quarta-feira, 7 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XIV

Forças armadas russas afundam na Ucrânia
A Rússia segue seu caminho trágico em terras ucranianas. Com a moral em baixa e um presidente sem rumo que não parecer ter outra saída a não ser ameaçar o ocidente com armas nucleares, não se vê muita saída para essa guerra que começou errada e segue sem rumo a uma paz. O que parece certo é que dentro de uma guerra convencional as coisas vão de mal a pior para as forças armadas de Putin. Falta equipamentos militares, roupas e até mesmo comida para os soldados russos. Uma clara evidência que tudo está ruindo para Moscou. 

Ontem, nos 70 anos de aniversário do ditador russo ele ganhou um presente amargo, Uma importante ponte russa na Criméia que levava provisões aos soldados russos na Ucrânia foi destruída por um ataque certeiro, com isso os russos terão ainda mais problemas para solucionar seus problemas de abastecimento de provisões aos seus combatentes. Com o inverno chegando seguramente os russos não vão passar apenas frio, mas fome também, E os boatos de que Putin estaria para levar um golpe militar só aumentam. A dúvida para o Ocidente é saber se isso seria uma boa ou uma má notícia, afinal poderia subir ao poder alguém ainda mais radical e louco do que Putin. As cartas, pelo visto, estão sobre a mesa. Façam suas apostas. (08.10.22)

Rússia sofre derrota na ONU
Nessa altura dos acontecimentos, a Rússia de Putin já rompeu e já infringiu praticamente todas as leis internacionais. É um país que parece dominado por uma quadrilha que não se importa com o direito internacional. Mas Putin vem sofrendo derrotas, principalmente em organismos internacionais. Na assembleia geral da ONU ele sofreu um duro golpe, pois seus referendos nas regiões ocupadas da Ucrânia foram considerados ilegais. Não poderia ser diferente. Esses referendos de regiões ocupadas por forças armadas não têm valor jurídico nenhum. A população vai votar praticamente com um fuzil apontado para a cabeça. Alguém em sã consciência acreditaria na sinceridade e na veracidade de uma votação realizada desse modo? 

Até o Brasil condenou os referendos, o que foi, de certa forma, uma surpresa. Esse governo Bolsonaro tem se alinhado de forma vergonhosa com a Rússia de Putin. E os crimes contra a humanidade seguem sendo feitos. A Rússia precisa nesse momento, recuar. Era um momento para se ver que essa operação militar e essa invasão foi um tremendo erro. Entretanto, Putin não parece ser uma pessoa sensata. Ele está com a mente mergulhada em loucuras e teorias da conspiração. E como vive cercado de puxa-sacos, não há quem lhe diga a verdade. Pior para o mundo, que segue em perigo. (14.10.22)

Rússia: A Questão Nuclear
Putin se colocou em uma encruzilhada. Ao invadir a Ucrânia, pensando que a guerra ia durar poucos dias, ele se deu mal muito mal. A guerra não durou poucos dias. O Ocidente se prontificou a ajudar a Ucrânia. Armamentos de última geração, de alta tecnologia, foram enviados aos ucranianos. Do outro lado, Putin precisou contar com o ferro velho da União Soviética. A guerra assim se tornou um desastre para ele. E ele não pode usar armas nucleares. Nesta semana, recuou de diversas ameaças que algumas pessoas ligadas ao seu governo estavam fazendo. 

Com isso, Putin fica preso a uma guerra convencional. E nesse tipo de guerra, não vencerá. Não há como vencer. As tropas Russas estão com a moral baixa, equipamento ruim, falta até comida para seus homens. A única maneira de ele se impor de forma frontal e brutal seria o uso de armas nucleares. Só que o Ocidente já deixou claro que isso não vai ser admitido. Pressionado contra a parede, Putin tenta um acordo de paz. Ele está encurralado. O que vai fazer daqui para frente? Vai jogar 300.000 homens que foram convocados às pressas numa guerra que eles não têm treinamento para vencer. O presidente da Rússia não tem muito respeito pela vida. Para ele, esses soldados são descartáveis. Morram por nada. Percam suas vidas por causa dos erros de Putin.

Copa do Mundo 2022
O Brasil foi eliminado da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Acabou perdendo para um time mediano, a seleção da Croácia. Brasileiro, via de regra, se empolga muito com a Copa do Mundo. Eu devo confessar que não fiquei empolgado e esperançoso ou otimista em nenhum momento dessa copa. Sempre achei a seleção Brasileira extremamente fraca. Desde que acompanho Copas do mundo, a começar em 1982, nunca havia visto uma seleção tão fraca como essa que jogou essa copa de. 2022. 

Time ruim, sem garra. Com ilustres desconhecidos que jogam na Europa. Eu mesmo não saberia escalar essa seleção de memória. Essa geração de Neymar é uma geração de puro marketing. Há pouca identificação desses jogadores com o povo brasileiro na atualidade. Outras grandes seleções também foram eliminadas, como Portugal, Alemanha, Inglaterra e Espanha. Vamos ver o que vai dar. A minha aposta é que a França vai ser campeão em uma final contra a Argentina. Veremos. 

Argentina, tricampeã do mundo
Argentina se tornou tricampeã no mundo nessa copa de 2022. Fez uma final eletrizante contra a França em um jogo realmente espetacular. Analistas esportivos acreditam que foi uma das melhores finais de Copa do Mundo da história. Devo reconhecer que sim, havia grandes seleções em campo. E qualquer uma delas poderia ser campeã do mundo que estaria em bom Lugar. Só que deu a Argentina e confesso também que torci pela Argentina nesta final de copa. A razão é uma só, eu queria que o Messi fosse campeão. 

Na minha vida eu vi grandes jogadores que nunca foram campeões em Copas. Sempre achei uma injustiça incrível. Um craque do mundo do futebol deve ter em sua carreira uma Copa do Mundo, pelo menos. E Messi vinha tentando há muitos anos. Já está na fase final de sua carreira no futebol. Seguramente foi um craque, um jogador celebral, um meio de campo clássico. Então, fiquei feliz por ele ter levantado a Copa do Mundo. Os deuses do futebol deram a ele o presente que merecia nesse final de trajetória. Parabéns Hermanos!

Pablo Aluísio.

3 comentários: