terça-feira, 6 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XI

Bucha, Ucrânia
O massacre de civis mortos pelas ruas da cidade de Bucha, na Ucrânia, escandalizou o mundo. A brutalidade dos eventos levou o presidente dos Estados Unidos Joe Biden a dizer que "Putin é um sujeito brutal". E é mesmo! Caso se confirme as execuções tudo estará pronto para que Putin seja julgado e condenado pela justiça internacional com sede em Haia. Imagens como essa só nos lembra das atrocidades cometidas durante a II Guerra Mundial. É estarrecedor e triste ao mesmo tempo. O que virá depois?

E o que diz a Rússia? Uma nação que adotou a fake news como política de Estado. A mentira tem sido a tônica do governo de Putin. Acreditar no que afirma os russos? Eles afirmam que tudo é uma armação dos americanos e dos ucranianos. Que seria uma cena forjada. Isso me lembra as teorias da conspiração que dizem que o homem nunca foi à Lua. Que seria tudo encenação. Fake news e teorias da conspiração sempre andaram de mãos juntas. O mentiroso e o maluco da cabeça sempre se deram bem.

É hora de se analisar a questão com o máximo de cuidado. Com primor e rigor técnico. Provas devem ser armazenadas e colhidas. Tudo feito de acordo com a lei internacional. Depois dessa fase inicial de investigações criteriosas o processo deve ser iniciado. Uma questão de direito público internacional, violação das normas sobre crimes de guerra e direitos humanos. Todo inocente morto deve ter sua morte julgada e caso se confirmem as atrocidades os responsáveis devem ser punidos de forma exemplar.

Estamos em 2022. Há um farto ordenamento legal sobre esses crimes internacionais, crimes de guerra já previstos em diversos tratados internacionais. Tudo foi elaborado para que nunca mais se repita o que aconteceu na II Grande Guerra Mundial. Infelizmente estamos vendo um velho filme, agora em cores, com pessoas do nosso mundo, do mundo presente. Como jurista lamento profundamente tudo o que vi nos últimos dias. As sombras de um passado nefasto ainda rondam a humanidade. 

Cruzador Moskva
O navio de guerra da frota russa no Mar Negro foi afundado pelos ucranianos. Dois mísseis do tipo Neptune levaram o cruzador Moskva para o fundo do mar. E aqui vemos como os russos adotaram a mentira como política de Estado. Inicialmente eles disseram que o navio havia sido atingido por um incêndio interno, mas que não era nada sério (mentira). Depois disseram que ninguém havia morrido (mentira). Por fim fizeram uma celebração para receber os heróis marinheiros, todos vivos (mais mentiras).

Qual era a verdade dos fatos? Morreram no mínimo 27 tripulantes, incluindo o comandante da embarcação. O navio foi mesmo afundado por um ataque preciso e bem estratégico das forças ucranianas. E os tais heróis não eram heróis, mas militares que ajudaram na destruição de cidades da costa com ataques sem fim, matando inclusive milhares de civis. São heróis? Não, são criminosos de guerra, isso sim!

O afundamento do cruzador Moskva fez com que a Rússia aumentasse o número de barbaridades e crimes de guerra cometidos contra civis ucranianos. Putin não tem salvação. É um carniceiro, na mesma vibe que um Hitler. Não tem alma, não tem empatia pelo sofrimento alheio. Espero sinceramente que pague por todos os seus crimes e que tenha um final de vida bem doloroso e sofrido. Um "butcher" internacional, um assassino de massas! 

A Guerra da Ucrânia continua...
A Guerra continua com pesadas perdas em vidas humanas para a Rússia (não que Putin se importe com a morte de seus soldados). Segundo a inteligência britânica, com conhecimento de campo, os russos perderam mais de 15 mil militares. A ofensiva russa que deveria conquistar a Ucrânia em no máximo uma semana se arrasta com pesadas derrotas para Putin e suas forças armadas da perversidade.

O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace declarou ainda o seguinte: "É nossa avaliação que aproximadamente 15 mil russos foram mortos durante sua ofensiva. Ao lado do número de mortos estão as perdas de equipamentos e, no total, várias fontes sugerem que até o momento mais de 2 mil veículos blindados foram destruídos ou capturados. Isso inclui pelo menos 530 tanques, 530 veículos blindados e 560 veículos de combate de infantaria.”

Como não conseguem vencer a guerra a Rússia parte para uma guerra suja. Eles estão bombardeando ferrovias e lugares onde civis se escondem (incluindo crianças e idosos, pessoas indefesas em geral). Enquanto pessoas inocentes morrem Putin dá gargalhadas insanas, com olhos vidrados e malucos pelos lugares escuros do Kremlin. É o novo Hitler! 

Putin ameaça o Ocidente
O carniceiro de Moscou continua ameaçando o mundo Ocidental. Mais de uma vez anunciou que a Rússia poderia usar de força nuclear caso alguma nação do Ocidente se metesse nos interesses russos na Ucrânia. Por interesses russos na Ucrânia deve-se entender crimes de guerras, massacres da população civil e destruição das cidades ucranianas. Putin é um sujeito bárbaro que não parece recuar, nem com as sanções econômicas que vão destruir a economia da Rússia, que nunca foi lá grande coisa.

Encurralado internacionalmente só lhe resta as ameaças veladas. A pergunta que fica na mente de todos é até onde ele vai com suas ameaças? Estará disposto mesmo a usar armas nucleares contra a Ucrânia ou algum país ocidental, dando origem a uma terceira guerra mundial ou tudo não seria apenas bravatas de um sujeito encurralado?

Putin acostumado a matar seus opositores na Rússia não conta com esse sistema criminoso para eliminar os líderes dos países democráticos. Assim se enfurece em ter que receber pancadas por todos os lados. O valentão baixinho só tem bombas nucleares para jogar em seus inimigos? E estaria disposto a morrer numa guerra nuclear total? É um insano, mas penso que ainda tem um pouco de equilibrio para evitar uma catástrofe mundial. (27.04.22). 

A Rússia e seus erros criminosos
A Rússia continua com suas barbaridades em série. Além de matar civis indefesos os russos também matam a história. Mergulhados em um abismo de mentiras e fake news os membros do governo russo perderam o contato com o mundo real. O chancelar russo, o intragável boçal ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov, disse cuspindo no microfone - como é de hábito desse asqueroso e reptiliano - que não havia problemas no fato do presidente da Ucrânia ser judeu. Os russo acusam os ucranianos de serem nazistas.

E por que não haveria problemas nessa contradição? Ora, o boçal russo afirmou "Que Hitler era judeu e matou judeus!"; A frase de extrema burrice e insensatez chocou o mundo. Essa versão de que Hitler teria origens judias jamais foi comprovada. É uma lenda urbana, uma teoria da conspiração das mais perversas pois coloca um judeu como assassino do povo judeu.

O governo de Israel, claro, ficou furioso com a declaração. Chamou o embaixador russo para explicações e exigiu explicações do insano governo Putin. O que Israel parece não entender é que o governo russo é na verdade uma quadrilha de ladrões. Há como pedir sensatez e diplomacia de ladrões internacionais? Não, não há como. São bandoleiros, facínoras, assassinos e psicopatas! É perda de tempo. Bandido é bandido! (2.05.22).

Pablo Aluísio.

3 comentários: