sexta-feira, 2 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição III

A Fraude de Trump - Ora, vejam só... quem foi pego tentando fraudar as eleições americanas? Uma dica? Não foi Joe Biden, mas sim Donald Trump. Em um ato vergonhosa, que expôs toda a sua hipocrisia, o presidente dos Estados Unidos foi gravado, pego no flagra, tentando virar votos em seu favor. Ao telefone tentava convencer de forma desesperada ao representante da comissão de apuração do estado da Georgia, a "encontrar" pouco mais de 17 mil votos, que era justamente o que ele precisava para virar o jogo no estado.

Uma vergonha! Certamente sofreria outro pedido de impeachment se já não estivesse no fim de seu mandato, em seus últimos dias como presidente. E a loucura não fica por aí. Apoiadores de Trump prometeram tomar as ruas da capital dos Estados Unidos no dia em que o Congresso dos Estados Unidos vai reconhecer a vitória do democrata Joe Biden. Nunca se viu isso antes. Sinal do fanatismo de seu grupo de apoio. Todos fanatizados em redes sociais. Um bando de insanos que perderam o senso crítico e o bom senso.

Outro ponto vergonhoso vem sendo o apoio de um pequeno grupo de senadores republicanos que obviamente não querem perder os votos de toda essa gente fanática. Eles querem esse nicho, querem esse curral eleitoral. Assim afirmam que estão dispostos a pararem todo o aparato democrático para pedirem uma auditoria nas eleições. Isso depois que dezenas de ações judiciais foram negadas. É uma teoria da conspiração atrás da outra. Essa gente está completamente louca! 

Trump e o ataque à democracia
O ataque da horda de fanáticos seguidores de Donald Trump ontem foi uma das páginas mais vergonhosas da história dos Estados Unidos. Revelou a verdadeira face dessa gente. Entendam que essa extrema-direita mundial não é democrática (como dizem ser), não é cristã (como vivem falando) e nem são os tais "cidadãos do bem" (como hipocritamente se auto denominam). Tudo é uma grande farsa.

A verdadeira face da extrema-direita é velha conhecida. É a face do fascismo, da mentira como método de propaganda, da violência, da truculência, da violação dos direitos humanos e da pregação da destruição das instituições democráticas. É a barbárie contra a civilização. É a insanidade e o fanatismo sem limites, sem barreiras legais de ordem institucional. Essas pessoas querem a morte de quem pensa diferente delas. Não existe nenhuma boa intenção por trás de todos os valores que eles dizem defender, mas nunca defenderam de verdade.

O saldo de tamanha loucura foi a morte de quatro pessoas, entre elas uma veterana das forças armadas, uma jovem fanatizada pelas redes sociais. Uma loucura. Perdeu a vida por mentiras, por nada. A sociedade americana hoje acordou em choque. Em minha opinião só há um caminho a seguir: a prisão de Donald Trump e todos os seus seguidores que invadiram o congresso americano. Não há outra saída. O lugar de terroristas e fundamentalistas é um só: a cadeia! 

A Queda de Trump.
O governo Trump desmorona. Pois é, o cretino Trump agora recebe de volta os ataques contra a democracia que instigou. E ele não vai sair dessa sem ser punido. Internamente o governo Trump só existe agora no papel. Vários membros do governo pediram demissão, com vergonha e com receios de destruírem suas reputações. Externamente o poder legislativo começa a retaliar a covarde invasão do Congresso americano.

O Impeachment será iniciado na próxima segunda-feira. Muitos podem questionar qual seria a função de uma medida como essa, ainda mais agora que Trump só tem mais alguns dias de presidência. Certamente o processo não vai acabar com Trump na Casa Branca, mas levado adiante, mesmo após sua saída, poderá destruir seus planos de disputar a presidência nas próximas eleições. Um Impeachment cassaria seus direitos políticos e ele estaria fora definitivamente do jogo político.

É de pensar como o Partido Republicano, uma instituição partidária tão tradicional e sólida, deixou Trump livre para disputar as eleições. Ele deveria ter sido barrado nas prévias do partido. Jamais deveria ter concorrido nem na primeira vez, imagine para um segundo mandato! Um absurdo completo. De qualquer forma agora, a democracia vai impedir que ele retorne. É o fim da carreira política de Trump, para o bem do Estado democrático de direito. Ele é uma serpente, uma víbora que tentou destruir as bases democráticas dos Estados Unidos. Precisa ser banido da política para todo o sempre. Ele vai morrer desonrado e infame como o pior e mais traiçoeiro presidente da história dos Estados Unidos. 

Os últimos dias de Donald Trump
O presidente Trump está acabado! Em seus últimos dias na Casa Branca ele é apenas uma sombra do homem que um dia foi. Várias empresas o abandonaram, não querem mais esse tipo de associação. Muitos membros do governo pediram demissão. Ele foi banido das principais redes sociais do mundo como Twitter (que adorava), Facebook e Instagram. O nome de Trump atualmente é tão tóxico que nenhum grande líder mundial quer nem ouvir seu nome. Virou a maior pária da comunidade internacional.  Ninguém, nenhum presidente ou monarca do planeta quer qualquer envolvimento com Trump. Ele virou uma figura tórica, radioativa mesmo. Todos querem distância dele. Imagine o ostracismo que Trump vai viver quando deixar de ser presidente.

Trump virou um estorvo para o povo americano, mesmo que falte pouco mais de dez dias para o fim de seu mandato. Trump é considerado uma vergonha mundial. O que fazer com ele? O Congresso tenta uma saída, ou melhor dizendo, duas saídas. A primeira, mais rápida, seria o vice-presidente acionar a Emenda 25, quando o presidente é derrubado por seus próprios homens próximos, pelo seu próprio gabinete. Essa saída foi descartada. Mike Pence comunicou que não fará isso.

Sobra o Impeachment, um processo longo que iria durar meses, já com Trump fora do poder. Seria uma maneira de impedir que ele voltasse a disputar as próximas eleições. Pelo Partido Republicano penso que não voltaria nunca mais, porém ele ainda teria a possibilidade de disputar de forma independente. De qualquer forma, aos 74 anos de idade, Trump está acabado em termos políticos. Ele nunca mais voltará a ser presidente dos Estados Unidos. E isso, queiram ou não, é uma ótima notícia para o mundo. 

Morre Phil Spector
Morreu hoje o produtor Phil Spector. Ele morreu na prisão onde cumpria pena por ter assassinado uma jovem atriz em Los Angeles. O crime, até hoje obscuro e sem muita explicação, provavelmente aconteceu em um momento em que Spector estava sob forte efeitos de drogas pesadas. Isso porém não o livrou de pegar uma condenação pesada. E foi atrás das grades, em uma penitenciária dos Estados Unidos, que ele pegou covid 19. Aos 81 anos de idade não resistiu ao vírus mortal.

Hoje em dia ele é mais lembrado por ter produzido o álbum "Let It Be" dos Beatles, mas a verdade é que sua carreira foi muito além disso. O produtor ficou conhecido por criar uma sonoridade própria, conhecida como "Wall of Sound". Ele revolucionou a indústria de disco dos Estados Unidos e se tornou um grande nome dentro do universo musical mundial.

Após o fim da década de 1960 e com o fim dos Beatles, Spector passou a trabalhar ao lado de John Lennon em sua carreira solo. Produziu diversos álbuns do ex-Beatle e ganhou um elogio e tanto de sua parte. John Lennon afirmou que ele era o "maior produtor musical de todos os tempos!". Depois do auge, a queda. Segundo várias biografias o produtor se viciou em cocaína e heroína e nunca mais foi o mesmo do passado. Em 2003 ele matou a jovem Lana Clarkson e foi condenado a 20 anos de prisão. Morreu na cadeia na manhã de hoje. Triste fim para um produtor importante dentro da história da música dos Estados Unidos. 

Fim do governo Trump. Fim do pesadelo.
Finalmente hoje tivemos o fim do governo Trump, o fim da loucura desse presidente americano que vai ser severamente julgado pela história. Falastrão, valentão de bar, tosco, Trump vai embora com a cara no chão. Ninguém lamentou sua saída, pelo menos em relação às pessoas sensatas. Assim Trump deixa um legado péssimo para o seu país. Os Estados Unidos contam com mais de 400 mil mortos por causa do coronavírus. A economia está em frangalhos e milhões estão desempregados.

Donald Trump também deixa um rastro de destruição na esfera diplomática. Usando o Twitter como um adolescente irresponsável, ele acusou governos estrangeiros, insultou líderes de outros países e praticamente arruinou a diplomacia americana pelo mundo. O novo governo precisará de uma paciente e bem elaborada rede de diplomacia para reatar os laços com os antigos aliados da Europa. Com o oriente a coisa é ainda pior. Trump praticamente destruiu pontes de diplomacia com a China.

O governo Trump será lembrado para sempre como o governo da grosseria, da estupidez e da burrice. Ele ensaiou um golpe de Estado na democracia americana e deu com a cara no chão. Agora virou um pária internacional. Seu processo de impeachment segue em frente e agora o maior objetivo é impedir que ele volte a disputar algum dia a presidência dos Estados Unidos. O lugar de Trump não é na Casa Branca, mas sim na lata de lixo da história.

A Posse de Joe Biden
Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos. Os mais alucinados, os mais loucos seguidores de Trump, disseram que isso jamais iria acontecer. Que "o povo" iria se levantar, que iriam comprar armas, que uma nova guerra civil iria surgir no horizonte. Loucuras e mais loucuras. Joe Biden assumiu hoje como o presidente dos Estados Unidos, o 46º de sua longa história democrática.

O discurso de Joe Biden foi de união, de que os americanos precisam se unir para superar as diversas crises pelas quais passa o país, entre elas a crise econômica, a crise sanitária e a crise política. Trump veio e deixou uma tempestade atrás de si, com muito ódio, mentiras e discórdias. Para quem se dizia tão cristão ele agora parece ter sido muito mais um enviado do próprio Satã, o pai da mentira, do caos e da destruição. Caberá a Joe Biden reerguer a grande potência do norte.

Alguns simbolismos chamaram minha atenção em sua posse. A forte presença de latinos (inclusive artistas latinos como Jennifer Lopez) e negros, com destaque para a pequena poetisa negra Amanda Gorman. Tudo isso é simbólico, tem grande valor. São mensagens subliminares contra os racistas, os supremacistas brancos, os intolerantes e os violentos. Agora começa a presidência de Joe Biden e espero que ele seja muito feliz em seu governo. 

Presidente Joe Biden em prol do social
O novo presidente dos Estados Unidos Joe Biden começou a colocar em prática uma série de medidas sociais em favor da população mais pobre do seu país. Ainda em seus primeiros dias ele implantou um novo valor para o salário mínimo hora que agora passa a ser de 15 dólares. Nenhum trabalhador americano poderá receber menos do que esse valor por uma hora de trabalho honesto.

Joe Biden e sua equipe também colocaram para funcionar um novo tipo de auxílio social (o equivalente ao auxílio emergencial em nosso país). A intenção é ajudar famílias que perderam a renda e o trabalho por causa da pandemia. Biden recebeu um relatório assustador em que se afirma que quase 20 milhões de crianças americanas vivem em famílias com insuficiência alimentar. São crianças que não possuem o mínimo de comida para passar o dia. Em outras palavras, há fome nos Estados Unidos, atingindo principalmente crianças.

E no tocante a vacina Joe Biden descobriu estarrecido que o governo Trump não tinha nenhum plano de vacinação sobre a mesa. Nada, absolutamente nada planejado. Assim ele pretende começar uma ampla campanha nacional para vacinar nos 100 primeiros dias nada menos do que 100 milhões de americanos. Só assim, com pessoas vacinadas e saudáveis, a economia dos Estados Unidos vai começar a andar novamente. 

Presidente Biden e a Pandemia
Donald Trump passou praticamente toda a sua presidência negando a importância da pandemia. O negacionismo era bem claro e óbvio. Tanto isso é verdade que seu governo sequer deixou um plano de vacinação para o país. E o problema agora passa para o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Os números são alarmantes, 24.880.041 (24 milhões!) de infectados e 414.070 mortos! Um desastre biológico de grandes proporções!

Joe Biden fez questão de lembrar aos americanos que esse número de mais de 400 mil mortos é maior do que o número de mortos americanos na mais sangrenta guerra da história, a II grande guerra mundial. É uma catástrofe sanitária de implicações históricas, seguramente é maior inclusive do que a gripe espanhola que afinal, apesar das mortes, ainda era uma gripe. O coronavírus não é um gripe! É uma doença séria e letal.

E até o momento só há uma solução: a vacinação em massa. Porém vacinar 328,2 milhões de pessoas (a atual população dos Estados Unidos) tampouco é uma tarefa fácil. Há problemas enormes de logística e organização envolvidos, além de que ainda há muitos negacionistas em solo americano. A desinformação em redes sociais ainda é grande, levando muitas pessoas à morte, algo que poderia ser evitado. Biden então terá que combater não apenas o vírus, mas também a ignorância que cresce ao seu redor, tudo turbinado por uma tecnologia que deveria informar as pessoas e não espalhar fake news. São desafios dos novos tempos. 

Pandemia ainda assola o planeta
O Reino Unido hoje ultrapassou uma triste marca. São mais de 100 mil mortos pelo novo coronavírus. Para ser mais exato o número total de pessoas mortas pelo vírus nesse momento é de 101.243. O Reino Unido ocupa a quinta posição entre as nações com o mais expressivo número de vítimas fatais do mundo. O primeiro lugar pertence aos Estados Unidos com 421.003, seguido do Brasil com 217.664. A Ìndia está em terceiro lugar com 153.587, seguido do México com 150.273. E em quinto surge o Reino Unido, para infelicidade de toda a comunidade britânica de nações.

O mais terrível é saber que após mais de um ano do começo da pandemia essa ainda segue bastante forte no mundo inteiro com estimadas 2.143.861 mortes globais. É um caso muito sério, envolvendo uma doença que até pouco mais de um ano era completamente desconhecida da ciência. Ao que tudo indica o chamado paciente zero, denominação dada ao primeiro ser humano a ser infectado pelo vírus, foi um chinês que procurou por atendimento médico em  17 de novembro de 2019.

O paciente zero teria 55 anos de idade e vivia em Hubei, na China. Esse homem ao que tudo indica seria um homem do campo, que consumiu algum animal exótico comprado em um mercado público de Wuhan. Que animal teria sido? Para alguns cientistas o animal que ele consumiu basicamente pode ter sido um morcego, uma serpente ou pangolins. Na natureza se sabe que o hospedeiro natural do coronavírus é o morcego negro asiático, porém ele pode ter consumido animais infectados indiretamente. De qualquer maneira desse dia em diante a doença se espalhou pelo mundo com assombrosa velocidade. 

Pablo Aluísio.

9 comentários: