quinta-feira, 8 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XVI

Trump está vivo politicamente!
Ao contrário de muitas previsões, pesquisas recentes demonstram que Donald Trump está vivo politicamente! Se alguma coisa imprevisível não acontecer, ele certamente será o candidato republicano à Casa Branca. Atualmente Trump arrasa seu principal concorrente nessa corrida de ser indicado na próxima corrida presidencial. Trump tem 54% dos votos dos membros do partido republicano. Seu adversário, Ron DeSantis tem 17%. Praticamente uma barbada!

E se Trump conquistar o direito de ser candidato à presidência, quais seriam as chances dele ser eleito? Pesquisas informam que ele estaria poucos pontos atrás do atual presidente Joe Biden! Incrível, mas Trump consegue mesmo se manter na corrida presidencial, apesar de tudo o que vem enfrentando. São vários processos e acusações, algumas delas já bem avançadas. O problema é que não existe Lei da Ficha Limpa nos Estados Unidos, então nada parece deter Trump em sua corrida rumo ao cargo de presidente. Isso, é bom frisar, já está tirando o sono de muita gente sensata na América. Quem viver, verá!

Trump e a fidelidade canina!
Pois é, o ex-presidente dos Estados Unidos tem mesmo uma massa de seguidores com fidelidade canina. Como foi provado por recentes pesquisas Trump conta com o apoio de uma parte do eleitorado que não o deixará por nada, absolutamente nada. Estarão ao seu lado para o que ter e vier, sendo leais como um cão ao seu dono. Essa parte do eleitorado se concentra mais no sul e no centro-oeste dos Estados Unidos, um reduto eleitoral tradicional do Partido Republicano. 

É a parcela do eleitor que veste a camisa e o boné com a inscrição de fazer a América grande novamente. E sua base de ideologia é aquela que bem conhecemos, que defende regras mais duras para a entrada de imigrantes, alinhamento maior com algumas ditaduras e que não tem como bandeira a defesa da democracia. Algo que conhecemos também aqui no Brasil. O que no caso de Trump não deixa de ser algo bem perigoso, para os americanos e para o resto do mundo também. 

As Chances de Joe Biden - É dado como certo a candidatura à reeleição de Joe Biden á Presidência dos Estados Unidos. E quais seriam suas chances de reeleição? Muito boas ao meu ver. Tradicionalmente presidentes são reeleitos. Uma rara exceção ocorreu com Trump nas últimas eleições, mas isso foi algo fora da curva. Trump era tão pouco convencional que até nisso inovou negativamente. Para Joe Biden as coisas vão correr com mais segurança e previsibilidade. 

Entretanto sua candidatura não será isenta de problemas. O principal seria sua própria idade. Se Biden for reeleito ele será o mais velho presidente da história. Isso obviamente será usado por seus adversários. Sua fragilidade física também vai virar pauta nos debates. Biden, por ser um homem idoso, levou algumas quedas recentemente. E isso aconteceu até mesmo em cerimônias públicas. Pega mal ter um presidente sempre indo ao chão dessa maneira. 

Outro ponto negativo será sua política em relação à guerra entre Ucrânia e Rússia. Os Estados Unidos estão fornecendo armas e dinheiro para os ucranianos. Para boa parcelo do povo norte-americano essa guerra não diria respeito aos Estados  Unidos. De qualquer forma Biden terá boas chances se for candidato, ainda mais se enfrentar o transloucado Trump nas urnas. Essa seria minha previsão. 

 O Impasse na Guerra da Ucrânia
Não vejo, nem a médio prazo, uma solução para a guerra da Ucrânia. Na verdade a situação é de impasse. Nem a Rússia consegue vencer a Ucrânia e nem essa consegue uma vitória no campo de batalha contra os russsos. Diante disso tudo fica na mesma, no mesmo atoleiro. Quem perder a vida, os militares em questão, perderão suas vidas em vão. 

A pressão internacional impede Putin de ir até as últimas consequências. E a Ucrânia tem dificuldades em derrotar completamente o poderia militar dos russos que inegavelmente lutam por um país que é uma potência militar. Disso ninguém duvida. Quando a Rússia perde, por exemplo, 100 tanques de guerra no front, ela consegue, usando do arsenal soviético, repor todo esse armamento. Já foi dito que sua capacidade militar era próxima do infinito nessa questão. Não duvido nada! 

Agora, é preferível que a Rússia continue sob o comando de Putin. Seria muito perigoso para o mundo que um aventureiro qualquer assumisse o poder no Kremlin, seja por um golpe militar, seja por qualquer outro motivo. Melhor o Putin, mesmo com seus erros e abusos, do que com um outro louco qualquer que poderia levar o mundo a uma hecatombe nuclear. 

A Rússia vai atacar a Polônia?
Atualmente isso seria improvável demais. A Rússia já está atolada até o pescoço na Ucrânia, sem saber para onde ir ou o que fazer. Uma invasão na Polônia seria o desastre militar absoluto e certamente daria origem a uma guerra mundial de consequências trágicas. O que aconteceu foi que Putin hoje deu declarações sobre o território da Polônia, dizendo que parte dele havia sido dado por Stálin nos tempos do comunismo da União Soviética. O mesmo tipo de argumento que usou antes de invadir a Ucrânia.

Só que isso é apenas retórica de pressão psicológica. Putin não teria meios de abrir uma segunda frente que seria ainda maior do que a primeira. Seria um desastre militar de grandes proporções. Agora, espero que ainda exista algum nível de racionalidade em Putin. Ele já errou muito ao invadir a Ucrânia, epero que não faça tamanha atrocidade ao atacar o território da Polônia. 

Pablo Aluísio. 

Um comentário: