sexta-feira, 9 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XVII

Os Ossos no Armário de Putin
Mais um inimigo de Putin morreu de forma misteriosa. O líder do grupo Wagner de mercenários, Prigozhin, morreu em um "acidente de avião". Bom, pelo menos isso é o que sustenta o governo russo, mas é uma versão que poucos acreditam. O que se diz em todos os jornais pelo mundo é que Putin se vingou mais uma vez de um ex-aliado. Desde que iniciou uma rebelião com o grupo Wagner de mercenários, Prigozhin estava com os dias contados. Putin jamais iria aceitar algo como aquilo. Era uma traição absoluta em sua forma de ver a situação. 

Com a morte de Prigozhin somam-se várias outras mortes de críticos e opositores ao regime de Moscou. Bilionários, empresários, líderes políticos, todos morreram em situações estranhas e mal explicadas. E como Putin é um verdadeiro autocrata do mundo moderno, nenhuma dessas mortes é investigada com a devida seriedade. Tudo é abafado ou encoberto. Embora não se assuma como tal, Putin é na verdade um czar moderno, com toda a crueldade dos antigos monarcas russos do passado. (em 28 de agosto de 2023). 

Os tanques de Putin
Segundo estimativas sérias, feitas por quem entende do assunto, a Rússia teria perdido em sua guerra na Ucrânia, mais de 3 mil blindados! É uma perda colossal, mesmo para uma potência militar como a russa. E o pior é que mesmo com toda essa perda pode-se dizer hoje em dia que os avanços do exército russo em torno do território da Ucrânia, foram ruins, para não dizer completamente desastrosos. A história vai se repetindo, mais um atoleiro em que se envolve uma potência militar mundial. 

No caso da Rússia na Ucrânia o velho script se repete. O país invadido conta com o apoio do inimigo potencial da Rússia. O fornecimento de armas para os ucranianos é feito às claras, sem medo por parte da OTAN. Assim a Rússia que não poderia fazer frente contra uma guerra total contra os países ocidentais, fica afundando economicamente a cada dia. A pergunta que fica na mente de todos é saber até quando Putin vai aguentar essa constante situação de crise internacional. 

Hamas ataca Israel! 
Não há solução fácil para a questão Israel e Palestina. Depois de décadas o barbarismo está de volta! O grupo terrorista Hamas fez sua maior ofensiva histórica contra Israel. Além de milhares de mísseis eles ainda entraram dentro do território de Israel e levaram centenas de israelenses como reféns. Claro que nos próximos dias teremos notícias de todos os tipos de atrocidades cometidas contra essas pessoas indefesas. O ódio mortal contra Israel continua muito vivo dentro da Faixa de Gaza. 

O Mossad que tão importante e eficiente foi na caça aos nazistas depois do holocausto falhou demais na questão do Hamas. Não previu os ataques. Falha terrível da inteligência de Israel. É de impressionar como os serviços de inteligências de Israel falharam nessa ofensiva. Era um ataque para ser previsto, descoberto, mas isso não aconteceu. As forças armadas e o povo de Israel foram pegos totalmente de surpresa! 18-10-23

Milei, o Bolsonaro argentino
Os hermanos elegeram um idiota para ser presidente de seu país. Um sujeito que pode até governar por alguns meses com uma focinheira, mas que mais cedo ou mais tarde vai soltar seus cachorros clonados em direção à democracia de seu pais. Infelizmente as redes sociais andam fanatizando as pessoas, principalmente às despolitizadas, que nunca deram muita bola para política em geral. Esses políticos de extrema direita usam memes e piadas, trazendo soluções fáceis para temas complexos. Depois fazem governos péssimos, caracterizados pela tensão ditadura vs democracia. 

E agora com a eleição de Javier Milei na Argentina, as bestas do fascismo no Brasil, que andavam em baixa, estão no cio novamente. Não se enganem com essa gente. Eles dizem lutar por democracia, contra a tal ditadura de toga, mas na realidade são criminosos, lobos em peles de cordeiros. E grande parte do povo brasileiro marcha ao lado desse tipo de canalha. Está complicada a situação no Brasil e na Argentina, isso é certo! 

Israel e Hamas
Segue o fio de um conflito sem fim e sem solução. Estão agora trocando reféns israelenses por prisioneiros palestinos. Pelo menos enquanto isso estiver acontecendo haverá um cessar-fogo. A verdade é que a reação do governo de Israel foi tão forte que despertou a indignação dos povos ocidentais. Estava virando mesmo uma limpeza étnica. De uma forma ou outra pelo menos abriu-se um corredor humanitário por onde podem fugir pessoas inocentes, presas nesse inferno.

E se Israel não destruir o Hamas tudo vai recomeçar no ano seguinte e no seguinte. Não há como dialogar ou debater com pessoas fanatizadas e fundamentalistas. Isso eu já provei na prática mesmo, tentando dialogar com parentes bolsonaristas fanatizados. Eles ficam surtados, fora da realidade. Agora imagine isso turbinado com religião como no caso dos terroristas do Hamas. Não tem mesmo outra saída, a coisa fica feia. Sobram as bombas super potentes de Israel. É triste, mas infelizmente é a realidade do mundo que nos cerca. 

Pablo Aluísio. 

2 comentários: