segunda-feira, 12 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XX

Guerra na América do Sul
Como se não bastasse as guerras entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Hamas (além de todas as outras guerras esquecidas pelo mundo) temos agora a perspectiva de uma nova guerra, dessa vez na América do Sul entre a Guiana Inglesa e a Venezuela. Bom que o governo de Maduro é uma porcaria indigesta, isso todo mundo já deve saber. Que ele é cercado por militares corruptos por todos os lados, também não é novidade nenhuma.

A novidade vem da anexação que a Venezuela diz ter feito de dois terços do território da Guiana. Depois de um plebiscito, com cheiro de coisa fraudada, como sempre ocorre nas eleições daquele país, surgiu essa bizarra reinvindicação por parte do governo venezuelano.

Será que ficará apenas na fanfarronice ou haverá mesmo ocupação territorial? Nesse último caso teríamos sim uma guerra na América do Sul. Entraria os Estados Unidos nessa guerra? A Inglaterra iria defender sua antiga possessão colonial? Tudo ainda está sobre a mesa, mas veremos. De uma coisa eu tenho certeza: guerras são caras e a Venezuela está quebrada financeiramente. Quem estaria por trás de tudo isso, os russos? Ficam os questionamentos...

Argentina tem novo presidente
Javier Milei tomou posse ontem como o novo presidente da Argentina. Muitas pessoas celebrando na frente da Casa Rosada, mas a pergunta que fica é o quê exatamente essa gente tola está celebrando? O novo presidente da Argentina Milei é um enganador de massas. Um populista mentiroso. Em pouco tempo afundará a economia do país e colocará em perigo a democracia daquela nação.

Em seu primeiro discurso afirmou que a Argentina passará por uma grave recessão, que a economia vai afundar, que o Estado não vai ajudar o pobres e que caso comecem a protestar nas ruas ele vai usar a força policial para conter o povo! Então, estão comemorando isso? As pessoas precisam entender que o Estado não é o problema em um país pobre como a Argentina, mas sim parte da solução. O Estado precisa ajudar o povo mais pobre, os mais vulneráveis. Essa conversinha de Anarcocapitalista é de uma idiotice enorme. Mas enfim, se o povo elegeu, que tome o remédio amargo... e coloque amargo nisso. Penso que o nível de sofrimento dos argentinos vai aumentar muito nos próximos meses. Não há o que se fazer...

Biden enfrenta problemas
Com Trump crescendo nas pesquisas, Biden enfrentará sérios problemas nas próximas eleições americanas. Entre elas está sua política externa. Recente pesquisa do New York Times mostrou que dois terços dos americanos desaprovam sua política externa na questão envolvendo Israel e Palestina. Realmente, para grande parte da maioria do povo dos Estados Unidos, Biden exagerou em dar apoio total e completo para Israel. 

E as coisa só pioraram depois que as ofensivas israelenses destruíram a infraestrutura da Faixa de Gaza, levando milhares de israelenses para a morte. Uma coisa seria ter uma atitude de defesa com punição dos terroristas, outra completamente diferente é que se viu nessas últimas semanas com muitas violações de direitos humanos das populações palestinas por parte do exército de Israel. 

E se Trump voltar para a Casa Branca?
Lamentavelmente esse é um fato possível, apesar de toda a batalha jurídica que se trava nos Estados Unidos. Penso que se Trump for mesmo eleito (não se engane sobre a estupidez dos americanos incultos), o mundo vai dar uma guinada, para pior. Em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia, o Estados Unidos iriam sair do campo, deixando a Ucrânia à própria sorte. Trump detesta intervencionismo internacional dos americanos nos assuntos de outros países, ainda mais na Rússia do Putin que ele já chamou de gênio político. 

No Brasil haveria um fortalecimento da extrema-direita golpista e sem escrúpulos, o que poderia ser perigoso para nossa democracia. Não confio nas forças armadas brasileiras, pois tem muito calhorda de farda por aí. Não descartaria uma elevação potencial de um golpe de Estado em nosso país caso Trump vencesse as próximas eleições. O mesmo vale para a própria América. Trump já deixou claro mais de uma vez que iria se tornar ditador, nem que fosse por apenas um dia! Um desastre sem limites caso isso viesse a acontecer na maior democracia do mundo. Vamos bater na madeira para que Trump seja impedido de concorrer. 

Trump e o Partido Republicano
O Partido Republicano é um dos mais tradicionais da política dos Estados Unidos. Por isso eu esperava mais seriedade dessa gente. Só que hoje em dia o Partido Republicano está de quatro para Donald Trump, sua visão radical e seus apoiadores malucos. Só isso explica o que está acontecendo nas prévias. Só sobrou mesmo a candidatura de Nikki Haley para fazer frente a Trump. Todos os demais desistiram. E o que será de Trump nas próximas eleições a presidente?

Bem, ele pode até mesmo ganhar, pois eu não duvido muito da estupidez do cidadão médio de interior dos Estados Unidos. Já assumir a presidência será outra questão, uma vez que ele tem muitos problemas com a justiça norte-americana. Só não será condenado em algum dos processos que é réu se ocorrer uma mega operação de abafamento, algo que já aconteceu antes com homens ricos e influentes nos Estados Unidos. Afinal é assim que acontece mesmo, esqueça aquela bobagem de se dizer que a justiça dos Estados Unidos é perfeita! Não é bem assim que as coisas acontecem por lá. 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: