segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

O Conde de Monte Cristo

Adaptação da famosa obra escrita pelo autor Alexandre Dumas. No enredo um marinheiro é falsamente acusado de traição por seu melhor amigo Fernand, que no fundo deseja apenas ficar com sua namorada. Preso, é enviado para uma prisão distante na ilha de Chateau d'If. Lá ele fica preso por longos 13 anos; mas não esquece de quem o traiu. Tudo o que ele deseja é escapar para se vingar dos responsáveis que o levaram àquela situação degradante. De volta à liberdade finalmente recomeça sua vida, se tornando um homem rico e importante, o Conde de Monte Cristo. Agora finalmente chegou o momento de colocar em prática seu plano de vingança. Assisti na época de seu lançamento, ainda em VHS e confesso que gostei bastante. Como se trata de uma obra que ganhou inúmeras versões para o cinema ao longo dos anos era mesmo de se esperar que houvesse um considerável número de críticas negativas, quase sempre comparando com outros clássicos do passado. Bobagem.

Na verdade o filme deve ser analisado por si mesmo, por suas próprias qualidades artísticas. E sob esse ponto de vista temos que dar o braço a torcer. Há uma excelente reconstituição de época, elenco afiado e um roteiro bem estruturado, sem perda de ritmo ou queda no desenvolvimento da trama. Jim Caviezel está muito bem interpretando Edmond Dantes, mas quem rouba mesmo o filme em termos de atuação é Guy Pearce como Fernand Mondego. Esse tipo de personagem é daquele tipo que adoramos odiar (por mais contraditório que seja essa frase). Do ponto de vista do diretor Kevin Reynolds o filme só não foi melhor recebido porque afinal de contas era uma produção americana lidando com um clássico da literatura francesa. Como se sabe os franceses são muito ciosos de sua arte e sempre ficam incomodados quando estrangeiros mexem com sua secular cultura. Releve isso e se divirta com a maravilhosa imaginação do genial Alexandre Dumas.

O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo, Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, 2002) Direção: Kevin Reynolds / Roteiro: Jay Wolpert / Elenco: Jim Caviezel, Guy Pearce, Richard Harris / Estúdio: Touchstone Pictures / Sinopse: Um homem é acusado injustamente de crimes que nunca cometeu. Uma vez livre retorna, já rico e poderoso, para acertar contas com todos os que tentaram suas destruição anos antes. Adaptação da obra literária clássica escrita pelo grande escritor Alexandre Dumas.

Pablo Aluísio.

Um comentário: