sexta-feira, 2 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição IV

Presidente Joe Biden e a crise - O presidente Joe Biden afirmou que os Estados Unidos vão levar 10 anos para recuperar a economia, superar os problemas causados pela pandemia. Um retrato bem realista do que está por vir. Enquanto isso não acontece, com a recuperação de empresas e empregos, o único caminho é adotar uma postura de ajuda econômica aos mais necessitados, com o governo injetando dinheiro bruto para ajudar quem ficou sem emprego e sem salários.

Estimativas não oficiais dão conta que podem existir 20 milhões de americanos morando na rua ou em seus próprios carros. Muitos não conseguem mais pagar o aluguel de uma casa. Muitas crianças estão em situação de insegurança alimentar, um termo menos chocante para o que conhecemos como fome. Sim, no país mais rico do mundo há crianças sem ter o que comer ou pelo menos sem ter a refeição necessária para sua idade.

O PIB americano chegou a ter uma queda monstruosa de 32%.em um dos trimestres de 2020. Agora estima-se que o PIB total do ano terá uma queda de algo em torno de 4.3%, o que para uma economia robusta como os Estados Unidos significa um tombo histórico. Além do desastre econômico, há a tragédia humana, com 459.375 mortes até o momento, além do país contar com 26.851.974 casos de infectados pela Covid-19. Não vai ser fácil e nem rápido superar todos esses números negativos. É uma questão para uma década realmente. 

Morre Christopher Plummer
Morreu ontem, dia 5 de fevereiro de 2021, aos 91 anos de idade, em  Weston, Connecticut, Estados Unidos, o ator Christopher Plummer, um dos grandes atores da história do cinema americano. Nascido em Toronto, Ontario, Canada, em 13 de dezembro de 1923, Plummer dedicou sua vida à arte, atuando em 217 filmes, uma longa e produtiva carreira.

Sua estreia se deu em um programa para a TV, uma adaptação da peça Othelo de Shakespeare para o programa General Motors Presents em 1953. Embora fosse a primeira vez que atuasse para uma câmera, ele já tinha bastante experiência no mundo teatral. Seu último filme se chamou Heroes of the Golden Masks, ainda sem título no Brasil pois o filme ainda nem sequer foi finalizado. Plummer morreu no meio da produção.

O interessante é que o ator, em sua terceira idade, estava em um dos melhores momentos de sua carreira, com vários filmes fazendo sucesso de público e crítica. Foi justamente nessa fase final de sua vida que ele foi finalmente premiado com o Oscar, no belo filme "Toda Forma de Amar". Ele já havia sido indicado antes por seu trabalho em "A Última Estação" (2009), ótimo filme passado na Rússia imperial e "Todo o Dinheiro do Mundo (2017), também nessa fase final de sua carreira. Sem dúvida um mestre da atuação que deixará uma grande lacuna no mundo do cinema. Que ele descanse em paz. 

O Impeachment de Trump
Será que o processo de impeachment do ex-presidente Donald Trump vai dar em alguma coisa? Bom, penso que podemos analisar essa pergunta sob três pontos de vista. Do ponto de vista da continuidade do processo, penso que não haverá maiores problemas. O processo vai seguir em frente e chegará ao seu final. Mesmo que Trump tenha deixado a presidência, o processo poderá seguir em frente. É uma possibilidade jurídica bem possível e clara.

Será que ele será condenado e perderá os direitos políticos? Ai já acredito que será mais complicado. Será necessário dois terços de parlamentares para que isso aconteça. Os democratas possuem apenas cinquenta por cento. Por isso acredito que não haverá cassação de seus direitos políticos, mesmo com cinquenta e seis por cento do apoio do povo americano para que isso aconteça.

E por fim surge a terceira pergunta: será que mesmo absolvido pelo processo ele voltará a disputar a presidência dos Estados Unidos na próxima eleição? Olha, se seus direitos políticos não forem cassados essa é uma possibilidade plausível, muito embora eu acredite que esse comeback, esse retorno, não será pelo Partido Republicano, mesmo que alguns parlamentares republicanos estejam fanatizados, como aquela nada nobre deputada que disse recentemente que o mundo estava dominado por uma organização internacional formada por canibais e pedófilos. Gente doida, vou te contar...De qualquer maneira se Trump assim desejar ele poderá se candidatar, mesmo sem o Partido Republicano. Será o que os americanos chamam de "candidato independente". Será que Trump voltaria dessa forma? Só o tempo dirá.

A Pobreza nos Estados Unidos
Pode-se dizer que o povo americano poucas vezes foi tão pobre como agora. Os números são bem assustadores. Grande parte da população que hoje vive nos Estados Unidos precisa de alguma ajuda governamental para as coisas mais básicas, como por exemplo, alugar uma casa ou comprar comida para os filhos. O desemprego, extremamente elevado para os padrões dos Estados Unidos, assusta também. Milhões de empresas faliram na pandemia. Basta andar por uma grande cidade americana para constatar isso. São milhões de imóveis comerciais colocados para aluguel. As empresas que funcionavam ali simplesmente faliram. Economistas acreditam que para se recuperar o país precisará de mais de uma década de aquecimento econômico e industrial de alto impacto após o controle da doença Covid 19.

Segundo algumas estimativas mais de 20 milhões de norte-americanos (sem contar latinos e ilegais) vivem nas ruas, como homeless, a expressão em língua inglesa que designa moradores de rua. Muitos vivem em barraquinhas de camping armadas pelas ruas das grandes cidades dos Estados Unidos. Outros sequer possuem esse tipo de abrigo. Vivem embaixo de pontes ou viadutos. E não são apenas drogados e dependentes químicos, o tipo de pessoa mais comum nessa situação. Muitas famílias estão vivendo nas ruas nesse momento. Trabalhadores que perderam seus empregos e não possuem mais onde morar com sua esposa e seus filhos.

E nesse quadro de miséria há muitas crianças. Algumas se alimentam exclusivamente com a comida fornecida pelas escolas. A situação é tão trágica que um programa assistencial do governo Biden prevê a entrega de comidas para dois dias extras aos alunos, para que eles não passem fome durante os fins de semana. Assim a criança levará para casa, na sexta-feira, alimentos para comer durante o fim de semana, nos sábados e domingos. Milhões de crianças vão depender dessa assistência social para não ficarem em situação de "fragilidade alimentar" ou como conhecemos, fome infantil. 

Coronacoke
Se você pudesse pegar todos as partículas de Coronavírus em circulação no mundo hoje, todos os vírus, eles caberiam dentro de uma latinha de refrigerante, uma Coca-Cola, por exemplo. Essa foi a conclusão que um matemático inglês chegou após relacionar o tamanho de cada vírus, com os números de infectados, a média de vírus que cada pessoa infectada possui, o tamanho da pandemia no mundo, etc.

Seria uma verdadeira coronacoke, uma latinha mortal de refrigerante com todos os vírus do mundo. O vírus, é bom lembrar, é um dos seres vivos mais simples do ecossistema. Tão simples que inclusive alguns cientistas defendem a teoria que sequer seriam seres vivos, mas apenas trechos de DNA ou RNA que possuem a capacidade de se reproduzir. Um vírus sequer tem consciência de si mesmo, é mais algo puramente químico e talvez nem seja biológico, como quer entender certas pesquisas. É uma entidade bem esquisita e estranha dentro da natureza.

Se formos comparar uma bactéria com um vírus iríamos perceber como os vírus são primitivos, com poucas estruturas e praticamente nenhuma complexidade em nível molecular. Os vírus também são parasitas por essência pois precisam das estruturas de outros seres vivos para se reproduzirem, caso contrário estariam exterminados do planeta. Como surgiram? Essa ainda é uma pergunta sem resposta pela ciência. 

Variantes do Coronavírus Preocupam Cientistas
As mutações do coronavírus podem tornar o vírus imune às vacinas? A variante de Bristol na Inglaterra traz preocupação para a comunidade mundial. Essa variante, fruto de mutação, seria mais contagiosa e mais resistente à vacinas. A cepa da África do Sul já demonstrou que pode diminuir a eficácia da vacina de Oxford, bem como a variante de Manaus assustou os cientistas internacionais por apresentar uma taxa mais alta de contágio.

Para piorar especialistas ingleses acreditam que vai demorar pelo menos uma década para que se possa controlar a disseminação do coronavírus. E aí surgem diversas preocupações. As mutações ocorrem justamente na contaminação de uma pessoa para outra. Em um novo organismo o vírus tenta se adaptar e assim surgem as mutações, dando origem as variantes. E nesse processo pode surgir uma versão ainda mais mortal desse vírus. E aí que realmente mora todo o perigo.

E como se prevenir de um estado tão perigoso como esse? No momento há dois caminhos, mais vacinação em massa nos países e mais isolamento social para quem ainda não se contaminou e nem se vacinou. A equação é simples de entender, quanto menos pessoas se contaminarem com o vírus, menos ele sofrerá mutações e menos variantes perigosas vão surgir dentro da humanidade. Não há outro caminho a se seguir. 

Estados Unidos: Meio Milhão de Mortos!
A situação da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos continua bem grave. O País caminha para romper a triste marca de meio milhão de mortos. Oficialmente os Estados Unidos contam nesse momento com 484.074 vítimas da Covid-19, mas segundo especialistas há muitas mortes acontecendo em cidades do interior que não estão sendo devidamente contabilizadas. E a chegada do inverno, com fortes nevascas, piora ainda mais esse quadro.

O país na semana que passou rompeu um recorde triste, com mais de 5 mil mortes em apenas 24 horas. A solução para esse caos já foi encontrada, a vacinação, mas essa tem se revelado um desafio para as autoridades. Além da própria falta do produto, há ainda problemas para organizar as filas de vacinação. Some-se a esse quadro uma série de fake news que circulam em redes sociais afirmando que as vacinas fazem mal à saúde. Quem poderia imaginar que a tecnologia hoje disponível iria ser usada para a proliferação de tanta desinformação?

O novo presidente Joe Biden está empenhado em promover mais e mais vacinação em massa na população, mas sempre surgem problemas pela frente. País continental, o perfil do americano com menos escolaridade e mais religioso, tem se revelado um desario. Esse tipo tem se recusado a se vacinar, mesmo as pessoas mais idosas. Pelo visto o primeiro grande inimigo a se vencer nos Estados Unidos é a pura ignorância. 

Trump escapa do Impeachment (pela segunda vez)
Como ja era previsto e como eu já havia escrito aqui nessa semana, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump escapou do Impeachment. Por uma questão meramente numérica, ele foi absolvido por falta de votos em favor do impeachment e da cassação de seus direitos políticos. E o que isso tudo pode significar no futuro dos Estados Unidos?

Simples, Trump pode decidir retornar nas próximas eleições. E ao que tudo indica ele está indo por esse caminho mesmo. Já afirmou publicamente que seu projeto de um país melhor, centrado no lema "America First" ainda continua de pé. Trump aposta que Joe Biden não será mais candidato nas próximas eleições presidenciais, por causa da idade. Sem outros quadros de projeção nacional, o Partido Democrata não teria ninguém de peso para enfrentar Trump nas próximas eleições.

Mas será que Trump terá novamente o apoio do Partido Republicano para as próximas eleições? Tradicionalmente nenhum candidato que tivesse perdido uma eleição para presidente era novamente indicado pelo Partido Republicano para as eleições seguintes. Perdeu uma, estaria fora do jogo. Porém com Donald Trump isso ainda é uma questão em aberto, já que além de ser um nome pouco tradicional dentro da política dos Estados Unidos, ele também tem se revelado de uma resistência fora do comum para sobreviver a tudo e a todos. Se as pesquisas trouxerem no futuro bons números para Trump dificilmente seu partido não o apoiará para a disputa de um segundo mandato presidencial.

As 5 Cidades mais Violentas dos Estados Unidos - A criminalidade nos Estados Unidos tem aumentado a cada dia. A pandemia piorou ainda mais essa quadro pois o avanço da miséria e do desemprego acabaram jogando muitas pessoas no mundo do crime. Com isso foi divulgado a lista das 5 cidades americanas mais violentas da atualidade. A cidade mais violenta daquele país é St. Louis. Essa cidade que já foi muito próspera sofre atualmente com a falta de empregos e o avanço da pobreza em todos os setores de sua economia falida. Há milhares de moradores de rua pelo centro e muitos jovens formaram gangues violentas, que disputam rua a rua com armas pesadas. O tráfico de drogas também segue sem controle.

A segunda cidade americana mais violenta é Baltimore, com altas taxas de assassinato que só aumentam a cada ano. Essa cidade é a mais populosa do estado de Maryland e sofre com roubos, furtos e latrocínios. Os crimes de sequestro e extorsão também atingem grandes índices. A polícia local já pediu inclusive ajuda a corporações policiais de outras cidades, tamanha a criminalidade espalhada em cada canto do condado. San Juan e Detroit ocupam a terceira e quarta posição entre as mais violentas cidades americanas. Detroit foi uma das cidades mais ricas no passado, só que a indústria de carros foi embora da cidade no final dos anos 80. Sem a força dessa rica indústria, a economia de Detroit desabou. Os antigos operários perderam seus empregos e não conseguiram voltar ao mercado de trabalho. Hoje muitos jovens foram embora para outras regiões em busca de um trabalho e um futuro melhor. Em Detroit só ficou a parcela da criminalidade mais violenta.

New Orleans é a quinta cidade mais violenta. Aqui o problema teve origem natural em um furacão que devastou a cidade. O furacão Katrina destruiu New Orleans em 2005 e de lá para cá a cidade nunca mais conseguiu se recuperar. Bairros inteiros foram abandonados e com a ausência das famílias que lá moravam, a criminalidade tomou conta. Até mesmo policiais da cidade admitem que não há como entrar nesses bairros dominados pelas drogas e pela violência. Há uso intensivo nas ruas de drogas como a heroína, o crack e a Metanfetamina. Os jovens são os mais atingidos. Um vereador local chegou a declarar: "New Orleans não tem mais salvação, esperança ou futuro. Seu destino é se tornar uma cidade fantasma, com criminosos disputando suas ruas através de armas de grosso calibre". 

Ainda existem nazistas soltos?
Um ex-soldado nazista foi capturado nos Estados Unidos. Com o passar dos anos muitos criminosos nazistas morreram no exterior, sem que tivessem ido a julgamento por seus crimes. Um dos casos mais famosos foi o de Mengele, que morreu numa praia em Santos, no Brasil, sem nunca ter sido julgado pelos horríveis crimes que cometeu. Nessa semana um novo caso surgiu nos Estados Unidos, com a deportação para a Alemanha de mais um carrasco nazista que vivia de forma impune no estado americano do Tennessee.

Trata-se de Friedrich Karl Berger, um guarda alemão que serviu no campo de concentração de Neuengamme, durante o terror do III Reich nazista comandado por Adolf Hitler. Documentos históricos provaram que ele foi responsável por uma marcha da morte conduzida no ano de 1944, onde centenas de prisioneiros judeus morreram por exaustão e fome, durante o trajeto.

Essa tática nazista era muito utilizada na época. Os prisioneiros dos campos de concentração eram enviados para marchas da morte, caminhadas sem fim pelo gelo e pela neve. A intenção muitas vezes não era chegar a lugar nenhum, mas apenas matar os presos, seja por cansaço, exaustão ou fome. Idosos com problemas no coração também morriam por ataques cardíacos. Mais uma face tenebrosa de um dos regimes mais cruéis da história mundial.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Foco Internacional - Edição IV
    Presidente Joe Biden e a crise
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Foco Internacional
    Notícias publicadas regularmente
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir