sábado, 10 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição XVIII

Reflexões sobre o Cenário Internacional
O governo de Israel precisa ter equilíbrio nesse momento. Localizar e punir terroristas, sim. Massacrar população civil da Palestina, não! Matar civis de forma indiscriminada na faixa de Gaza é crime de guerra. Não se pode matar crianças indefesas, mulheres, idosos e pessoas doentes por algo que foi feito por terroristas. Saiba separar as definições. Povo palestino não tem a mesma definição que terrorista palestino. Simples de entender. Privar mais de dois milhões de palestinos de acesso a luz, água e cuidados médicos é tão equivocado quanto o que foi feito dentro de Israel contra pessoas indefesas. 

Israel é um Estado Democrático de Direito. Não pode ser comparado ao Hamas que é basicamente uma organização terrorista. Um Estado reconhecido internacionalmente não pode cometer crimes tais como um grupo terrorista. Tem que seguir as leis internacionais. E entre elas há diversas normas de Direito Público Internacional que veda qualquer tipo de atos violentos que violem direitos de populações civis desarmadas e inocentes. Israel não pode sair do caminho da civilização e abraçar a barbárie como faz seu inimigo nesse conflito. 

E para piorar, além do ingrediente político, temos o veneno do mal uso da religião. Eu vejo tudo o que está acontecendo como um exemplo de como a religião pode enlouquecer o ser humano. É necessário ter uma relação sensata e saudável com o sentimento religioso, caso contrário tudo desanda para o fanatismo violento. Evangélico brasileiro que defende Israel com unhas e dentes ignora que o judaísmo, principal religião de Israel, não considera Jesus como Messias. Esse é apenas um exemplo bem básico de como a polarização política no Brasil vê tudo com olhos turvos e equivocados. Relações doentias sobre a religião leva a conceitos perigosos, como o de Guerra Santa, Jihad e destruição do outro por não professar a mesma fé! E não custa lembrar que Israel é um Estado laico por definição constitucional de seu próprio ordenamento jurídico. 

Você descobre como o mundo anda insano quando começa a considerar as últimas declarações do Putin como sensatas! Claro que Putin violou praticamente todas as normas de direito internacional, tanto que foi condenado pelo Tribunal de Haia e não pode sequer sair da Rússia com receio de ser preso em algum país mundo afora. Entretanto suas últimas considerações sobre o povo palestino são mesmo sensatas. Não pode haver massacre em larga escala de populações civis palestinas. É imperioso que se forme um corredor humanitário para preserver a vida de crianças, idosos, doentes, mulheres e civis inocentes. 

Pablo Aluísio. 

3 comentários:

  1. Reflexões sobre o Cenário Internacional
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:
    A verdade é uma só. Em pleno 2023 tivemos algum desenvolvimento tecnológico, mas como sere humanos ainda estamos na barbárie como nossos antepassados de 2, 4, 6 mil anos atrás. Eu, que cresci na guerra do Vietnã achei que nunca mais veria uma guerra. Que decepção.

    ResponderExcluir
  3. Essa questão da guerra parece ter reunido em apenas um lugar tudo o que anda de errado com a humanidade nesses últimos anos. Uma enorme estupidez custando vidas humanas de pessoas inocentes!

    ResponderExcluir