quarta-feira, 7 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XIII

Morte da Rainha
A rainha Elizabeth II morreu. Ficou 70 anos no trono. Recorde só superado pelo reinado de Luís XIV. Charles III será o rei. Eu particularmente conheci mais a história de Elizabeth através da série The Crown. Uma série excelente, que eu recomendo. Nessa série você verá uma boa produção, com todos os principais eventos do reinado de Elizabeth. Aliás, séries sobre monarcas inglesas são todas excelentes. O mesmo pode-se dizer da série sobre a Rainha Vitória. Imperdível.

De forma em geral, Elizabeth II atravessou quase todo o século XX. Ainda na Segunda Guerra Mundial, ela já estava participando ativamente da vida política inglesa. Chegou a ser motorista de carros militares. Até exerceu a função de mecânica. Dizem que na vida privada era uma mulher com humor muito refinado, contagiante. A postura que conhecemos é a postura oficial dos grandes eventos. Ali ela parecia formal, sisuda, concentrada. Sempre Séria. Dizem, porém, que na vida pessoal gostava de uma boa piada e também gostava de imitar pessoas e líderes mundiais com quem se encontrava. Tinha um humor, obviamente, bem inglês. Marcou toda uma era, a era elisabetana. Nos moldes da era vitoriana, no século 19. (11/09/22)

Vitórias da Ucrânia na guerra
As coisas não andam bem para o exército russo. Hoje, o presidente Putin demitiu o general e comandante do exército no leste da Ucrânia. O motivo foi simples. Os russos saíram correndo de mais ou menos 20 localidades. A Ucrânia está retomando várias cidades. Diante desse quadro, o vexame parece estar bem próximo. O exército russo não tem correspondido em campo de Batalha. Parece ser uma regra não escrita sobre essas grandes potências militares. 

Geralmente elas se dão muito mal quando invadem países menores. Na guerra convencional, eles realmente deixam muito a desejar. Basta lembrar dos Estados Unidos na guerra do Vietnã e da própria Rússia na guerra do Afeganistão. As potências nucleares não conseguem corresponder quando invadem o território alheio. Os nacionais desses países se unem e lutam bravamente pelo seu país. Só resta a essas grandes potências amargarem mais um revés e uma vergonha em nível mundial. (12/09/22)

Até onde Putin estaria disposto a ir?
Essa é uma pergunta que está na mente de todos. Depois da contraofensiva da Ucrânia em seu território e a perda de várias cidades que estavam nas mãos dos russos, fica a questão, Putin estaria disposto a subir a um nível absurdo para vencer essa guerra? Estaria disposto a usar armas nucleares táticas? Sem limites para impor sua vontade? Nesta semana, ele se encontrou com os presidentes da China e da Índia. Pelo visto, foi aconselhado a abandonar todo tipo de loucura militar. O líder indiano chegou a dizer com todas as palavras que esse não é o momento para a guerra. 

Será que Putin vai ouvir esse conselho? Ou vai continuar dando murro em ponta de faca? Será que existe ainda algum milímetro de racionalidade em sua mente? Onde está o advogado Putin? Onde foi parar sua formação jurídica? São questões que eu sempre me pego fazendo. Um jurista nunca faria certas loucuras que ele fez. Ele deu passos totalmente equivocados em todos esses meses. Espero que reencontre a razão.  (17/09/22)

Putin faz ameaças ao Ocidente! 
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parece ter perdido completamente a cabeça. Hoje ele anunciou a convocação obrigatória de 300 mil novos recrutas para o exército russo. São ex soldados e ex militares que estavam na reserva. Putin parece desesperado, completamente louco. Ele também voltou a jogar a carta nuclear sobre a mesa do mundo geopolítico mundial. A questão é que está tencionando fazer algo? Referendos e plebiscitos são planejados nas regiões ocupadas da Ucrânia. Ele quer impor através de fraudes, legitimação em uma invasão de um país soberano. 

Pior do que isso, Putin pensa seriamente em usar armas nucleares, caso sentir que a Rússia não vencerá uma guerra convencional, que está sendo derrotada. É uma situação limite. Me parece que não há vozes sensatas no Kremlin. A cada novo dia é uma nova ameaça, uma nova afronta. A questão é: o ocidente aceitará esse tipo de ameaças vindas de um valentão? Putin parece ter perdido a razão. Há rumores que ele sofreu um atentado a bomba nos últimos dias. Será que é verdade? Em uma imprensa controlada e amordaçada como a da Rússia, não sabemos exatamente a verdade dos fatos. (21/09/22)

Putin, o tosco
Putin é um tosco. Todos os homens de seu governo são toscos. É inacreditável que um país como a Rússia, que tem tanta tradição cultural ao longo dos séculos, consegue ter um líder tão tosco e tacanho como Putin. Ele fez um referendo falso nas regiões dominadas pelo exército russo. E praticamente levou cada um dos moradores com um rifle na cabeça para "votar". O referendo é uma grande farsa, mas ele quer que todo o mundo o aceite, de todas as formas. A intenção do referendo é muito simples. Ele quer anexar essas regiões que foram tomadas pelas forças armadas Russas como parte do território da própria nação russa. 

Com isso, ele teria desculpa para usar as armas nucleares, pois estaria supostamente defendendo o território da Rússia. Putin é um tirano tosco. E sua atitude é uma das coisas mais covardes e ridículas do cenário Internacional nos últimos anos! O problema é que ele domina a Rússia completamente. Não há sinais de que seu regime vai cair. E aí o mundo vai ter sempre esse problema pela frente. O presidente russo, do tipo mais tosco que existe, com poder de destruição mundial. E um planeta a mercê de um sujeito como esse, armado com armas nucleares. Sem dúvida, é um péssimo sinal do mundo doentio em que nós vivemos. (27/09/22)

Pablo Aluísio.

Um comentário: