sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O Indomável

Esse é um dos últimos grandes filmes da carreira de Paul Newman. Poderíamos até dizer que foi o último em termos de grande qualidade em atuação. Ele interpreta um sujeito comum, que vive no subúrbio, que vai levando sua vida numa certa calma e tranquilidade. Quando consegue algum trabalho vai para o serviço na construção civil e quando tem algum dinheiro no bolso gasta no bar local. Na verdade seu personagem nunca quis assumir as responsabilidades da vida adulta. Tudo muda quando seu filho e seu neto chegam para uma visita. Ora, logo ele que nunca quis muita coisa com a paternidade, se ver assim logo de cara tendo que ser pai e avô ao mesmo tempo logo se torna um desafio.

É um filme importante porque mostra que Paul Newman, apesar da idade, estava em plena forma. Seu talento continuava intacto. Vale lembrar que em sua carta de despedida da profissão, quando anunciou que iria se aposentar, ele escreveu que não conseguia mais memorizar suas falhas e nem atuar bem, por causa da velhice. Uma ética de trabalho admirável. Isso porém só aconteceria alguns anos depois da realização desse filme, que repito, é um dos últimos grandes trabalhos de sua carreira memorável. Um trabalho aliás tão bom que lhe rendeu uma indicação ao Oscar! Pelo conjunto da obra deveria ter sido premiado.

O Indomável - Assim é Minha Vida (Nobody's Fool, Estados Unidos, 1994) Direção: Robert Benton / Roteiro: Robert Benton / Elenco: Paul Newman, Bruce Willis, Jessica Tandy, Melanie Griffith, Philip Seymour Hoffman, Philip Bosco / Sinopse: Baseado no romance escrito por Richard Russo, o filme conta a história de Sully (Paul Newman), um homem na terceira idade que é surpreendido com a chegada de seu filho e seu neto que deseja conhecê-lo. Agora ele terá que ser pai e avô ao mesmo tempo, algo que sempre deixou em segundo plano na sua vida. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Ator (Paul Newman) e Melhor Roteiro Adaptado (Robert Benton). Indicado ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (Paul Newman).

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Como um ator desse quilate nunca ganhou um Oscar? Ganhou depois em "A Cor do Dinheiro", quase como uma esmola. Detalhe: Foi indicado dez vêzes e só ganhou uma.

    ResponderExcluir
  2. So deram o Oscar no final de sua carreira, como um prêmio de consolação. O mesmo aconteceu com o grande Charles Chaplin. Injustiças históricas.

    ResponderExcluir
  3. E pensar que o Paul Newman, no inicio da carreira, nada mais era que a segunda opção para filmes que o James Dean não faria. Se bem que isso também não e pouca coisa.

    ResponderExcluir
  4. "Eu sempre peguei os filmes que o James Dean não fazia". Frase do próprio Paul Newman. Depois da morte do Dean não faltaram mais papéis e ele foi muito bem sucedido na carreira ao longo dos anos. Clássicos do cinema não faltaram em sua filmografia. Pobre James Dean, não teve tempo nem para isso...

    ResponderExcluir