domingo, 3 de fevereiro de 2019

Joana d'Arc

Durante a Idade Média, a jovem Joana d'Arc (Milla Jovovich) afirma ter visões de natureza espiritual que a dizem que ela deve marchar ao lado dos soldados franceses contra os inimigos no campo de batalha. A guerra parece não ter fim e o número de mortes é enorme. Com Joana em cena as coisas finalmente mudam, levando o exército francês a colecionar uma série de vitórias contra as tropas inglesas. Algo que logo chama a atenção dos nobres e membros do clero que começam a conspirar contra Joana e suas estranhas visões. Em pouco tempo ela se torna uma peça no perigoso jogo político europeu da época.  

Uma visão do diretor francês Luc Besson sobre um dos maiores ícones históricos de seu país, a lendária Joana d'Arc. Não há como negar que a produção é excelente, assim como a direção de arte e a reconstituição de época. Tudo está lá, os figurinos, as grandes cenas de batalhas, as armaduras medievais brilhantes, realmente uma obra impecável em todos esses aspectos. Besson só errou mesmo (e feio) ao escolher a atriz Milla Jovovich para interpretar a complexa Joana. Veja, em filmes baseados em efeitos especiais até que Jovovich consegue convencer um pouquinho. Sua falta de talento dramático não chega a incomodar ninguém.

Agora em filmes como esse, com rico e estruturado background narrativo em que se exige no mínimo uma boa atuação da protagonista, a situação ficou ruim e decepcionante. O fato é que Milla Jovovich é inexpressiva em termos dramáticos e isso se acentua ainda mais quando a comparamos com John Malkovich que é um mestre da atuação. Assim, com uma escolha de casting tão ruim não é de se admirar que tudo vá por água abaixo. Esse filme é a prova definitiva de que um dos maiores cuidados que se teve ter em filmes históricos é a escolha correta do elenco principal, caso contrário tudo soará falso, nada convincente. Esse foi o grande deslize de Luc Besson nessa fita. Um erro que custou muito caro, vamos convir.

Joana d'Arc (Joan of Arc, França, 1999) Direção: Luc Besson / Roteiro: Andrew Birkin, Luc Besson / Elenco: Milla Jovovich, John Malkovich, Rab Affleck / Sinopse: O filme conta a história da famosa Joana, uma jovem francesa que se tornou símbolo de fé e luta durante a Idade Média. Filme vencedor do César Awards na categoria de Melhor Som.
  
Pablo Aluísio.

Um comentário: