domingo, 4 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição VIII

A Guerra de Putin
A guerra da Ucrânia ou a guerra de Putin continua. As negociações de paz estão mais travadas do que as tropas russas que não conseguem sair do lugar. Equipamentos militares velhos e equipe de apoio praticamente inexistente deixam os soldados russos à própria sorte. Embora o governo russo aparenta querer sair desse atoleiro, as condições para uma paz ainda parecem distante.

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden chamou Putin de criminoso de guerra, uma opinião que eu pessoalmente concordo plenamente, mas depois da reação de Moscou, que afirmou que a Rússia teria como colocar os Estados Unidos em seu devido lugar, houve um certo recuo por parte da Casa Branca.

Esse é um grande erro ao meu ver. O presidente americano não pode demonstrar fraqueza a Putin como uma presa não pode demonstrar fraqueza a um lobo selvagem. Putin é um lobo selvagem, um predador e como tal não aparente ter qualquer valor moral ou ético evoluído. É um ex-agente da KGB, provavelmente um assassino profissional e um psicopata. Demonstrar fraqueza para esse tipo de gente é uma péssima coisa a se fazer.

A Cidade de Maria
Mariupol em nosso idioma poderia ser traduzido como "A cidade de Maria". É uma das cidades mais castigadas da Ucrânia nesse momento. Uma tristeza. O Papa Francisco já a denominou de "cidade-mártir" pelas atrocidades cometidas pelos russos nessa guerra. Os civis se tornaram o alvo preferido dos militares russos que castigam a cidade noite e dia com bombas e bombardeiros.

Diante dessa situação o Papa Francisco tenta levar orações e confortos para os moradores da cidade que resiste e que ainda não se rendeu aos russos. Inclusive circulou na net a notícia que o Papa estaria preparando uma missa para consagrar a Rússia e a Ucrânia ao coração de Maria. Pelo visto há também uma luta espiritual em curso.

Porém Putin é claramente um filho ungido do Diabo. Um teatro cheio de civis em Mariupol foi bombardeado pelos russos. Nas calçadas em letras enormes os moradores escreveram a palavra "Crianças" para que evitassem a destruição do lugar. Só que os russos, já demonstraram mais de uma vez nessa guerra, não querem saber disso. Jogaram bombas no lugar. Lamentável demais. Cada diz mais concordo com a opinião daqueles que dizem que a Rússia virou um Estado terrorista. Afinal de contas jogar bombas em crianças é puro terrorismo. 

Vladimir Putin
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden finalmente definiu com exatidão quem é Putin. É um ditador assassino e um bandido completo, internacional. Concordo plenamente. É uma víbora que o Ocidente tolerou por muitos anos e que agora, mais do que nunca, mostrou suas presas. Putin também é, segundo reportagens internacionais, um grande corrupto que esconde uma fortuna através de empresas de fachada no ocidente.

O pior é que como verdadeiro gangster ele consegue limitar e executar qualquer adversário que lhe apareça pela frente. Casos de opositores políticos e jornalistas que lhe fizeram oposição na Rússia e que foram mortos estão por toda a parte. Uma jornalista foi assassinada no dia seu aniversário. Estaria Putin dando um presente a si mesmo em sua data de aniversário? E esse presente seria a vida de uma senhora, uma jornalista que de forma equivocada pensou estar vivendo em uma real democracia?

Penso que nessa altura do campeonato todos já perceberam que Putin é um patife. A dúvida é saber até onde ele estaria disposto a ir. O sofrimento humano causado por ele, por sua única vontade, é imensurável. Os refugiados da Ucrânia perderem tudo, suas casas, seus familiares, sua nacionalidade. Uma crise humanitária que a Europa não tinha visto desde a II Guerra Mundial. E Putin, parece se importar? Não parece, até porque ele muito provavelmente é um psicopata! (18/03/22). 

O Presidente Puxa-saco
Guarde o nome da figura: Aleksandr Lukashenko! Ele é presidente da  Bielorrússia. Um verdadeiro puxa-saco de Putin. Na verdade duvido muito que ele tenha alguma autonomia verdadeira para gerir sua nação. Ao contrário disso acredito que seja apenas um fantoche do presidente russo. Hoje se saiu pior do que vinha ao elogiar os tempos da União Soviética. Ora, a Belarus durante a União Soviética era apenas um território soviético anexado. Não era independente. É tão capacho que prega o fim da independência de seu próprio país.

Mas o patife não fica apenas nisso. Ele puxa o saco de Putin com prazer, chega a escorrer o caldo escrotal do russo por sua boca. Aliás o sujeito usa um bigode simplesmente ridículo. Ele usou seu próprio país como base para a invasão russa na Ucrânia. Precisa dizer mais alguma coisa?

Ontem Lukashenko disse a um jornal do Japão que Putin era um atleta, muito saudável, perfeitamente são! Vai ser puxa-saco assim lá na Belarus! Esse tipo de declaração me leva a pensar que tudo deva ser exatamente o contrário do que foi dito. Putin pode estar sofrendo de uma doença grave, o que afetou sua capacidade de pensar logicamente. Além disso deve estar passando por algum tratamento químico pesado. No recente discurso que fez aparentou estar pesado, inchado, nada saudável. Ora, seu Lukashenko, pare de puxar tanto o saco do Putin! (19/03/22).  

Generais russos mortos
Já são seis generais russos mortos nessa guerra da Ucrânia. A lista dos nomes dos patifes: Tushayev, Gerasimov, Kolesnikov, Sukhovetsky, Mityaev e Mordvichev. Será que os russos vão colocar os corpos de seus generais mortos em equipamentos de cremação rápida como estão fazendo com os pobres recrutas? Sim, porque segundo várias fontes os russos acharam um jeito de não chocar a população russa com a chegada de caixões dos militares. Eles estão cremando de forma rápido os mortos. Depois mandam um potinho com suas supostas cinzas para os familaires. Algumas vezes nem isso acontece. Que coisa macabra!

E isso levanta várias questões éticas e morais envolvidas nessa guerra absurda. Qual é o valor que o governo russo dá para um combatente morto na guerra? Praticamente não dá valor nenhum! Cremam os corpos tal como se fosse lixo que se deve eliminar da forma mais rápida possível. O soldado russo que morre no front vale exatamente isso, ou seja, não vale nada!

E o "Patriota", "Conservador" e "Religioso" Putin? Ora, ele não está nem aí. A Rússia só admite a morte de apenas mais ou menos 400 militares. Só que segundo os principais especialistas militares pelo mundo afora já foram mais de 4 a 5 mil russos mortos na guerra. Ou trocando tudo isso em miúdos, o governo russo não dá a mínima para os homens que morreram. Nem admite e nem reconhece a morte deles. Praticamente são seres humanos descartáveis, jogados na lata de lixo! Triste fim! (20/03/22).

Pablo Aluísio.

Um comentário: