante aconteça no final quando finalmente a nostalgia bate forte e nos lembramos imediatamente de "Comando Para Matar", com o astro de metralhadora em punho dizimando os soldados inimigos. Mas fica tudo por aí. No saldo geral não consegue, infelizmente, ser um ótimo filme, a verdade deve ser dita. Há problemas de lógica no roteiro e por incrível que pareça o diretor Mikael Håfström perde o ritmo certo que uma produção como essa exige. Mesmo assim ver Sly e Arnoldão em cena, contracenando juntos, sempre será muito gratificante para quem curtiu a filmografia da dupla nos distantes 80´s. Por essa razão é fácil encerrar o texto afirmando que não precisa se preocupar pois ver o filme realmente vale a pena.
Rota de Fuga (Escape Plan, Estados Unidos, 2013) Direção: Mikael Håfström / Roteiro: Miles Chapman, Jason Keller / Elenco: Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jim Caviezel, Amy Ryan, Sam Neill, Vincent D'Onofrio / Sinopse: Ray Breslin (Stallone) é um especialista em encontrar falhas nas grandes prisões de segurança máxima do sistema penitenciário americano. A CIA porém tem um projeto inovador de um novo presidio que pretende ser simplesmente impossível de escapar. Para descobrir se há de fato alguma falha no sistema, Breslin é contratado para entrar no complexo como um prisioneiro comum. Os planos porém não sairão exatamente como foram inicialmente planejados.
Pablo Aluísio.
Joana d'Arc
Durante a Idade Média, a jovem Joana d'Arc (Milla Jovovich) afirma ter visões de natureza espiritual que a dizem que ela deve marchar ao lado dos soldados franceses contra os inimigos no campo de batalha. A guerra parece não ter fim e o número de mortes é enorme. Com Joana em cena as coisas finalmente mudam, levando o exército francês a colecionar uma série de vitórias contra as tropas inglesas. Algo que logo chama a atenção dos nobres e membros do clero que começam a conspirar contra Joana e suas estranhas visões. Em pouco tempo ela se torna uma peça no perigoso jogo político europeu da época.
Uma visão do diretor francês Luc Besson sobre um dos maiores ícones históricos de seu país, a lendária Joana d'Arc. Não há como negar que a produção é excelente, assim como a direção de arte e a reconstituição de época. Tudo está lá, os figurinos, as grandes cenas de batalhas, as armaduras medievais brilhantes, realmente uma obra impecável em todos esses aspectos. Besson só errou mesmo (e feio) ao escolher a atriz Milla Jovovich para interpretar a complexa Joana. Veja, em filmes baseados em efeitos especiais até que Jovovich consegue convencer um pouquinho. Sua falta de talento dramático não chega a incomodar ninguém.
Agora em filmes como esse, com rico e estruturado background narrativo em que se exige no mínimo uma boa atuação da protagonista, a situação ficou ruim e decepcionante. O fato é que Milla Jovovich é inexpressiva em termos dramáticos e isso se acentua ainda mais quando a comparamos com John Malkovich que é um mestre da atuação. Assim, com uma escolha de casting tão ruim não é de se admirar que tudo vá por água abaixo. Esse filme é a prova definitiva de que um dos maiores cuidados que se teve ter em filmes históricos é a escolha correta do elenco principal, caso contrário tudo soará falso, nada convincente. Esse foi o grande deslize de Luc Besson nessa fita. Um erro que custou muito caro, vamos convir.
Joana d'Arc (Joan of Arc, França, 1999) Direção: Luc Besson / Roteiro: Andrew Birkin, Luc Besson / Elenco: Milla Jovovich, John Malkovich, Rab Affleck / Sinopse: O filme conta a história da famosa Joana, uma jovem francesa que se tornou símbolo de fé e luta durante a Idade Média. Filme vencedor do César Awards na categoria de Melhor Som.
Pablo Aluísio.
Uma visão do diretor francês Luc Besson sobre um dos maiores ícones históricos de seu país, a lendária Joana d'Arc. Não há como negar que a produção é excelente, assim como a direção de arte e a reconstituição de época. Tudo está lá, os figurinos, as grandes cenas de batalhas, as armaduras medievais brilhantes, realmente uma obra impecável em todos esses aspectos. Besson só errou mesmo (e feio) ao escolher a atriz Milla Jovovich para interpretar a complexa Joana. Veja, em filmes baseados em efeitos especiais até que Jovovich consegue convencer um pouquinho. Sua falta de talento dramático não chega a incomodar ninguém.
Agora em filmes como esse, com rico e estruturado background narrativo em que se exige no mínimo uma boa atuação da protagonista, a situação ficou ruim e decepcionante. O fato é que Milla Jovovich é inexpressiva em termos dramáticos e isso se acentua ainda mais quando a comparamos com John Malkovich que é um mestre da atuação. Assim, com uma escolha de casting tão ruim não é de se admirar que tudo vá por água abaixo. Esse filme é a prova definitiva de que um dos maiores cuidados que se teve ter em filmes históricos é a escolha correta do elenco principal, caso contrário tudo soará falso, nada convincente. Esse foi o grande deslize de Luc Besson nessa fita. Um erro que custou muito caro, vamos convir.
Joana d'Arc (Joan of Arc, França, 1999) Direção: Luc Besson / Roteiro: Andrew Birkin, Luc Besson / Elenco: Milla Jovovich, John Malkovich, Rab Affleck / Sinopse: O filme conta a história da famosa Joana, uma jovem francesa que se tornou símbolo de fé e luta durante a Idade Média. Filme vencedor do César Awards na categoria de Melhor Som.
Pablo Aluísio.
sábado, 2 de fevereiro de 2019
O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos
Esse filme foi a aposta da Disney no final de ano. Custou 120 milhões de dólares e teve uma bilheteria decepcionante dentro dos Estados Unidos. Só recuperou o investimento por causa do mercado internacional, mas em nenhum momento conseguiu se tornar realmente um sucesso. De fato não era uma tarefa muito fácil adaptar o clássico "O Quebra-Nozes" para o cinema, em um roteiro que criou uma espécie de fábula, misturando elementos de contos de fadas e fantasia para o público infantil e juvenil. A produção, como era de se esperar, é realmente excelente. De encher os olhos do espectador. Os figurinos e cenários lembram a Rússia Czarista, inclusive no formato das torres dos grandes palácios. Tudo classe A, do melhor bom gosto.
A estorinha é redondinha, de fácil entendimento para as crianças. Não faltam princesas, rainhas más, fadas, roupas extravagantes, etc. Nesses quesitos não haveria mesmo o que criticar. Penso que o público americano acabou não comprando a ideia do filme justamente por se basear em algo que não é tão familiar ou popular à cultura pop daquele país. Seria algo clássico demais para o público padrão. De qualquer forma a Disney, com sua reconhecida competência técnica, jamais colocaria no mercado um produto de má qualidade, muito pelo contrário. Talvez o problema dessa vez foi que foram, talvez, um pouco longe demais. E é justamente isso também o que explica as boas bilheterias na Europa. Por lá houve uma curiosidade natural do público em conferir a adaptação para o cinema desse que talvez seja um dos grandes exemplos da chamada alta arte no velho continente.
O elenco tem dois nomes de peso. Helen Mirren, com maquiagem e figurinos dos antigos palhaços medievais, começa como vilã, mas como o roteiro dá margem a reviravoltas descobrimos que ela não é tão malvada como se pensava. Morgan Freeman é um coadjuvante de luxo, um velho relojoeiro, que sabe muitas coisas, se tornando uma espécie de sábio da corte. A protagonista Clara é interpretada pela atriz Mackenzie Foy que é bonitinha e simpática, mas sem grande carisma. No meio de uma produção tão opulenta ficaria mesmo complicado para a mocinha se destacar. Então é isso, temos aqui mais uma pomposa produção com o selo Disney. Pelos esforços envolvidos em sua produção merecia até mesmo maior reconhecimento por parte do público.
O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (The Nutcracker and the Four Realms, Estados Unidos, 2018) Direção: Lasse Hallström, Joe Johnston / Roteiro: Ashleigh Powell, E.T.A. Hoffmann, baseados no ballet criado por Marius Petipa / Elenco: Mackenzie Foy, Helen Mirren, Morgan Freeman, Keira Knightley, Ellie Bamber / Sinopse: Após a morte de sua mãe, a jovem Clara (Foy) vai parar em um mundo mágico. Ela está em busca de uma chave que vai abrir o presente que sua mãe lhe deixou no natal, só que essa chave é muito mais importante do que ela possa imaginar. Filme indicado ao Annie Awards.
Pablo Aluísio.
A estorinha é redondinha, de fácil entendimento para as crianças. Não faltam princesas, rainhas más, fadas, roupas extravagantes, etc. Nesses quesitos não haveria mesmo o que criticar. Penso que o público americano acabou não comprando a ideia do filme justamente por se basear em algo que não é tão familiar ou popular à cultura pop daquele país. Seria algo clássico demais para o público padrão. De qualquer forma a Disney, com sua reconhecida competência técnica, jamais colocaria no mercado um produto de má qualidade, muito pelo contrário. Talvez o problema dessa vez foi que foram, talvez, um pouco longe demais. E é justamente isso também o que explica as boas bilheterias na Europa. Por lá houve uma curiosidade natural do público em conferir a adaptação para o cinema desse que talvez seja um dos grandes exemplos da chamada alta arte no velho continente.
O elenco tem dois nomes de peso. Helen Mirren, com maquiagem e figurinos dos antigos palhaços medievais, começa como vilã, mas como o roteiro dá margem a reviravoltas descobrimos que ela não é tão malvada como se pensava. Morgan Freeman é um coadjuvante de luxo, um velho relojoeiro, que sabe muitas coisas, se tornando uma espécie de sábio da corte. A protagonista Clara é interpretada pela atriz Mackenzie Foy que é bonitinha e simpática, mas sem grande carisma. No meio de uma produção tão opulenta ficaria mesmo complicado para a mocinha se destacar. Então é isso, temos aqui mais uma pomposa produção com o selo Disney. Pelos esforços envolvidos em sua produção merecia até mesmo maior reconhecimento por parte do público.
O Quebra-Nozes e os Quatro Reinos (The Nutcracker and the Four Realms, Estados Unidos, 2018) Direção: Lasse Hallström, Joe Johnston / Roteiro: Ashleigh Powell, E.T.A. Hoffmann, baseados no ballet criado por Marius Petipa / Elenco: Mackenzie Foy, Helen Mirren, Morgan Freeman, Keira Knightley, Ellie Bamber / Sinopse: Após a morte de sua mãe, a jovem Clara (Foy) vai parar em um mundo mágico. Ela está em busca de uma chave que vai abrir o presente que sua mãe lhe deixou no natal, só que essa chave é muito mais importante do que ela possa imaginar. Filme indicado ao Annie Awards.
Pablo Aluísio.
Capitão Sky e o Mundo de Amanhã
O ano é 1939, Nova Iorque. Uma jornalista começa a ligar os pontos envolvendo o desaparecimento de um importante cientista (um verdadeiro gênio da robótica) e o surgimento de robôs gigantes destruindo toda a cidade. Determinada a descobrir o que realmente estaria acontecendo ela decide pedir ajuda ao seu namorado, um piloto mercenário conhecido por sua coragem. Eles precisam chegar na mente diábolica por trás de tudo antes que a grande metrópole seja definitivamente destruída.
Durante muitos anos se especulou se algum dia teríamos um filme completamente feito por computadores de última geração. Isso começou a se tornar realidade justamente com essa produção "Sky Captain and the World of Tomorrow". A intenção do diretor fica clara desde as primeiras cenas. Tentava-se unir passado e futuro em apenas um filme. Do passado veio o roteiro (que lembra e tenta homenagear os antigos seriados cinematográficas das décadas de 1930 e 1940) e do futuro veio a própria concepção do filme em si, todo realizado em realidade virtual (exceto obviamente a atuação dos atores de carne e osso).
Pena que tantas ideias criativas e inovadoras não resultaram em um grande filme. Esse fiz questão de assistir no cinema justamente para avaliar em grande escala o impacto das cenas digitais. A fotografia quase toda em preto e cinza tentava mais uma vez criar uma certa nostalgia em cada cena. Em minha concepção o filme falhou em vários aspectos: a trama é boba demais para levarmos à sério, as atuações são vazias e sem alma (muito provavelmente porque todos os atores atuaram em cenários sem vida onde não havia praticamente nada para interagir) e nem mesmo o que deveria ser o grande triunfo do filme (seu visual inovador) empolga. O saldo final é meio decepcionante, chato e arrastado. Na verdade o filme funciona mais como ideia de concepção do que como entretenimento em si. Em suma, é de fato uma decepção futurista e destituída de conteúdo.
Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (Sky Captain and the World of Tomorrow, Estados Unidos, 2004) Direção: Kerry Conran / Roteiro: Kerry Conran / Elenco: Gwyneth Paltrow, Jude Law, Angelina Jolie / Sinopse: Numa Nova Iorque estilizada, um jornalista e um piloto de caças se unem para enfrentar robôs gigantes que estão prestes a destruir todo o mundo.
Pablo Aluísio.
Durante muitos anos se especulou se algum dia teríamos um filme completamente feito por computadores de última geração. Isso começou a se tornar realidade justamente com essa produção "Sky Captain and the World of Tomorrow". A intenção do diretor fica clara desde as primeiras cenas. Tentava-se unir passado e futuro em apenas um filme. Do passado veio o roteiro (que lembra e tenta homenagear os antigos seriados cinematográficas das décadas de 1930 e 1940) e do futuro veio a própria concepção do filme em si, todo realizado em realidade virtual (exceto obviamente a atuação dos atores de carne e osso).
Pena que tantas ideias criativas e inovadoras não resultaram em um grande filme. Esse fiz questão de assistir no cinema justamente para avaliar em grande escala o impacto das cenas digitais. A fotografia quase toda em preto e cinza tentava mais uma vez criar uma certa nostalgia em cada cena. Em minha concepção o filme falhou em vários aspectos: a trama é boba demais para levarmos à sério, as atuações são vazias e sem alma (muito provavelmente porque todos os atores atuaram em cenários sem vida onde não havia praticamente nada para interagir) e nem mesmo o que deveria ser o grande triunfo do filme (seu visual inovador) empolga. O saldo final é meio decepcionante, chato e arrastado. Na verdade o filme funciona mais como ideia de concepção do que como entretenimento em si. Em suma, é de fato uma decepção futurista e destituída de conteúdo.
Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (Sky Captain and the World of Tomorrow, Estados Unidos, 2004) Direção: Kerry Conran / Roteiro: Kerry Conran / Elenco: Gwyneth Paltrow, Jude Law, Angelina Jolie / Sinopse: Numa Nova Iorque estilizada, um jornalista e um piloto de caças se unem para enfrentar robôs gigantes que estão prestes a destruir todo o mundo.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019
O Indomável
Esse é um dos últimos grandes filmes da carreira de Paul Newman. Poderíamos até dizer que foi o último em termos de grande qualidade em atuação. Ele interpreta um sujeito comum, que vive no subúrbio, que vai levando sua vida numa certa calma e tranquilidade. Quando consegue algum trabalho vai para o serviço na construção civil e quando tem algum dinheiro no bolso gasta no bar local. Na verdade seu personagem nunca quis assumir as responsabilidades da vida adulta. Tudo muda quando seu filho e seu neto chegam para uma visita. Ora, logo ele que nunca quis muita coisa com a paternidade, se ver assim logo de cara tendo que ser pai e avô ao mesmo tempo logo se torna um desafio.
É um filme importante porque mostra que Paul Newman, apesar da idade, estava em plena forma. Seu talento continuava intacto. Vale lembrar que em sua carta de despedida da profissão, quando anunciou que iria se aposentar, ele escreveu que não conseguia mais memorizar suas falhas e nem atuar bem, por causa da velhice. Uma ética de trabalho admirável. Isso porém só aconteceria alguns anos depois da realização desse filme, que repito, é um dos últimos grandes trabalhos de sua carreira memorável. Um trabalho aliás tão bom que lhe rendeu uma indicação ao Oscar! Pelo conjunto da obra deveria ter sido premiado.
O Indomável - Assim é Minha Vida (Nobody's Fool, Estados Unidos, 1994) Direção: Robert Benton / Roteiro: Robert Benton / Elenco: Paul Newman, Bruce Willis, Jessica Tandy, Melanie Griffith, Philip Seymour Hoffman, Philip Bosco / Sinopse: Baseado no romance escrito por Richard Russo, o filme conta a história de Sully (Paul Newman), um homem na terceira idade que é surpreendido com a chegada de seu filho e seu neto que deseja conhecê-lo. Agora ele terá que ser pai e avô ao mesmo tempo, algo que sempre deixou em segundo plano na sua vida. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator (Paul Newman) e Melhor Roteiro Adaptado (Robert Benton). Indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (Paul Newman).
Pablo Aluísio.
É um filme importante porque mostra que Paul Newman, apesar da idade, estava em plena forma. Seu talento continuava intacto. Vale lembrar que em sua carta de despedida da profissão, quando anunciou que iria se aposentar, ele escreveu que não conseguia mais memorizar suas falhas e nem atuar bem, por causa da velhice. Uma ética de trabalho admirável. Isso porém só aconteceria alguns anos depois da realização desse filme, que repito, é um dos últimos grandes trabalhos de sua carreira memorável. Um trabalho aliás tão bom que lhe rendeu uma indicação ao Oscar! Pelo conjunto da obra deveria ter sido premiado.
O Indomável - Assim é Minha Vida (Nobody's Fool, Estados Unidos, 1994) Direção: Robert Benton / Roteiro: Robert Benton / Elenco: Paul Newman, Bruce Willis, Jessica Tandy, Melanie Griffith, Philip Seymour Hoffman, Philip Bosco / Sinopse: Baseado no romance escrito por Richard Russo, o filme conta a história de Sully (Paul Newman), um homem na terceira idade que é surpreendido com a chegada de seu filho e seu neto que deseja conhecê-lo. Agora ele terá que ser pai e avô ao mesmo tempo, algo que sempre deixou em segundo plano na sua vida. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator (Paul Newman) e Melhor Roteiro Adaptado (Robert Benton). Indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (Paul Newman).
Pablo Aluísio.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
Sequência do primeiro filme. Para quem não conhece se trata de uma espécie de prequel de "Harry Potter", mas com enredo relativamente independente. Alguns personagens da saga do bruxo estão aqui, sendo o mais notório deles o professor Dumbledore, na interpretação de Jude Law. Se nos filmes de Potter ele era um velho senhor de longas barbas brancas, mais parecendo o Merlin, aqui ele está bem mais jovem, se envolvendo numa guerra interna do mundo da magia. Acontece que um sujeito chamado Gellert Grindelwald (Johnny Depp) chegou na conclusão de que os bruxos não devem mais viver escondidos, fingindo que seu mundo não existe para os "trouxas" (entende-se as pessoas que não estão envolvidas com magia nesse universo). Pois bem esse revolucionário de varinha quer mesmo tomar o poder, colocando a humanidade para escanteio, assumindo tudo, evitando guerras desnecessárias, procurando pela evolução de todos (pelo menos esses seriam seus argumentos).
No vértice dessa disputa surge um jovem chamado Credence Barebone (Ezra Miller), que parece ter poderes acima da média, um verdadeiro ungido, predestinado. Grindelwald quer ele venha para seu lado, para a sua luta contra as pessoas normais, que ele venha para o lado do mal. Assim caberá a Newt Scamander (Eddie Redmayne), o verdadeiro protagonista do filme, evitar que isso aconteça, viajando de forma ilegal para Paris. Com um personagem principal meio atrapalhado, que vive com a cabeça na lua, cuidando de seus bichinhos mágicos, não é de se admirar que Johnny Depp roube o filme para si. Ele interpreta o vilão Grindelwald que acaba sendo a melhor coisa dessa produção. Depp sempre foi um ator de mão cheia e por isso domina completamente, mesmo não tendo o mesmo espaço que os demais personagens. A verdade é que ele deita e rola em cena por não ter nenhum adversário no quesito atuação. Não se admire se em determinado momento você comece a se identificar com os argumentos de seu personagem. Um óbvio sinal da boa atuação do ator.
Outro aspecto que me chamou a atenção foi o ritmo cadenciado do filme. Em tempos atuais, onde edições nervosas formam a espinha dorsal de muitos filmes, aqui temos algo bem diferente. A estória se desenvolve no seu próprio tempo, sem pressa. Parece até mesmo com narrativas de antigos filmes, onde a trama iria se desenvolvendo com mais paciência, sem atropelos. Isso me deixou bem satisfeito, afinal cenas de ação exageradas já deram o que tinham que dar. Hoje soam desnecessárias, gratuitas, apelativas. Um pouco de sutileza, calma, em se contar uma história é mais do que bem-vindo. Nesse ponto o filme ganha bastante pontos positivos. Sem histerismo, conta seu enredo sem presssa, na calma, sendo ponderado. Pelo visto o diretor David Yates decidiu respeitar o texto original escrito por J.K. Rowling (que também assinou o roteiro). Assim ele procurou trazer para o cinema um pouco do ritmo da literatura. O filme só ganhou com essa bem acertada escolha.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald, Estados Unidos, Inglaterra, 2018) Direção: David Yates / Roteiro: J.K. Rowling / Elenco: Eddie Redmayne, Johnny Depp, Jude Law, Ezra Miller / Sinopse: Gellert Grindelwald (Depp) é um bruxo renegado do mundo da magia que decide recrutar outros bruxos para colocar seus planos em ação. Ele deseja que o mundo fique sob controle daqueles que possuem o dom da magia. Algo que encontrará resistência entre outros mestres, entre eles o professor Dumbledore.
Pablo Aluísio.
No vértice dessa disputa surge um jovem chamado Credence Barebone (Ezra Miller), que parece ter poderes acima da média, um verdadeiro ungido, predestinado. Grindelwald quer ele venha para seu lado, para a sua luta contra as pessoas normais, que ele venha para o lado do mal. Assim caberá a Newt Scamander (Eddie Redmayne), o verdadeiro protagonista do filme, evitar que isso aconteça, viajando de forma ilegal para Paris. Com um personagem principal meio atrapalhado, que vive com a cabeça na lua, cuidando de seus bichinhos mágicos, não é de se admirar que Johnny Depp roube o filme para si. Ele interpreta o vilão Grindelwald que acaba sendo a melhor coisa dessa produção. Depp sempre foi um ator de mão cheia e por isso domina completamente, mesmo não tendo o mesmo espaço que os demais personagens. A verdade é que ele deita e rola em cena por não ter nenhum adversário no quesito atuação. Não se admire se em determinado momento você comece a se identificar com os argumentos de seu personagem. Um óbvio sinal da boa atuação do ator.
Outro aspecto que me chamou a atenção foi o ritmo cadenciado do filme. Em tempos atuais, onde edições nervosas formam a espinha dorsal de muitos filmes, aqui temos algo bem diferente. A estória se desenvolve no seu próprio tempo, sem pressa. Parece até mesmo com narrativas de antigos filmes, onde a trama iria se desenvolvendo com mais paciência, sem atropelos. Isso me deixou bem satisfeito, afinal cenas de ação exageradas já deram o que tinham que dar. Hoje soam desnecessárias, gratuitas, apelativas. Um pouco de sutileza, calma, em se contar uma história é mais do que bem-vindo. Nesse ponto o filme ganha bastante pontos positivos. Sem histerismo, conta seu enredo sem presssa, na calma, sendo ponderado. Pelo visto o diretor David Yates decidiu respeitar o texto original escrito por J.K. Rowling (que também assinou o roteiro). Assim ele procurou trazer para o cinema um pouco do ritmo da literatura. O filme só ganhou com essa bem acertada escolha.
Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald, Estados Unidos, Inglaterra, 2018) Direção: David Yates / Roteiro: J.K. Rowling / Elenco: Eddie Redmayne, Johnny Depp, Jude Law, Ezra Miller / Sinopse: Gellert Grindelwald (Depp) é um bruxo renegado do mundo da magia que decide recrutar outros bruxos para colocar seus planos em ação. Ele deseja que o mundo fique sob controle daqueles que possuem o dom da magia. Algo que encontrará resistência entre outros mestres, entre eles o professor Dumbledore.
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2019
Lista Negra (The Blacklist) - Terceira Temporada
The Blacklist 3.01 - The Troll Farmer (No. 38)
Primeiro episódio da terceira temporada. É curioso porque como James Spader deixou bem claro numa entrevista que a série nem deveria ter chegado nessa terceira temporada. Ele afirmou que achava que no máximo haveria uma segunda temporada, isso se a audiência fosse realmente boa. E veja no que deu. Assim a mesma equipe técnica e o mesmo elenco retornou, afinal "Lista Negra" realmente se tornou um hit no mundo das séries. Nesse primeiro episódio a agente Elizabeth Keen (Megan Boone) e Raymond 'Red' Reddington (James Spader) precisam despistar até mesmo o FBI para que seus planos tenham sucesso. Enquanto isso Dembe recebe um contato que comprometerá seu futuro. Bom episódio, gostei mesmo. / The Blacklist 3.01 - The Troll Farmer (No. 38) (Estados Unidos, 2017) Direção: Michael W. Watkins / Roteiro: Jon Bokenkamp / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.02 - Marvin Gerard (No. 80)
Nesse segundo episódio a agente Elizabeth Keen (Megan Boone) enfrenta problemas. Ela então consegue abrigo na embaixada russa, mas isso também pode se tornar um sério problema. Já Raymond 'Red' Reddington (James Spader) procura por outra saída, pouco convencional, contando com a ajuda de um advogado de reputação não muito confiável. O curioso é perceber que Red jamais confiou no FBI e no seu estilo de trabalho. Coisas de um sujeito acostumado com o jogo sujo do mundo internacional do crime. Detalhe curioso: esse episódio foi dirigido por Andrew McCarthy, amigo de James Spader desde os tempos em que eles atuavam juntos em filmes de adolescentes nos anos 80. Amizade duradoura é isso aí. / The Blacklist 3.02 - Marvin Gerard (No. 80) (Estados Unidos, 2017) Direção: Andrew McCarthy / Roteiro: Jon Bokenkamp, Daniel Knauf / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.17 - Mr. Solomon (No. 32)
Um perigoso criminoso internacional foge da prisão. O FBI desconfia que ele está envolvido no meio de uma armação para a venda de uma arma nuclear! Para Raymond 'Red' Reddington (James Spader) tudo parece óbvio demais. Ele desconfia e com razão, uma vez que tudo não passa de uma corina de fumaça. O verdadeiro objetivo não é vender uma bomba atômica no mercado internacional, mas sim matar a agente Elizabeth Keen (Megan Boone). É um acerto de contas. Por falar em Liz esse episódio traz o seu casamento com Tom, ou melhor dizendo, a tentativa de se casar. Bem no meio da igreja acontece de tudo, inclusive uma chuva de balas. Sinceramente penso que "The Blacklist" já demonstra muitos sinais de desgaste. Os roteiros já vão se tornando repetitivos e a tentativa de reatar o romance entre Liz e Tom, depois de tantas coisas, soa como pura falta de imaginação dos roteiristas. A Megan Boone, que estava grávida de verdade durante as filmagens, tenta de tudo para levantar o interesse, mas tudo em vão. A série está começando a ficar rídicula mesmo. / The Blacklist 3.17 - Mr. Solomon (No. 32) (Estados Unidos, 2016) Estúdio: Universal Television, Sony Pictures / Direção: Eagle Egilsson / Roteiro: Jon Bokenkamp, Brian Studler / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff, Ryan Eggold, Amir Arison, Lance Henriksen
The Blacklist 3.18 - Mr. Solomon (No. 32): Conclusion
Depois de um tempo estou retomando "Blacklist". O episódio anterior terminou com o casamento de Liz. Aliás usar o verbo terminar vem bem a calhar porque foi uma chuva de balas. O vilão Mr. Solomon tentou matá-la de todas as formas, com um verdadeiro grupo de extermínio. Ela foge e consegue ir a um hospital, mas Raymond diz que é muito perigoso para ela estar ali. Assim um centro de tratamento é improvisado dentro de um night club! E ela tem seu filho bem ali, no meio da pista de dança! Nesse episódio também temos um aspecto interessante: após o parto ela apresenta complicações e supostamente vem a falecer! Isso mesmo, a protagonista Elizabeth Keen morre após ter seu filho! Dá para confiar? Ainda não assisti obviamente os próximos episódios, mas duvido muito que ela vá morrer mesmo. Me pareceu mais uma forçada de barra dos roteiristas que diga-se de passagem andaram exagerando muito na dose do absurdo nessa terceira temporada. Ou tudo não seria apenas um toque de fino ironia do ator James Spader, que inclusive agora é o produtor executivo da série? Bom, veremos nos próximos capítulos... / The Blacklist 3.18 - Mr. Solomon (No. 32): Conclusion (Estados Unidos, 2016) Estúdio: Universal Television / Direção: John Terlesky / Roteiro: Jon Bokenkamp , Daniel Cerone / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.19 - Cape May
No episódio anterior a agente Elizabeth Keen supostamente morreu no parto (acredite se quiser!). Assim Raymond 'Red' Reddington fica arrasado. Quando esse episódio começa ele está prostrado numa cama de uma casa de ópio, muito popular no oriente e nos bairros de orientais em grandes cidades chinesas (olha a Chinatown...). Pois bem, ele finalmente é acordado, se levanta, pega o primeiro táxi que encontra pela frente e vai para Cape May, um Balneário de gente rica localizado em New Jersey. E então começa um episódio que foge totalmente dos padrões da série. O roteiro valoriza o sobrenatural e o suspense com a chegada de uma mulher misteriosa. Inicialmente Red salva ela da morte, pois ela tenta se matar nas praias geladas da região. Depois a leva para casa. Ele não sabe seu nome, não a conhece. Tudo fica nas sombras, sem explicação. Há um homem com detector de metais nas areias da praia que não viu ninguém, mulher nenhuma. Quem é ela afinal? Apenas fruto da imaginação de Red? Esse "Cape May" é até muito bem produzido, cheio de ambientações. Totalmente fora da rota do que os espectadores da série estão acostumados a assistir. / The Blacklist 3.19 - Cape May (Estados Unidos, 2016) Estúdio: Universal Television, Sony Pictures / Direção: Michael W. Watkins / Roteiro: Jon Bokenkamp, Daniel Knauf / Elenco: James Spader, Diego Klattenhoff, Ryan Eggold, Lotte Verbeek, Harry Lennix, Hisham Tawfiq.
The Blacklist 3.20 - The Artax Network (No. 41)
Nesse episódio temos o funeral da agente Elizabeth Keen! Embora eu ainda esteja assistindo a série já deu para perceber que tudo isso parece mesmo um grande engodo por parte dos roteiristas! De qualquer maneira a morte de uma das protagonistas está na ordem do dia. Pois bem, depois disso Raymond 'Red' Reddington (Spader) decide ir até a casa do avô de Keen. Que ligação haveria entre esses dois homens? O que o passado escondeu? O roteiro apenas passeia na borda, mostrando numa série de diálogos em que é sutilmente sugerido que eles possuem seus segredos, mas sem nunca revelar quais são. Detalhe importante: esse personagem é interpretado pelo ator Brian Dennehy, um nome muito conhecido para quem curtia cinema nos anos 80. Entre os filmes ícones daquela década ele esteve em "Rambo" e "Cocoon", entre tantos outros. Revê-lo ao lado de James Spader (que interpretava riquinhos de má índole naqueles tempos) não deixa de ser um belo exercício de nostalgia para quem viveu a década de 1980. Por fim, é interessante salientar também que no final do episódio Red decide voltar para sua colaborção com o FBI, afinal de contas a série precisa seguir em frente. Negócios são negócios! / The Blacklist 3.20 - The Artax Network (No. 41) (Estados Unidos, 2016) Direção: Donald E. Thorin Jr / Roteiro: Jon Bokenkamp, Dawn DeNoon / Elenco: James Spader, Brian Dennehy, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3. 21 - Susan Hargrave (No. 18)
Quem é Susan Hargrave? Essa personagem assumirá importância cada vez maior nos episódios seguintes, por isso fique atento a ela. Para a crítica americana ela foi introduzida na série para contrabalancear a saída de Elizabeth Keen. E por falar nela o episódio começa justamente quando Raymond 'Red' Reddington (James Spader) vai atrás de seus assassinos. Na sua investigação descobre a existência de uma empresa que supostamente prestaria serviços de segurança, mas que na verdade faz todo tipo de jogo sujo, inclusive para o governo americano. Um dos melhores momentos do episódio acontece quando Red encontra a CEO, a executiva-chefe dessa empresa. Após um tenso encontro Red resolve colocar fim a tudo, disparando sua pistola. Assista para conferir. / The Blacklist 3. 21 - Susan Hargrave (No. 18) (Estados Unidos, 2016) Direção: Andrew McCarthy / Roteiro: Jon Bokenkamp, Vincent Angell / Elenco: James Spader, Famke Janssen, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.22 - Alexander Kirk (No. 14)
Penúltimo episódio da terceira temporada. O russo Alexander Kirk é o grande responsável pela morte da agente Keen. Um milionário russo que fez fortuna após a queda da União Soviética. Ele agora investe no tabuleiro político dos Estados Unidos, financiando um senador para concorrer à presidência. Jogo sujo, lavagem de dinheiro. 'Red' Reddington (James Spader) sabe que a melhor forma de atingi-lo é asfixiando suas finanças e assim é feito. Um assalto a banco é arquitetado como cortina de fumaça para a invasão ao sistema da agência onde ele mantém seu dinheiro. Nesse episódio também descobrimos mais coisas sobre Susan Hargrave. Ela é a mãe desconhecida de um dos personagens principais da série, enrolando ainda mais o meio de campo de Blacklist (no Brasil a série recebeu o título de "Lista Negra"). Com tantas reviravoltas não é de se admirar que os roteiristas tenham trabalho em dobro para manter o interesse do público no programa. / The Blacklist 3.22 - Alexander Kirk (No. 14) (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael Dinner / Roteiro: Jon Bokenkamp, Jon Bokenkamp / Elenco: James Spader, Famke Janssen, Ulrich Thomsen, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.23 - Alexander Kirk (No. 14): Conclusion
O que aconteceu nesse último episódio de Blacklist? A maior surpresa vem do fato de que a agente Elizabeth Keen (Megan Boone) não está morta! Isso mesmo, acredite se quiser. Quando o episódio começa Raymond 'Red' Reddington (Spader) está firme em sua busca de vingança. Ele quer acabar com a raça de Alexander Kirk, pois o culpa pela morte de Elizabeth. Só que Alexander também tem cartas na manga. Ele decide revidar o ataque, sequestrando a pequena Agnes e seu pai. Só que o episódio está cheio de reviravoltas. Quando o assassino contratado por Alexander está quase colocando as mãos neles, uma surpresa surge no ar. Eles despistam todos e vão para Cuba em uma avião monomotor! Mais estranho ainda, lá encontram finalmente Elizabeth Keen, que está sã e salva. E tudo foi armado pela velha assistente do próprio Red! Enfim, um jogo de traições sem limites! E não fica por aí. Na última cena duas revelações bombásticas. Elizabeth na verdade se chama Masha. É uma russa! E seu pai se revela a ela. Não é Red, como alguns pensavam, mas sim o próprio Alexander Kirk! Ok, agora pode explodir sua cabeça com tantas surpresas! / The Blacklist 3.23 - Alexander Kirk (No. 14): Conclusion (Estados Unidos, 2016) Direção: Bill Roe / Roteiro: Jon Bokenkamp, Lukas Reiter / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
Pablo Aluísio.
Primeiro episódio da terceira temporada. É curioso porque como James Spader deixou bem claro numa entrevista que a série nem deveria ter chegado nessa terceira temporada. Ele afirmou que achava que no máximo haveria uma segunda temporada, isso se a audiência fosse realmente boa. E veja no que deu. Assim a mesma equipe técnica e o mesmo elenco retornou, afinal "Lista Negra" realmente se tornou um hit no mundo das séries. Nesse primeiro episódio a agente Elizabeth Keen (Megan Boone) e Raymond 'Red' Reddington (James Spader) precisam despistar até mesmo o FBI para que seus planos tenham sucesso. Enquanto isso Dembe recebe um contato que comprometerá seu futuro. Bom episódio, gostei mesmo. / The Blacklist 3.01 - The Troll Farmer (No. 38) (Estados Unidos, 2017) Direção: Michael W. Watkins / Roteiro: Jon Bokenkamp / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.02 - Marvin Gerard (No. 80)
Nesse segundo episódio a agente Elizabeth Keen (Megan Boone) enfrenta problemas. Ela então consegue abrigo na embaixada russa, mas isso também pode se tornar um sério problema. Já Raymond 'Red' Reddington (James Spader) procura por outra saída, pouco convencional, contando com a ajuda de um advogado de reputação não muito confiável. O curioso é perceber que Red jamais confiou no FBI e no seu estilo de trabalho. Coisas de um sujeito acostumado com o jogo sujo do mundo internacional do crime. Detalhe curioso: esse episódio foi dirigido por Andrew McCarthy, amigo de James Spader desde os tempos em que eles atuavam juntos em filmes de adolescentes nos anos 80. Amizade duradoura é isso aí. / The Blacklist 3.02 - Marvin Gerard (No. 80) (Estados Unidos, 2017) Direção: Andrew McCarthy / Roteiro: Jon Bokenkamp, Daniel Knauf / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.17 - Mr. Solomon (No. 32)
Um perigoso criminoso internacional foge da prisão. O FBI desconfia que ele está envolvido no meio de uma armação para a venda de uma arma nuclear! Para Raymond 'Red' Reddington (James Spader) tudo parece óbvio demais. Ele desconfia e com razão, uma vez que tudo não passa de uma corina de fumaça. O verdadeiro objetivo não é vender uma bomba atômica no mercado internacional, mas sim matar a agente Elizabeth Keen (Megan Boone). É um acerto de contas. Por falar em Liz esse episódio traz o seu casamento com Tom, ou melhor dizendo, a tentativa de se casar. Bem no meio da igreja acontece de tudo, inclusive uma chuva de balas. Sinceramente penso que "The Blacklist" já demonstra muitos sinais de desgaste. Os roteiros já vão se tornando repetitivos e a tentativa de reatar o romance entre Liz e Tom, depois de tantas coisas, soa como pura falta de imaginação dos roteiristas. A Megan Boone, que estava grávida de verdade durante as filmagens, tenta de tudo para levantar o interesse, mas tudo em vão. A série está começando a ficar rídicula mesmo. / The Blacklist 3.17 - Mr. Solomon (No. 32) (Estados Unidos, 2016) Estúdio: Universal Television, Sony Pictures / Direção: Eagle Egilsson / Roteiro: Jon Bokenkamp, Brian Studler / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff, Ryan Eggold, Amir Arison, Lance Henriksen
The Blacklist 3.18 - Mr. Solomon (No. 32): Conclusion
Depois de um tempo estou retomando "Blacklist". O episódio anterior terminou com o casamento de Liz. Aliás usar o verbo terminar vem bem a calhar porque foi uma chuva de balas. O vilão Mr. Solomon tentou matá-la de todas as formas, com um verdadeiro grupo de extermínio. Ela foge e consegue ir a um hospital, mas Raymond diz que é muito perigoso para ela estar ali. Assim um centro de tratamento é improvisado dentro de um night club! E ela tem seu filho bem ali, no meio da pista de dança! Nesse episódio também temos um aspecto interessante: após o parto ela apresenta complicações e supostamente vem a falecer! Isso mesmo, a protagonista Elizabeth Keen morre após ter seu filho! Dá para confiar? Ainda não assisti obviamente os próximos episódios, mas duvido muito que ela vá morrer mesmo. Me pareceu mais uma forçada de barra dos roteiristas que diga-se de passagem andaram exagerando muito na dose do absurdo nessa terceira temporada. Ou tudo não seria apenas um toque de fino ironia do ator James Spader, que inclusive agora é o produtor executivo da série? Bom, veremos nos próximos capítulos... / The Blacklist 3.18 - Mr. Solomon (No. 32): Conclusion (Estados Unidos, 2016) Estúdio: Universal Television / Direção: John Terlesky / Roteiro: Jon Bokenkamp , Daniel Cerone / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.19 - Cape May
No episódio anterior a agente Elizabeth Keen supostamente morreu no parto (acredite se quiser!). Assim Raymond 'Red' Reddington fica arrasado. Quando esse episódio começa ele está prostrado numa cama de uma casa de ópio, muito popular no oriente e nos bairros de orientais em grandes cidades chinesas (olha a Chinatown...). Pois bem, ele finalmente é acordado, se levanta, pega o primeiro táxi que encontra pela frente e vai para Cape May, um Balneário de gente rica localizado em New Jersey. E então começa um episódio que foge totalmente dos padrões da série. O roteiro valoriza o sobrenatural e o suspense com a chegada de uma mulher misteriosa. Inicialmente Red salva ela da morte, pois ela tenta se matar nas praias geladas da região. Depois a leva para casa. Ele não sabe seu nome, não a conhece. Tudo fica nas sombras, sem explicação. Há um homem com detector de metais nas areias da praia que não viu ninguém, mulher nenhuma. Quem é ela afinal? Apenas fruto da imaginação de Red? Esse "Cape May" é até muito bem produzido, cheio de ambientações. Totalmente fora da rota do que os espectadores da série estão acostumados a assistir. / The Blacklist 3.19 - Cape May (Estados Unidos, 2016) Estúdio: Universal Television, Sony Pictures / Direção: Michael W. Watkins / Roteiro: Jon Bokenkamp, Daniel Knauf / Elenco: James Spader, Diego Klattenhoff, Ryan Eggold, Lotte Verbeek, Harry Lennix, Hisham Tawfiq.
The Blacklist 3.20 - The Artax Network (No. 41)
Nesse episódio temos o funeral da agente Elizabeth Keen! Embora eu ainda esteja assistindo a série já deu para perceber que tudo isso parece mesmo um grande engodo por parte dos roteiristas! De qualquer maneira a morte de uma das protagonistas está na ordem do dia. Pois bem, depois disso Raymond 'Red' Reddington (Spader) decide ir até a casa do avô de Keen. Que ligação haveria entre esses dois homens? O que o passado escondeu? O roteiro apenas passeia na borda, mostrando numa série de diálogos em que é sutilmente sugerido que eles possuem seus segredos, mas sem nunca revelar quais são. Detalhe importante: esse personagem é interpretado pelo ator Brian Dennehy, um nome muito conhecido para quem curtia cinema nos anos 80. Entre os filmes ícones daquela década ele esteve em "Rambo" e "Cocoon", entre tantos outros. Revê-lo ao lado de James Spader (que interpretava riquinhos de má índole naqueles tempos) não deixa de ser um belo exercício de nostalgia para quem viveu a década de 1980. Por fim, é interessante salientar também que no final do episódio Red decide voltar para sua colaborção com o FBI, afinal de contas a série precisa seguir em frente. Negócios são negócios! / The Blacklist 3.20 - The Artax Network (No. 41) (Estados Unidos, 2016) Direção: Donald E. Thorin Jr / Roteiro: Jon Bokenkamp, Dawn DeNoon / Elenco: James Spader, Brian Dennehy, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3. 21 - Susan Hargrave (No. 18)
Quem é Susan Hargrave? Essa personagem assumirá importância cada vez maior nos episódios seguintes, por isso fique atento a ela. Para a crítica americana ela foi introduzida na série para contrabalancear a saída de Elizabeth Keen. E por falar nela o episódio começa justamente quando Raymond 'Red' Reddington (James Spader) vai atrás de seus assassinos. Na sua investigação descobre a existência de uma empresa que supostamente prestaria serviços de segurança, mas que na verdade faz todo tipo de jogo sujo, inclusive para o governo americano. Um dos melhores momentos do episódio acontece quando Red encontra a CEO, a executiva-chefe dessa empresa. Após um tenso encontro Red resolve colocar fim a tudo, disparando sua pistola. Assista para conferir. / The Blacklist 3. 21 - Susan Hargrave (No. 18) (Estados Unidos, 2016) Direção: Andrew McCarthy / Roteiro: Jon Bokenkamp, Vincent Angell / Elenco: James Spader, Famke Janssen, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.22 - Alexander Kirk (No. 14)
Penúltimo episódio da terceira temporada. O russo Alexander Kirk é o grande responsável pela morte da agente Keen. Um milionário russo que fez fortuna após a queda da União Soviética. Ele agora investe no tabuleiro político dos Estados Unidos, financiando um senador para concorrer à presidência. Jogo sujo, lavagem de dinheiro. 'Red' Reddington (James Spader) sabe que a melhor forma de atingi-lo é asfixiando suas finanças e assim é feito. Um assalto a banco é arquitetado como cortina de fumaça para a invasão ao sistema da agência onde ele mantém seu dinheiro. Nesse episódio também descobrimos mais coisas sobre Susan Hargrave. Ela é a mãe desconhecida de um dos personagens principais da série, enrolando ainda mais o meio de campo de Blacklist (no Brasil a série recebeu o título de "Lista Negra"). Com tantas reviravoltas não é de se admirar que os roteiristas tenham trabalho em dobro para manter o interesse do público no programa. / The Blacklist 3.22 - Alexander Kirk (No. 14) (Estados Unidos, 2016) Direção: Michael Dinner / Roteiro: Jon Bokenkamp, Jon Bokenkamp / Elenco: James Spader, Famke Janssen, Ulrich Thomsen, Diego Klattenhoff.
The Blacklist 3.23 - Alexander Kirk (No. 14): Conclusion
O que aconteceu nesse último episódio de Blacklist? A maior surpresa vem do fato de que a agente Elizabeth Keen (Megan Boone) não está morta! Isso mesmo, acredite se quiser. Quando o episódio começa Raymond 'Red' Reddington (Spader) está firme em sua busca de vingança. Ele quer acabar com a raça de Alexander Kirk, pois o culpa pela morte de Elizabeth. Só que Alexander também tem cartas na manga. Ele decide revidar o ataque, sequestrando a pequena Agnes e seu pai. Só que o episódio está cheio de reviravoltas. Quando o assassino contratado por Alexander está quase colocando as mãos neles, uma surpresa surge no ar. Eles despistam todos e vão para Cuba em uma avião monomotor! Mais estranho ainda, lá encontram finalmente Elizabeth Keen, que está sã e salva. E tudo foi armado pela velha assistente do próprio Red! Enfim, um jogo de traições sem limites! E não fica por aí. Na última cena duas revelações bombásticas. Elizabeth na verdade se chama Masha. É uma russa! E seu pai se revela a ela. Não é Red, como alguns pensavam, mas sim o próprio Alexander Kirk! Ok, agora pode explodir sua cabeça com tantas surpresas! / The Blacklist 3.23 - Alexander Kirk (No. 14): Conclusion (Estados Unidos, 2016) Direção: Bill Roe / Roteiro: Jon Bokenkamp, Lukas Reiter / Elenco: James Spader, Megan Boone, Diego Klattenhoff.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Penny Dreadful - Terceira Temporada
Penny Dreadful 3.01 - The Day Tennyson Died
Primeiro episódio da nova temporada. É interessante que no final da temporada anterior todos os personagens pareciam ir embora, para sempre. Agora todos estão de volta, de uma forma ou outra. Vanessa Ives (Eva Green) ressurge depois de uma forte depressão que a deixou arrasada. Escondida em sua casa, com muita sujeira e lixo, ela finalmente recomeça a andar. Aos poucos se recuperando, ela começa a frequentar uma terapeuta e conhece um interessante professor de história natural no museu de Londres. Sir Malcolm Murray (Dalton) é outro que parece retornar. Em um continente distante, ele percebe que é chegada a hora de retornar para Londres. Já o Dr. Victor Frankenstein (Harry Treadaway) ressurge para apresentar o novo personagem da série, o Dr. Henry Jekyll (sim, do clássico "O Médico e o Monstro", aqui interpretado pelo ator Shazad Latif em papel de um indiano!). Victor quer sua ajuda para destruir suas "criações"! Outro excelente ponto narrativo surge com Ethan Chandler (Josh Hartnett) que de volta aos Estados Unidos acaba sendo sequestrado por uma quadrilha de bandoleiros, provavelmente a mando de seu pai. O que esses cowboys criminosos nem desconfiam é que estão correndo risco todas as noites, principalmente naquelas com lua cheia. Por fim, na cena final, uma ótima notícia para os fãs da série que desejam a chegada do maior dos vampiros, o Conde Drácula. Ele finalmente surge, mas sem sair das sombras, por enquanto. Tudo o que podemos ouvir é sua voz, imersa nas sombras da noite. Ele quer colocar as mãos em determinadas pessoas e começa a usar seus vassalos para isso. Enfim, gostei bastante desse novo episódio. Trazendo novos personagens clássicos de terror, mantendo o mesmo nível das boas temporadas anteriores. Uma coisa parece certa: vem coisa boa por aí. Só nos resta aguardar. / Penny Dreadful 3.01 - The Day Tennyson Died (Estados Unidos, Inglaterra, 2016) Direção: Damon Thomas / Roteiro: John Logan / Elenco: Timothy Dalton, Eva Green, Harry Treadaway, Josh Hartnett.
Penny Dreadful 3.02 - Predators Far and Near
Esse episódio é vital para compreender essa nova temporada, principalmente pela última cena que revela a verdadeira identidade do Conde Drácula. Pois bem, mas antes disso coisas interessantes acontecem. Ethan Chandler segue prisioneiro no oeste selvagem. Seu pai contratou um bando de criminosos para capturá-lo, só que uma lua cheia acaba ficando bem no meio do caminho. Daí já sabemos: massacre e corpos por todos os lados. Uma das jovens bruxas, da temporada anterior, o segue pelo meio do deserto, revelando uma verdadeira parceria entre as bestas. Enquanto isso Vanessa continua suas sessões de análise. Dessa vez ela resolve contar tudo (ou quase tudo) para sua terapeuta, que grava tudo em uma primitiva máquina de gravação (ainda nos primórdios do gramofone de rolo!). Ao se recuperar Vanessa acaba se interessando verdadeiramente por um culto (e tímido) professor de zoologia do museu de história natural de Londres. Ela inclusive o chama para um encontro e ambos acabam assistindo a uma sessão primitiva de cinema onde o personagem Nemo, de Julio Verne, é a grande estrela. Tudo muito agradável, porém Vanessa, embora enamorada, já começa a sentir os primeiros instintos de que algo não está certo. Por fim o casal formado por Dorian Gray e sua musa salvam uma jovem de um evento brutal e insano onde um bando de ricaços pagam para ver a morte real de uma pessoa inocente. Claro que Gray e sua querida dama acabam matando todos os presentes. Mais um banho de sangue dentro da série, que nessa terceira temporada, ainda está tecendo todos os detalhes de um enredo que aos poucos vai se conectando. / Penny Dreadful 3.02 - Predators Far and Near (Estados Unidos, 2016) Direção: Damon Thomas / Roteiro: John Logan / Elenco: Reeve Carney, Timothy Dalton, Eva Green.
Penny Dreadful 3.03 - Good and Evil Braided Be
E segue a terceira temporada de "Penny Dreadful". Nesse episódio algumas cenas são mais do que interessantes. Vanessa Ives (Eva Green) continua encantada com o charmoso e elegante professor do museu de ciências naturais de Londres, sem nem ao menos desconfiar sobre sua real identidade. O sujeito é o próprio Drácula! Confesso que não gostei muito do ator Christian Camargo que foi escalado para esse papel. Não faz jus ao personagem mitológico. Há uma boa sequência na sala de espelhos de um parque de diversões antigos que me chegou a lembrar de Orson Welles, porém nada muito aprofundado. Já para os que gostam de cenas mais sangrentas há uma orgia celebrada por Dorian Gray (Reeve Carney) e suas súditas. Visceral, mas também impactante. No eixo central da trama também temos ainda a caça em busca de Ethan Chandler (Josh Hartnett). Ele está cruzando o velho oeste americano ao lado de uma das jovens bruxas (da temporada anterior). Apesar de bem realizadas essas cenas ainda não impressionaram muito e nem despontaram como era previsto. Anda me soando como encheção de linguiça. Espero sinceramente que melhorem. E por fim há a descoberta por parte de John Clare de sua antiga família. Com resquicios de mémorias, antes de se tornar a criatura do Dr. Victor Frankenstein, ele finalmente reencontra sua esposa e filho. Essa linha narrativa com certeza promete. / Penny Dreadful 3.03 - Good and Evil Braided Be (Estados Unidos, 2016) Direção: Damon Thomas / Roteiro: John Logan / Elenco: Timothy Dalton, Eva Green, Josh Hartnett.
Penny Dreadful 3.04 - A Blade of Grass
Em se tratando de "Penny Dreadful" você nunca estará totalmente surpreendido, pois surpresas podem surgir a cada episódio. Veja o caso desse quarto episódio da terceira temporada. Ele é todo passado dentro de um cela de manicômio. É lá que está Vanessa Ives (Eva Green), ou melhor dizendo, é lá que está a mente dela. Ives resolve radicalizar em sua terapia e se submete a uma sessão de hipnose. Isso a leva para os dias em que estava completamente enlouquecida, internada em um hospício. A partir daí, dentro dessa cela com paredes acolchoadas para evitar tentativas de se matar, ela começa a surtar, tendo alucinações, misturando delírio com realidade. Ótimo roteiro, até com toques teatrais. Em cena praticamente temos apenas três atores. Em um primeiro plano Eva Green e Patti LuPone, na sessão de hipnose, e no segundo encontramos Green e Rory Kinnear (como o funcionário da instituição psiquiátrica que lhe serve refeições). Quando Vanessa se recusa a se alimentar ele usa de meios violentos para que ela não morra de inanição e fome. E no roteiro temos um aspecto curioso, com o surgimento do próprio anjo caído e do senhor das criaturas da noite, tentando dominar a alma de Vanessa Ives, que para eles tem um enorme valor espiritual. Quem vencerá esse duelo sobrenatural? Assista ao episódio para conferir. Enfim, um dos melhores episódios dessa temporada, algo pesada, nada sutil ou leve, mas tudo muito bem realizado e interpretado. Excelente. / Penny Dreadful 3.04 - A Blade of Grass (Estados Unidos, 2016) Direção: Toa Fraser / Roteiro: John Logan / Elenco: Eva Green, Timothy Dalton, Rory Kinnear, Patti LuPone, Harry Treadaway, Josh Hartnett / Estúdio: Showtime Networks.
Penny Dreadful 3.09 - The Blessed Dark
A série se encerra aqui, nesse episódio. Três temporadas apenas e nada mais. Os produtores tiveram o bom senso de não saturar o programa, alongando temporada após temporada, apenas para faturar em cima de uma boa audiência. O fato é que algumas tramas não necessitam de muitas e infindáveis temporadas para serem contadas. É melhor ser preciso e eficiente, indo direto ao ponto. De maneira em geral "Penny Dreadful" manteve essa linha, com ótima produção, temporadas pequenas, excelentes roteiros e efeitos especiais que ajudaram a contar o enredo, não tomando o protagonismo. Nesse último episódio temos como destaque (não poderia ser diferente) o foco na personagem Vanessa Ives (Eva Green). Durante toda a série ela transitou entre a luz e as sombras e aqui finalmente encontrou seu destino final. Gostei da resolução, onde a trama ficou sem pontas soltas. Sem dúvida essa série foi acima da média, mantendo ótima qualidade em seus episódios, do primeiro ao último. Uma série de fato primorosa em aspectos técnicos e artísticos. / Penny Dreadful 3.09 - The Blessed Dark (Estados Unidos, 2016) Direção: Paco Cabezas / Roteiro: John Logan / Elenco: Eva Green, Timothy Dalton, Harry Treadaway, Josh Hartnett.
Pablo Aluisio.
Primeiro episódio da nova temporada. É interessante que no final da temporada anterior todos os personagens pareciam ir embora, para sempre. Agora todos estão de volta, de uma forma ou outra. Vanessa Ives (Eva Green) ressurge depois de uma forte depressão que a deixou arrasada. Escondida em sua casa, com muita sujeira e lixo, ela finalmente recomeça a andar. Aos poucos se recuperando, ela começa a frequentar uma terapeuta e conhece um interessante professor de história natural no museu de Londres. Sir Malcolm Murray (Dalton) é outro que parece retornar. Em um continente distante, ele percebe que é chegada a hora de retornar para Londres. Já o Dr. Victor Frankenstein (Harry Treadaway) ressurge para apresentar o novo personagem da série, o Dr. Henry Jekyll (sim, do clássico "O Médico e o Monstro", aqui interpretado pelo ator Shazad Latif em papel de um indiano!). Victor quer sua ajuda para destruir suas "criações"! Outro excelente ponto narrativo surge com Ethan Chandler (Josh Hartnett) que de volta aos Estados Unidos acaba sendo sequestrado por uma quadrilha de bandoleiros, provavelmente a mando de seu pai. O que esses cowboys criminosos nem desconfiam é que estão correndo risco todas as noites, principalmente naquelas com lua cheia. Por fim, na cena final, uma ótima notícia para os fãs da série que desejam a chegada do maior dos vampiros, o Conde Drácula. Ele finalmente surge, mas sem sair das sombras, por enquanto. Tudo o que podemos ouvir é sua voz, imersa nas sombras da noite. Ele quer colocar as mãos em determinadas pessoas e começa a usar seus vassalos para isso. Enfim, gostei bastante desse novo episódio. Trazendo novos personagens clássicos de terror, mantendo o mesmo nível das boas temporadas anteriores. Uma coisa parece certa: vem coisa boa por aí. Só nos resta aguardar. / Penny Dreadful 3.01 - The Day Tennyson Died (Estados Unidos, Inglaterra, 2016) Direção: Damon Thomas / Roteiro: John Logan / Elenco: Timothy Dalton, Eva Green, Harry Treadaway, Josh Hartnett.
Esse episódio é vital para compreender essa nova temporada, principalmente pela última cena que revela a verdadeira identidade do Conde Drácula. Pois bem, mas antes disso coisas interessantes acontecem. Ethan Chandler segue prisioneiro no oeste selvagem. Seu pai contratou um bando de criminosos para capturá-lo, só que uma lua cheia acaba ficando bem no meio do caminho. Daí já sabemos: massacre e corpos por todos os lados. Uma das jovens bruxas, da temporada anterior, o segue pelo meio do deserto, revelando uma verdadeira parceria entre as bestas. Enquanto isso Vanessa continua suas sessões de análise. Dessa vez ela resolve contar tudo (ou quase tudo) para sua terapeuta, que grava tudo em uma primitiva máquina de gravação (ainda nos primórdios do gramofone de rolo!). Ao se recuperar Vanessa acaba se interessando verdadeiramente por um culto (e tímido) professor de zoologia do museu de história natural de Londres. Ela inclusive o chama para um encontro e ambos acabam assistindo a uma sessão primitiva de cinema onde o personagem Nemo, de Julio Verne, é a grande estrela. Tudo muito agradável, porém Vanessa, embora enamorada, já começa a sentir os primeiros instintos de que algo não está certo. Por fim o casal formado por Dorian Gray e sua musa salvam uma jovem de um evento brutal e insano onde um bando de ricaços pagam para ver a morte real de uma pessoa inocente. Claro que Gray e sua querida dama acabam matando todos os presentes. Mais um banho de sangue dentro da série, que nessa terceira temporada, ainda está tecendo todos os detalhes de um enredo que aos poucos vai se conectando. / Penny Dreadful 3.02 - Predators Far and Near (Estados Unidos, 2016) Direção: Damon Thomas / Roteiro: John Logan / Elenco: Reeve Carney, Timothy Dalton, Eva Green.
Penny Dreadful 3.03 - Good and Evil Braided Be
E segue a terceira temporada de "Penny Dreadful". Nesse episódio algumas cenas são mais do que interessantes. Vanessa Ives (Eva Green) continua encantada com o charmoso e elegante professor do museu de ciências naturais de Londres, sem nem ao menos desconfiar sobre sua real identidade. O sujeito é o próprio Drácula! Confesso que não gostei muito do ator Christian Camargo que foi escalado para esse papel. Não faz jus ao personagem mitológico. Há uma boa sequência na sala de espelhos de um parque de diversões antigos que me chegou a lembrar de Orson Welles, porém nada muito aprofundado. Já para os que gostam de cenas mais sangrentas há uma orgia celebrada por Dorian Gray (Reeve Carney) e suas súditas. Visceral, mas também impactante. No eixo central da trama também temos ainda a caça em busca de Ethan Chandler (Josh Hartnett). Ele está cruzando o velho oeste americano ao lado de uma das jovens bruxas (da temporada anterior). Apesar de bem realizadas essas cenas ainda não impressionaram muito e nem despontaram como era previsto. Anda me soando como encheção de linguiça. Espero sinceramente que melhorem. E por fim há a descoberta por parte de John Clare de sua antiga família. Com resquicios de mémorias, antes de se tornar a criatura do Dr. Victor Frankenstein, ele finalmente reencontra sua esposa e filho. Essa linha narrativa com certeza promete. / Penny Dreadful 3.03 - Good and Evil Braided Be (Estados Unidos, 2016) Direção: Damon Thomas / Roteiro: John Logan / Elenco: Timothy Dalton, Eva Green, Josh Hartnett.
Penny Dreadful 3.04 - A Blade of Grass
Em se tratando de "Penny Dreadful" você nunca estará totalmente surpreendido, pois surpresas podem surgir a cada episódio. Veja o caso desse quarto episódio da terceira temporada. Ele é todo passado dentro de um cela de manicômio. É lá que está Vanessa Ives (Eva Green), ou melhor dizendo, é lá que está a mente dela. Ives resolve radicalizar em sua terapia e se submete a uma sessão de hipnose. Isso a leva para os dias em que estava completamente enlouquecida, internada em um hospício. A partir daí, dentro dessa cela com paredes acolchoadas para evitar tentativas de se matar, ela começa a surtar, tendo alucinações, misturando delírio com realidade. Ótimo roteiro, até com toques teatrais. Em cena praticamente temos apenas três atores. Em um primeiro plano Eva Green e Patti LuPone, na sessão de hipnose, e no segundo encontramos Green e Rory Kinnear (como o funcionário da instituição psiquiátrica que lhe serve refeições). Quando Vanessa se recusa a se alimentar ele usa de meios violentos para que ela não morra de inanição e fome. E no roteiro temos um aspecto curioso, com o surgimento do próprio anjo caído e do senhor das criaturas da noite, tentando dominar a alma de Vanessa Ives, que para eles tem um enorme valor espiritual. Quem vencerá esse duelo sobrenatural? Assista ao episódio para conferir. Enfim, um dos melhores episódios dessa temporada, algo pesada, nada sutil ou leve, mas tudo muito bem realizado e interpretado. Excelente. / Penny Dreadful 3.04 - A Blade of Grass (Estados Unidos, 2016) Direção: Toa Fraser / Roteiro: John Logan / Elenco: Eva Green, Timothy Dalton, Rory Kinnear, Patti LuPone, Harry Treadaway, Josh Hartnett / Estúdio: Showtime Networks.
Penny Dreadful 3.09 - The Blessed Dark
A série se encerra aqui, nesse episódio. Três temporadas apenas e nada mais. Os produtores tiveram o bom senso de não saturar o programa, alongando temporada após temporada, apenas para faturar em cima de uma boa audiência. O fato é que algumas tramas não necessitam de muitas e infindáveis temporadas para serem contadas. É melhor ser preciso e eficiente, indo direto ao ponto. De maneira em geral "Penny Dreadful" manteve essa linha, com ótima produção, temporadas pequenas, excelentes roteiros e efeitos especiais que ajudaram a contar o enredo, não tomando o protagonismo. Nesse último episódio temos como destaque (não poderia ser diferente) o foco na personagem Vanessa Ives (Eva Green). Durante toda a série ela transitou entre a luz e as sombras e aqui finalmente encontrou seu destino final. Gostei da resolução, onde a trama ficou sem pontas soltas. Sem dúvida essa série foi acima da média, mantendo ótima qualidade em seus episódios, do primeiro ao último. Uma série de fato primorosa em aspectos técnicos e artísticos. / Penny Dreadful 3.09 - The Blessed Dark (Estados Unidos, 2016) Direção: Paco Cabezas / Roteiro: John Logan / Elenco: Eva Green, Timothy Dalton, Harry Treadaway, Josh Hartnett.
Pablo Aluisio.
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