domingo, 11 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XIX

Choro por ti, Argentina!
Ontem a Argentina elegeu Javier Milei como novo presidente. Foi uma péssima escolha! Em minha opinião esse tipo de eleição é turbinada pelos fatores errados: raiva da classe política, ódio, ressentimento e até mesmo desespero. Não há nada de errado em ser de direita e não há nada de errado em se cansar do Peronismo como aconteceu na Argentina. O que há de errado é eleger um sujeito como Milei. Usando uma motosserra como símbolo ele prometeu acabar com tudo, destruir a velha política. Já conhecemos bem essa cartilha. É um tipo de propaganda que eu costumo chamar de meme populista. Usando as redes sociais esses aventureiros jogam para chocar, posando de salvadores da pátria. Isso, nos prova a história, inclusive recente, não acaba bem. 

Milei vai ser o chefe executivo de um Estado que ele detesta. Ele detesta a figura do Estado. Ele se define como anarcocapitalista. A nomenclatura não é em vão. Essas pessoas acreditam que o Estado deve desaparecer para que a iniciativa privada cuide de tudo dentro de uma sociedade. Nada no Estado, tudo no capitalismo liberal. Parece novo, mas é coisa antiga. Me lembrou de Smith, mas em versão nada intelectual e muito mais boboca. O anarcocapitalismo não é ciência econômica, é meme mesmo. E como tal está destinado a afundar, dar com os burros n´água. Além disso em uma sociedade empobrecida como a da Argentina a presença do Estado é mais do que importante, é essencial. É um colhão de segurança para amparar os mais pobres, os mais vulneráveis. Acabar com o Estado seria destruir essa rede de proteção social extremamente vital. 

O Milei também não bate certo da cabeça, literalmente. Ele foi reprovado pelo Banco Central argentino justamente no exame psicotécnico. Ou seja, não bate bem da bola. E o Banco Central é um dos seus alvos preferidos. Ele promete acabar com o Banco Central argentino e também com o Peso, a moeda nacional. Quer a vingança. a revanche, acabando com tudo! A economia seria dolarizada. São promessas vazias sem base na realidade. O BC é essencial em todas as economias do mundo. Dolarizar também não seria solução para nada. Já foi tentado antes na economia argentina e não certo! Além disso não existem dólares suficientes na Argentina para isso. Se tomar uma decisão louca nos primeiros dias de governo vai destruir rapidamente o que sobrou da economia dos nosso hermanos. 

Então Milei tem basicamente dois caminhos. Cumprir o que disse na campanha, o que seria um choque profundo na economia argentina, levando milhões de pessoas para a miséria completa, com a destruição da economia do país ou então adotar uma postura mais pragmática, o que seria em última análise se assumir como um mentiroso e um enganador de massas, como todo populista que se preze. E quando isso acontecer falar com o cachorro morto consultando uma médium, será a menor das loucuras de Milei, El Louco. 

Pablo Aluísio. 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Pablo: e adivinhe porque votaram nele a despeito de tudo isso. Porque o povo argentino está esgotado dos "Lulas e PTs" deles, esses ladrõesvagabundos da esquerda. Isso, de outra forma, aconteceu no Brasil e acontecerá de novo num breve futuro.

    ResponderExcluir
  3. Certamente a esquerda argentina tem muita culpa nessa eleição...

    ResponderExcluir
  4. O peronismo e suas "evitas", destruiram a Argentina, um dos paises mais ricos do.mundo no início do seculo 20.

    ResponderExcluir