domingo, 4 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição VII

Putin e a violência de Estado - O que quer Putin? Ele segue tentando dominar a Ucrânia, algo que acabou se revelando mais complicado do que ele poderia pensar. Os ucranianos estão com a moral alta e lutando palmo a palmo por sua nação. O que poderá acontecer daqui para frente? Algumas saídas estão sobre a mesa. Penso que Putin não aceitará a derrota. Então quais serão as outras saídas?

Ele pode pagar pra ver e continuar numa guerra convencional, de saturação. Guerra no chão, soldado contra soldado, vai custar muitas vidas humanas. Penso que ele vai hesitar um pouco, mas se nada der certo ele pensará em usar meios nada convencionais como armas químicas, o que iria apavorar o mundo ocidental, em especial os paises da Europa ou então, na hipótese mais cruel, usar uma arma nuclear tática sobre Kiev.

Seria uma desgraça completa. Milhões de pessoas iriam morrer. Será que Putin em seus delírios de Ivan, o Terrível, faria algo tão... terrível? Quem sabe. Muitos analistas dizem que não está bem da cabeça, algo que devo concordar. Um sujeito como esse, um ressentido por sempre ter sido visto pelo Ocidente como um tosco, um ogro, pode fazer qualquer coisa, inclusive nada. Vamos torcer pela segunda opção! E que Deus nos proteja!

Exército Russo Mata Crianças
Triste, lamentável, fator de vergonha para qualquer militar que se sinta honrado. Na guerra da Ucrânia as forças armadas russas não poupam civis. Pessoas desarmadas, tentando fugir do campo de batalha. Eles matam do mesmo jeito. Ontem bombardearam um hospital para crianças. Um hospital! Que atende crianças! Deu para sentir o tamanho do horror? E no saldo final, até agora, mais de 90 crianças foram mortas pelos russos nessa guerra. Uma situação mais do que triste. Nunca pensei que iria ainda testemunhar tamanho crime de guerra.

Fontes afirmam que os russos fizeram a mesma coisa em campanhas militares na Síria e em outras regiões rebeldes, como a Chechênia. A Rússia é a vilã do mundo. E esse é um título merecido pelas atrocidades que cometem contra pessoas civis. Vi a foto de uma garotinha com câncer que precisa fugir para sobreviver e depois tentar um tratamento fora da Ucrânia. É desumano, degradante, horrível. Que Putin pague pelo seus crimes e que depois de sua morte queime eternamente no inferno.

Putin está acostumado a matar seus opositores. Agora fechou praticamente todas as redes sociais estrangeiras na Rússia. A informação é um perigo para o tirano. Ele fecha seu país contra os órgãos de imprensa dos quais não tem controle. É um tirano ao velho estilo em um mundo que avança para frente. O povo russo de certo modo está prisioneiro de Putin. Quem protesta é preso. Não há informação, só fake news. Putin é uma mentira, do começo ao fim.

Malditos Russos!
Claro que não vou generalizar e condenar todo o povo russo. Não se trata disso,  pois a imensa maioria do povo russo é vítima desse governo, não cúmplice, mas sim, devemos chamar de malditos todos os russos que dão apoio para esse Putin! As cenas que passam na TV e que se reproduzem na internet me fizeram lembrar das imagens dos refugiados da II Guerra Mundial. Idosos, crianças, pessoas acamadas, doentes, bebês de colo, todas jogadas em um lamaçal de sofrimento sem fim.

E não adianta tentar falar em estratégia, OTAN, nada disso. Na realidade dos fatos a Ucrânia apenas exerceu suas prerrogativas de país independente e soberano. Querem entrar em aliança com a OTAN? Eles podem pelo direito internacional. Não há nenhum laço de subordinação entre Rússia e Ucrânia. Esse tempo acabou com o fim da União Soviética. Fim de papo. Todo o mais é retórica vazia na boca e na mente de pessoas perversas.

E o pior é que um dos homens mais próximos de Putin é um militar burro e sem experiência  Está ao seu lado simplesmente por ser um bajulador, como foi noticiado. Ruim para os ucranianos, ruim para os próprios militares russos, esfomeados e jogados à própria sorte. E ruim principalmente para o mundo. Malditos russos que dão apoio a esse tirano chamado Putin! 

O Socialismo de Putin
Nessa semana o tirano / autocrata / ditador da Rússia Putin ameaçou as empresas ocidentais que estão aderindo ao boicote à economia russa. Ele afirmou que os bens, propriedades e marcas dessas empresas capitalistas serão tomadas pelo poder público russo. Ora, ora, ora, o que temos aqui? Estatização de empresas privadas e violação de propriedade privada soa parecido a você com que regime mesmo? Sim, puro socialismo!

Aos poucos todas as máscaras desse ex-agente da KGB vão caindo. Primeiro ele se disfarçava de presidente democrata, eleito pelo voto, um protagonista da democracia mundial. Hoje em dia todo mundo já descobriu que isso é pura fachada. Eleições para inglês ver. Ele sempre vence afinal de contas e isso desde os anos 90. Nunca perdeu! Obviamente tem coisa bem errada aí! Depois que fechou todos os órgãos de imprensa da oposição, mandou cancelar o acesso a todas as redes sociais, ainda se pode dizer que Putin é um democrata? Nem em sonho mais delirante da propaganda russa.

Agora ele se sai com mais uma. Não é democrata e nem tampouco capitalista ou liberal. Putin está ameaçando passar por cima da propriedade privada de empresas estrangeiras, tomar os bens e tornar todos eles públicos. Karl Marx certamente iria aplaudir. Lênin também. Já Stálin ficaria orgulhoso dos crimes de guerra de Putin na Ucrânia. Pois é, temos um líder soviético por excelência na figura desse Putin...

Papa Francisco e a Ucrânia
Hoje o Papa Francisco fez seu mais duro pronunciamento sobre a guerra. Ele lamentou profundamente as mortes, principalmente de civis. E clamou em nome de Deus, para que o massacre do povo ucraniano pare de uma vez por todas! Achei coerentes e mais do que oportunas as palavras de Francisco. Nessas horas todas as autoridades, sejam políticas, religiosas ou morais precisam mesmo se levantar. É hora de denunciar. A omissão será julgada severamente pela história.

Durante a semana o Papa Francisco tentou abrir uma linha de diálogo com o patriarca da igreja ortodoxa russa, mas foi tudo em vão. Motivos não faltaram. O sujeito também tem um passado como agente da KGB. É muito próximo de Putin e declarou abertamente que a "guerra é justa!". Aliás a antiga KGB da União Soviética parece estar em todos os postos importantes da Rússia atual. Que coisa mais lamentável. E esse cidadão ainda se diz cristão? Hora de rever certos conceitos.

De qualquer forma o Papa Francisco faz o que está ao alcance de suas palavras. Foi-se o tempo em que os Papas também tinham seus exércitos, eram papas guerreiros como Julio II que liderou os exércitos papais contra os inimigos da cristandade. Hoje em dia um Papa só tem mesmo o poder da palavra. Já é mais do que suficiente.

Pablo Aluísio.

Um comentário: