Rússia invade Ucrânia
É isso! Após várias semanas de tensão a invasão russa começou na madrugada de ontem. Jogo esperado, lance cantado. A Rússia se move nesse tabuleiro como um império que se sente machucado pelo que aconteceu após o fim da União Soviética. O império desabou e seus países satélites se debandaram para o lado do Ocidente. O império que não era mais império ficou ressentido, ferido em seu orgulho nacional. E tendo um líder como Putin, que já disse abertamente que o fim da URSS havia sido uma tragédia, não poderia dar outra. Guerra na Europa, tendo de de um lado a Ucrânia e de outro a Rússia. Em outros tempos poderiam ser chamados de Estado dominador e Estado vassalo. Os tempos porém são outros. Vivemos outra época histórica.
A tragédia dos países ocidentais e da OTAN é que no plano prático não há solução militar para o caso. A Rússia é uma potência nuclear. Não se pode enfrentar esse país sem o risco de uma guerra nuclear no mundo. Para a Ucrânia só sobra tentar resistir bravamente e sozinha ao poderio militar bélico russo. Nesse primeiro dia de guerra até que não se saíram mal. Até agora já informaram que abateram várias aeronaves da Rússia. Provavelmente as forças armadas ucranianas contam com armas passadas pela OTAN por "debaixo dos panos". É a única forma de ajudar a Ucrânia diante dessa invasão covarde.
E também temos o lado humano, a tragédia humana. Certamente haverá levas e mais levas de refugiados rumo a uma Europa que já está esgotada nesse campo. Do lado jurídico não há nem o que pensar. A Rússia rompe nesse momento com todos os princípios do direito internacional. Chega a ser uma aberração termos um Estado moderno agindo dessa forma. Guerras, segundo as leis internacionais, precisam ser justificadas e de forma muito coerente. Os russos jogaram a civilidade pela janela. Agora impõe sua barbárie ao povo ucraniano.
E o que acontecerá daqui para frente. Existem cenários no horizonte. Um seria a rendição rápica das forças armadas ucranianas, algo que até o momento não aconteceu. Eles estão lutando com honra. Outro cenário seria o povo ucraniano resistir a invasão e lutar rua a rua, casa a casa. Nesse caso prevejo um atoleiro para os russos. Afinal a Rússia já afundou e passou por algo parecido quando invadiu o Afeganistão nos anos 70 / 80. Assim vamos aguardar. De qualquer maneira uma coisa parece certa: os russos perderam a razão. Nenhum país civilizado do mundo apoiaria abertamente tal agressão internacional. É um grande absurdo e nada mais.
A Falsa Democracia Russa
A democracia na Rússia é uma mentira. É tudo de fachada, como se dizia antigamente é algo para "inglês ver". Na prática temos Putin há décadas no poder. Aliás ele está há mais tempo no poder do que Stálin. A diferença é que um era assumidamente um ditador numa ditadura. O outro finge que é líder em um regime democrático. Na verdade dos fatos temos outra coisa. A realidade sempre se impõe. Desde que assumiu o poder, ainda nos tempos de Boris Iéltsin, o presidente russo que parecia sempre estar embriagado, Putin nunca mais largou o osso. Seja como presidente ou como primeiro-ministro, segue dando as cartas. Para um ex-agente da KGB obscuro que ninguém conhecia, realmente é de espantar que tenha chegado aonde chegou... Virou uma espécie de novo Czar!
E a oposição? Na Rússia para ser oposição ao governo é necessário ter coragem, muita coragem. Coragem do tipo não ter medo de morrer. Vários opositores foram mortos ao longo dos anos. Supostamente mortos a mando de Putin. Nunca se conseguiu juntar provas suficientes. Talvez porque o poder judiciário na Rússia não seja independente e nem tampouco o poder legislativo. E qual seria mesmo uma das melhores definições de ditadura que temos em sede de ciência política? Isso mesmo, inexistência de poderes independentes.
Vladimir Putin é basicamente um tirano sem freios que venham a conter seus desmandos. Está certo o primeiro-ministro inglês Boris Johnson em seu último pronunciamento. Ele foi direto ao ponto. Além de ser um tirano, Putin também é um mentiroso, do tipo que conta algo hoje e no dia seguinte faz o extremo oposto. De certa maneira é uma pessoa vulgar e de pouca civilidade.
Atualmente as democracias estão sendo colocadas contra a parede em diversos países do mundo. É uma lástima, mas a ignorância aliada a uma estupidez pessoal, tem levado muitos a pedirem por regimes autocratas, tirânicos. Amam as correntes que os aprisionam! Colocar tantos poderes nas mãos de um só homem, a história nos ensina, costuma terminar em tragédia. Nesse aspecto Putin é claramente uma nova versão de Ivan, o Terrível. Basicamente um louco no trono, sem poderes constitucionais que venham a conter suas insanidades.
Ucrânia, URSS
A mentalidade do Putin é até fácil de entender. Ele é um homem raso em ideias. Ex-agente da KGB nunca abandonou a forma de pensar que tinha na época. Inclusive chegou a dizer publicamente que "O fim da União Soviética foi a maior tragédia para o povo russo dos últimos séculos". Ele é um saudosista do comunismo soviético. E há mais. Disse que a Ucrânia não deveria existir pois foi traçada e desenhada artificialmente por Stálin. Quando criou a Ucrânia o ditador soviético queria uma espécie de "Estado tampão" entre a Rússia e uma possível invasão nazista, o que de fato aconteceu.
Há várias contradições no pensamento de Putin. Primeiro ao afirmar que a Ucrânia não deveria existir pois foi uma invenção soviética. Mas não era ele mesmo que tinha saudades do período da URSS? Decida-se então Putin! Esse pensamento que países que não nasceram de forma orgânica, mas planejada, deveriam desaparecer é absurdo. Todos os países do Oriente Médio foram criados em cima de desenhos feitos pelos colonizadores ingleses. Os povos que viviam nessas regiões não conheciam o conceito de Estado. Eles viviam como nômades, atravessando o deserto, levando suas mercadorias para vender. Assim, se formos pensar como Putin, países como a Arábia Saudita, o Iraque, o Irã, a Jordânia, a Síria e tantos outros deveriam simplesmente desaparecer da noite para o dia! Um absurdo em termos de direito internacional.
Outro aspecto digno de nota é que o povo ucraniano possui sua própria identidade cultural. E eles são fortemente contrários a ideias socialistas simplesmente porque viveram sob a opressão comunista por décadas. Por isso tentavam uma aproximação com o Ocidente. Não queriam mais reviver os anos de opressão promovidos pelos russos. Um pesadelo que agora retorna, infelizmente.
E o Brasil nesse momento? O Bolsonaro se recusa a condenar a invasão da Ucrânia. Ele agora considera a Rússia um aliado. Só que os aliados da Rússia no plano internacional são países como a China, a Coreia do Norte, Cuba e Venezuela. Todos países comunistas de regimes duros e autoritários. Então agora Bolsonaro é aliado do bloco comunista internacional? Logo ele que foi eleito como uma velha vitrola quebrada dos tempos da guerra fria, falando mal dos comunistas o tempo todo! Coerência? Zero absoluto!
A Rússia Soviética
Putin ameaçou mais duas nações soberanas, a Suécia e a Finlândia! Eu acho tão fora de tempo essas ameaças russas aos povos da Europa. Estamos no século XIX? Putin pensa ser um Czar dos tempos modernos? Insinuam que vão invadir os países vizinhos. Dizem que será tudo para deter o avanço da OTAN em sua região de influência. Qual é o preço disso tudo? Mais uma guerra sem lógica a invadir e destruir a paz no mundo? Sem sentido, sem noção, fora de contexto. A guerra fria acabou - e faz muito tempo... ou não? Putin ainda mantém essa mentalidade que todos pensavam estar superada desde os anos 80.
O que existe é uma antiga potência ressentida. A Rússia em seus tempos de União Soviética, tomou grande parte do Leste Europeu. Tomou pela força e não pela potência de ideais. A Rússia agora tenta sob comando de Putin voltar a um passado de orgulho e glória que foi perdido. Ele age como uma criança grande. Não cabe mais esse tipo de pensamento no mundo atual. O que virá depois da Ucrânia? A Rússia vai invadir Hungria, Romênia, Polônia, países que ficam próximos, na fronteira da Ucrânia? Que tipo de louco seria esse?
O Putin já ameaçou o Ocidente com armas nucleares. Está alucinado? Enlouqueceu? Qual seria o problema desse presidente da Rússia. A invasão da Ucrânia envolve toda a Europa, criou uma série de crises internacionais, inclusive com nova onda de imigração desenfreada. Guerra é isso: morte, destruição, doenças, nada de positivo pode sair de algo assim.
Dessa forma só espero que haja um pouco de bom senso daqui em diante. A Rússia, precisa enterrar de vez esse complexo de União Soviética. Ontem, só para se ter uma ideia, um tanque russo foi filmado entrando na Ucrânia com uma bandeira da URSS fincada em cima. Que maluquice é essa que esses russos estão vivendo? Chega desse tipo de loucura militarista.
A Rússia Perdeu a Guerra!
Putin já perdeu a guerra! Calma, você pode estar pensando. Acredito que não. Putin perdeu a guerra da opinião pública mundial. A Rússia perdeu a guerra dos argumentos. A Rússia esta sendo vista como a grande vilã mundial nesse momento. E isso é a mais pura verdade. A não ser que você seja um psicopata sem empatia nenhuma com o sofrimento alheia, com o sofrimento de crianças inocentes, você não estará a favor da Rússia nesse momento. Putin é Hitler para os povos do mundo. E ele começou mal nessa invasão. Perdeu a guerra das narrativas. E caso você ache isso secundário é bom ler os livros de história. A primeira guerra que deve ser vencida numa guerra de verdade é a guerra dos corações e mentes.
Não dá outra! Todo ditador e todo tirano é também um corrupto. Sem freios e limites essas figuras geralmente saqueiam o próprio povo. Putin é um tirano canalha e corrupto também, pois fontes afirmam que ele teria 200 bilhões de dólares em contas no exterior. Dinheiro no nome de laranjas. Dinheiro fruto da corrupção. Os ditadores também logo impõe censura os meios de comunicação. Massacram os opositores. Tudo isso já fez parte da agenda de Putin. Pelo visto não lhe falta mais nada! Hoje mandou censurar os principais meios de comunicação da Rússia. Noticiaram que o exército russo está com muitas dificuldades em entrar em Kiev, a capital da Ucrânia. Atoleiro à vista. Não pode mais chamar a guerra de guerra como não pode chamar o tirano de tirano. Ecos de uma nação onde a democracia inexiste.
E sempre quando um pequeno país é invadido por uma potência militar começam a surgir os heróis da resistência. Na Ucrânia já existem alguns. Um deles está sendo chamado de "Fantasma de Kiev". É um piloto de caça que abateu seis caças russos. Um Ás da aviação como não se via na Europa desde os tempos da II Guerra Mundial.
O outro herói improvável é o próprio presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky. Ele é um comediante que foi eleito presidente após satirizar os políticos de seu país em um popular programa de TV. Uma espécie de Danilo Gentili ucraniano. Dado como um palhaço por Putin, o sujeito tem revelado atitudes de puro heroísmo, como ficar na capital do país, lutando contra o inimigo. Hoje pela manhã foi contactado pelo presidente dos Estados Unidos. Biden ofereceu ajuda para ele fugir da Ucrânia. Sua resposta? "Nós precisamos de armas e não de uma carona!". Biden ficou com a cara no chão. Quer melhor resposta que essa? Eu não pensaria em algo mais direto e espirituoso. Inteligência rápida de um comediante.
Pablo Aluísio.
Foco Internacional - Guerra da Ucrânia I
ResponderExcluirTexto Compilado
Pablo Aluísio.