terça-feira, 6 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XII

Putin encurralado!
O carniceiro do Kremlin, o infame Putin, está encurralado. Ele perdeu a confiança do mundo civilizado. Nunca mais será dado um voto de confiança para ele no mundo político internacional. Um influente diplomata afirmou hoje que não há como negociar diplomaticamente com a Rússia. Quando um diplomata de formação afirma que não existe meio de resolver uma questão pela diplomacia é um sinal claro de que a coisa está... russa! Trocadilho infame, mas fincado no mundo real.

No longo e médio prazo a economia da Rússia está condenada. Além das sanções há um claro movimento para que no futuro não se confie mais na Rússia. Os países da Europa e Estados Unidos já se movimentaram para não precisar mais da Rússia em termos energéticos. Ora, era justamente esse setor que segurava a economia russa. Sem o dinheiro das exportações de energia a economia russa entra em colapso completo. Alguém duvida que isso vai acontecer? Também circularam rumores essa semana de que um golpe estaria sendo articulado nos bastidores de Moscou. Estariam se unindo oligarcas e militares. O objetivo seria tirar Putin do poder. Seria verdadeira essa informação? Só quem frequenta os segredos de Moscou poderia responder a essa pergunta. De qualquer modo algo parece estar acontecendo mesmo, caso contrário não haveria a morte recente de alguns oligarcas. Se diz a boca miúda que Putin estaria matando seus novos opositores. Para quem ficou conhecido por envenenar seus inimigos, não seria nenhuma novidade. 

Putin afunda a Rússia
O autocrata Putin parece estar disposto a afundar mesmo a Rússia. Sujeito intelectualmente deficitário, de personalidade perversa e pervertida, ele paga para escalar ainda mais a crise na guerra da Ucrânia. Participou de uma parada da vitória em Moscou e tudo se resumiu em melancolia e constrangimento. Enquanto exaltava as tropas na praça vermelha, os seus soldados morriam no campo de batalha e eram abandonados pelo meio do caminho. Não se importa com os mortos em batalha. Deixam para trás como sacos de lixo descartáveis.

Enquanto controlar a imprensa com mão de ferro, tal como fez Stálin no passado, Putin terá o controle da opinião pública. O russo médio não tem contato com o mundo real, mas apenas com a propaganda de fake news do Estado dominando por Putin. E sua retórica é absurda: estaria lutando contra todo o mundo ocidental que agora seria nazista! Sério Putin? Ou não seria o contrário? Na minha leitura quem adotou política nazista foi o próprio Putin. Duvida da afirmação? Então vamos aos fatos. Quem invadiu o país alheio? A Ucrânia era soberana e democrática. Putin não tinha nenhum direito de invadir o país vizinho. Além disso quem mata sistematicamente civis? Ora, as tropas de Putin já cometeram supostamente todos os crimes de guerra. Lançam bombas e mísseis contra hospitais, escolas, creches... Quer algo mais nazista do que isso? Mas ele segue soberbo. Nesse processo está afundando a Rússia. Destruída sua imagem internacionalmente, a Rússia vai levar décadas para superar os problemas econômicos que foram causados pela guerra. Putin é um facínora que levará seu povo à miséria e à pobreza.

O Guru de Putin
A guerra da Ucrânia segue em frente sem uma solução aparente. A última notícia foi que a filha do guru de Putin foi assassinada. Ela Foi andar de carro e no carro havia um explosivo embaixo. O carro incendiou. Ela morreu na hora. É a tal coisa, essa coisa de guru de presidente é um perigo. O guru de Putin é um sujeito de extrema direita, nacionalista, fanático, retrógrado contumaz, verdadeiro verme. Ele prega o retorno de uma  Rússia aos tempos do Império czarista. Uma Rússia imperialista que não se importa em condenar os ucranianos, levar aquele povo para a morte. O guru fala abertamente em violência. Em poucas palavras o sujeito, é um asno total. O problema é que é um cretino seguido por vários outros cretinos com  poder. 

O caos impera e reside na grande questão que a Rússia está atolada hoje em dia, sofrendo bastante com essa guerra, sem sinais de que vai acabar em breve. De qualquer forma, se a Ucrânia é ou não responsável pelo atentado terrorista, o fato é o seguinte. Quem se propõe a matar os outros e falar em derramamento de sangue por causa de ideologia, tem que estar disposto também a saber que um dia essa violência vai voltar-se contra si mesmo. Esse guru de Putin, está pagando caro pelas ideias absurdas que ele propagou. Bem feito. Jogo sujo se paga com o jogo sujo.

Seis meses de Guerra!
A guerra entre a Rússia e Ucrânia completou 6 meses esta semana. Segue sendo uma guerra sem solução a curto e médio prazo. Putin está desesperado e hoje abriu uma nova onda de propaganda militar para atrair novos recrutas para o exército russo. Estima-se baixas de 70 mil homens na guerra. A verdade é que uma guerra dessa proporção causa muito desgaste para Putin. Um exército como o russo, além de estar invadindo o país das outras pessoas, eles ainda estão cometendo atrocidades contra civis. E a pressão mundial é brutal. Putin tenta passar a ideia de que nada está acontecendo e que a Rússia está muito bem, obrigado. Essa não é a verdade. 

A economia russa vem sofrendo muito e o povo russo está começando a sentir na pele. Li a reportagem da BBC e pude ver que muitas mães estão impedindo que seus filhos se alistem no exército russo, pois sabem que eles vão morrer nas linhas inimigas. O povo russo não merecia isso. Nesta altura do campeonato, Putin é um psicopata e pouco se importa com a morte de seus compatriotas. Ele é o típico hipócrita, sem nenhum tipo de empatia com a vida humana. Li também que em alguns setores os militares russos estão olhando torto para Putin. Um golpe de estado em Putin até que não seria uma má notícia para o mundo em geral.

Mikhail Gorbatchov
Morreu Mikhail Gorbatchov. Ele foi um grande nome da história da Rússia. Foi o último líder da União Soviética antes do Império comunista vir abaixo. Sua morte trouxe elogio de centenas de líderes mundo afora. Ele foi realmente um personagem da história. Trouxe democracia e Liberdade para os russos soviéticos, que eram dominados por uma ditadura socialista . É um nome que devemos lembrar com devoção. 

Bem ao contrário do atual presidente da Rússia, Putin. Este é extremo oposto de Gorbatchov. Um sujeito mesquinho que tirou a Liberdade do povo russo, promovendo guerras insanas, como a que está se desenvolvendo na Ucrânia. Não poderia haver 2 líderes tão diferentes. Para o azar do mundo, Putin, atualmente é o presidente da Rússia. Saudades de Gorbatchov, que nos anos 80 encantou o mundo com sua mentalidade totalmente à frente de seu tempo. Um tipo de líder que vai fazer falta, muita falta no mundo atual.

Pablo Aluísio.

3 comentários: