quarta-feira, 14 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XXIII

Trump 2 - Primeiros Dias
Pois é, Trump assumiu a Casa Branca. Como era de se esperar foi aquele monte de absurdos. A verdade é que Trump é um baita de um ignorante. Ele detonou as políticas de proteção ao meio ambiente, incentivou a perseguição contra imigrantes e partiu pra cima das medidas que protegiam as minorias. O sujeito é isso: puro ódio! Mas é como se diz, os americanos elegeram esse troço, então aguentem...

Ele anistiou milhares de criminosos que invadiram o Congresso. Muitos nazistas no meio. Pessoas inclusive que mataram policiais. Seus apoiadores fingem não ver. Eles relativizam tudo, sem pudor nenhum. Eu costumo dizer que o radical de Direita é acima de tudo um ser humano péssimo e tudo que tenho visto nesses primeiros dias de Trump 2 tem confirmado essa visão. 

O uso da religião nem sempre sai conforme o combinado. Uma bispa de uma igreja lhe passou um sermão daqueles que humilham muito pessoas hipócritas como esse Trump. Lembrou dele da misericórdia de Jesus. O problema é que pessoas como Trump são falsos cristãos. No fundo não estão nem aí para os ensinamentos do Cristo. Ele apenas quer os votos dos religiosos, nada mais! 

Certamente os Estados Unidos se tornaram um lugar pior para se viver agora - e tudo vai piorar. O tal de Musk, em delírio, fez gestos nazistas. Eu não tenho o menor pudor de dizer que sim, ele muito provavelmente, é um nazista. Seus avós, pelo que li, foram do Partido Nazista. Seu pai deu apoio ao Apartheid. Enfim, um horror! E assim vai, cambaleando, a outrora dita "maior democracia do mundo". Só não se sabe até quando...

Trump: Maquinário de Erros
Trump 2.0 segue sendo um espiral de erros grosseiros. Ele iniciou uma guerra de taxas, usando como alvo Canadá, México e China. Ao que tudo indica esses seriam seus primeiros focos. Queria ver até onde poderia ir. A guerra comercial foi amenizada em relação a México e Canadá. Ele recuou após conversar com os líderes desses países. 

Em relação à China o caldo entornou. O gigante da Ásia impôs em retaliação a essa verdadeira guerra comercial uma taxa para produtos americanos de 10 por cento. Além disso retaliou a big tech Google. É um péssimo negócio puxar uma guerra comercial com a China. A indústria chinesa é maior do que as indústrias dos Estados Unidos, Japão e Alemanha juntas! Um gigante desses não vai aceitar coisas bizarras de um bufão como Trump. E os chineses estão absolutamente certos nessa questão. Além do que, também entraram com instrumentos jurídicos de retaliação contra os Estados Unidos, os denunciando para a Organização Mundial do Comércio. 

Trump é uma metralhadora de imbecilidades. Tirou os Estados Unidos da Comissão internacional de Direitos Humanos, fechou a principal agência de ajuda humanitária para populações vulneráveis pelo mundo e segue dizendo suas bobagens em série, entre as mais recentes de que iria promover o deslocamento da população da Palestina para fora da faixa de Gaza. Isso tem nome: Limpeza Étnica e está plenamente configurada como Crime contra a Humanidade. 

É a tal coisa, enquanto não pararem o maluco laranja do Norte as coisas vão de mal a pior. Trump é um aloprado fruto das redes sociais. Essas valorizam o ódio, a mentira e o ressentimento. Ele é tudo isso e muito mais! E quem paga pelo voto muito errado do povo americano é o mundo inteiro! Lamentável demais! 

Trump e a Ucrânia
Como já tinha previsto, Trump vai abandonar a Ucrânia à sua própria sorte. A guerra vai completar 3 anos na próxima semana e pode ter certeza que os ucranianos não vão mais contar com o apoio financeiro dos Estados Unidos. Hoje Trump e Volodymyr Zelensky trocaram farpas. O presidente da Ucrânia disse que Trump vive dentro de uma bolha de desinformação (o que é verdade!) enquanto Trump disse que Zelensky era um ditador sem eleição! (o que não é uma verdade!). O caldo entornou de vez!

A pura verdade é que Trump gosta de Putin, por ele ser um sujeito autoritário, praticamente um autocrata que governa sem nenhum limite. Era o que Trump sempre sonhou. Ele não gosta de líderes democráticos, veja sua péssima relação com a União Europeia, Canadá, México, etc. O que Trump parece curtir mesmo é um regime autoritário. E nem tem mais vergonha de esconder isso, tanto que mandou seus diplomatas se reunirem com os russos, sem sequer convidar os ucranianos e os europeus nessa mesa de negociação. Foi lá negociar o país e a soberania dos outros sem consultar eles. A face nem tremeu do tamanho da sua cara de pau! 

Ao que me parece Trump provavelmente deu carta branca para a Rússia conquistar toda a Ucrânia. O velho laranja lavou suas mãos. Que se foda os ucranianos! - deve ter pensado! Para alguém que vivia mentindo na campanha dizendo que iria acabar com a guerra em 24 horas, o velho Trump pelo visto caiu em sua própria teia de mentiras. Vai deixar a Rússia aniquilar a Ucrânia, cortando ajuda financeira, fingindo que não está vendo nada do que está acontecendo naquele lado do mundo. Uma tragédia mundial, obviamente. A Europa que se cuide daqui em diante! 

A Relação Putin Trump
O presidente americano Trump tem feito vários contatos com Putin. E diz que as negociações vão muito bem, que a paz virá. A verdade sórdida é bem outra. Putin é uma velha raposa e sabe que Trump no fundo, no fundo, é um idiota completo. Então para Putin é o melhor dos mundos. Sem o dinheiro e as armas dos EUA fica muito complicado para a Ucrânia seguir na guerra. E com o Trump em suas mãos, Putin sabe que colocou o inimigo nunca encruzilhada. 

Uma coisa entretanto parece bem certa. Trump não tem a força que aparenta ter para seus seguidores com déficit de cognição. Ele pensa que está no controle da situação, mas não passa de um fantoche do líder russo. Putin já pode ter certeza que terá assegurado para si todos os territórios que atualmente estão sob controle da Rússia. Invadiu, tomou na força e ninguém vai tirar. Com isso a Ucrânia perderá parte significativa de seu território original. 

Trump vai dar para Putin o que ele quiser e depois sairá cantando vitória, dizendo que colocou um fim na guerra. A pergunta é: a que preço isso foi conseguido? Pelo que observo Putin sairá vitorioso dessa guerra, apesar de todas as baixas, mortes e perda de equipamento militar. No fundo ele vai impor suas condições. E não ficarei surpreso se depois de um tempo, após um acordo de paz, Putin volte a posicionar seu exército para conquistar novos territórios ucranianos. Aliás não descarto sequer a invasão de outros países. Putin sabe muito bem que o atual ocupante da cadeira de presidente na Casa Branca é um sujeito tosco, sem preparo intelectual e nem caráter para lhe desafiar no tabuleiro da política internacional. 

O Desastre Trump
Como era de se esperar o governo Trump II tem sido um desastre completo! Ao usar e abusar de tarifas e taxas comerciais de importação ele tem desenvolvido um desastre econômico que em breve vai causar muitos males às empresas e consumidores de seu próprio país. A elevada taxa de importação dos mais diversos produtos, vindos dos mais distantes países, vai encarecer os produtos, em especial aqueles de uso comum como automóveis, peças, produtos primários como alimentos, etc. Trump que foi eleito prometendo que iria combater a inflação acaba de armar a maior bomba inflacionária de sua própria economia. 

Em termos políticos e diplomáticos as coisas também não andam nada bem. Trump trata os aliados históricos dos Estados Unidos aos socos e pontapés. Nem parece que está aliado aos países democráticos ocidentais. Ao contrário disso parece ter uma estranha atração para com Putin, o líder russo. Chega ao ponto de parecer subordinado a ele, algo impensado na história das relações entre Estados Unidos e Rússia. Algo que jamais aconteceu antes na política internacional.

Por fim, no campo da segurança nacional, as autoridades de seu governo foram de um amadorismo absoluto, usando uma rede social comum para compartilhar informações militares que deveriam ser ultra secretas. Pois é, não é apenas Trump que parece um despreparado, um sujeito sem a inteligência necessária para o cargo que ocupa, mas todos os seus subordinados também. Parecem mais com um bando de louquinhos que estão à solto, loucos para colocar fogo no parquinho! Que perigo, meus caros, que perigo!

Pablo Aluísio. 

Um comentário: