quinta-feira, 1 de julho de 2010

Foco Internacional - Edição II

O Fim do Governo Trump - O governo de Donald Trump chega ao seu fim de forma melancólica. O Presidente joga todas as cartas para se manter no poder. E essas cartas são cada vez mais absurdas e sem sentido. Ele chegou a apelar para que os estados em que perdeu as eleições não declarassem Biden o vencedor. É um pedido inconstitucional, ilegal e imoral. Trump, em seus últimos dias, está perdendo o pouco de dignidade que ainda lhe resta.

Nem mesmo os membros de seu próprio partido, o Republicano, o aguentam mais. É um festival de mentiras, falácias, "provas" de internet. Sim, porque de provas concretas ele não tem absolutamente nada a apresentar. As autoridades judiciais já colocaram um fim em seu castelo de cartas. Trump é praticamente um meme vivo, uma pessoa que, ao que tudo indica, só vive em redes sociais, lendo postagens de fanáticos. Será que já leu um livro na vida? Quem não lê livros e vive de rede social acaba se tornando um estúpido completo.

A boa notícia é que a maioria de sua base de eleitores, alguns fanáticos, já jogaram fora o boné vermelho. As pessoas estão se conscientizando que para vencer uma eleição é preciso votos e não apenas mentiras de internet. Sem votos, não se ganha eleições. Robôs virtuais também não votam. Não adianta ficar levantando hashtags e mais hashtags de Twiiter. Chega uma hora que as pessoas entendem que foram enganadas.

Quando a pandemia começou a chegar com força nos Estados Unidos, Trump optou pelo negacionismo, afirmando que o vírus seria sazonal, que logo iria sumir, desaparecer, como uma gripe de inverno. Np momento em que escrevo esse texto o número de americanos mortos chega a 282.313. O número de infectados com a doença é de 14.825.158. Um desastre inimaginável. O número de mortos pela covid 19 supera em muito o número de mortos na guerra do Vietnã, por exemplo. E a economia? Vai mal, muito mal. Espera-se que o PIB americano encolha 12%. Já se fala em inseguranaça alimentar no país, ou seja, fome, pessoas que não conseguem ganhar nem o dinheiro para as refeições do dia. O fim do governo Trump é uma miséria econômica, política, social e moral. 

Joe Biden e os valores verdadeiros
Estou acompanhando os primeiros passos do futuro presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e estou gostando bastante de suas primeiras decisões. Nessa fase inicial é hora de formar seu futuro governo. Biden tem olhado com precioso cuidado para as minorias. Cada nomeação é um recado claro dos valores que seu governo terá. Nada de racismo, nada de preconceito sexual, nada de machismo e nada da valentia de rua do Trump, um sujeito que deixou claro várias vezes que era racista, homofóbico e ignorante.

Com Biden e os democratas os valores mais preciosos do mundo moderno em que vivemos volta ao centro do palco. Ele já anunciou uma mulher no comando da ecnomia, um militar negro para comandar o departamento de defesa e até mesmo uma militar trans para sua equipe de transição.

É isso, mudança de ares, mudança de mentalidade. Ir para o futuro, para uma nova maneira de pensar o mundo, não ficando andando para trás, cultivando valores pré-históricos, retrógados, injustificados nos dias em que vivemos. O mundo do futuro é o mundo da inclusão, do não preconceito, do acolhimento. Penso que Joe Biden vai ser um grande presidente dos Estados Unidos. Essa grande nação do norte sempre tem que estar na vanguarda dos bons sentimentos, da mentalidade certa. Os dias do obscurantismo medieval de Trump estão chegando ao seu final. 

Estados Unidos de Joelhos para o coronavírus - É triste, mas parece ser a verdade. Nessa semana o número de mortes nos Estados Unidos só tem batido recordes. Nos dias mais sombrios sao mais de três mil mortes diárias. Em pouco mais de 4 dias se chega a dez mil mortes! Um massacre. Penso que há dois problemas centrais aqui: o negacionismo do governo Trump e a inexistência de um sistema público de saúde.

Os brasileiros gostam de falar mal do SUS, mas com todos os seus problemas é um sistema público de saúde. Nos Estados Unidos não existe isso. Ou você tem dinheiro para pagar um plano de saúde privado ou então vai morrer no meio da rua, sem assistência médica. É isso, Capitalismo selvagem. Um terror. E o governo Trump só piorou essa situação. É o governo dos ricos, eles pouco estão se importando com os setores mais pobres da sociedade.

No lado do negacionismo impera a ignorância. Vejo até mesmo em canais de Youtube pessoas fazendo propaganda antivacina. É o ápice da ignorância, agora turbinada pela tecnologia. Coisa absurda. O que vai salvar é a aplicação em massa de vacinas. Fora isso é obscurantismo, estupidez, ignorância e profunda, profunda desinformação. Por isso fica o apelo. Se nos Estados Unidos ainda há tanta gente ignorante, imagine o nosso pobre país com seus problemas educacionais. 

Assassino do Zodíaco decifrado
Levou cinquenta anos, mas finalmente alguém conseguiu decifrar o estranho código da carta que o assim chamado "Assassino do Zodíaco" enviou para um jornal de San Francisco. Três pesquisadores americanos, sendo um deles um matemático, colocaram fim no mistério. E o que dizia a mensagem? Exatamente isso: "Espero que vocês estejam se divertindo muito enquanto tentam me pegar. Não tenho medo da câmara de gás porque ela vai me mandar para o paraíso mais cedo, porque agora tenho escravos suficientes para trabalharem para mim".

Essa caso de serial killer foi mais um que o FBI não conseguiu resolver. De fato esse assassino nunca foi pego pelos federais, apesar dos esforços que foram feitos. Um retrato falado foi produzido, mostrando um homem levemente calvo, usando óculos de lentes de grau. Vários suspeitos foram presos, interrogados, mas depois soltos. O problema é que a polícia nunca conseguiu reunir provas suficientes para uma condenação. Assim o caso do assassino do Zodíaco acabou se assemelhando ao de Jack, o Estripador, outro caso muito famoso que também terminou sem solução.

Embora tenha sido louvável a decifração do código do serial killer, uma certa decepção pairou sobre os estudiosos do caso. Isso porque o texto não jogou nenhuma luz sobre a verdadeira identidade do criminoso. Alguns pensavam que dentro de um código tão indecifrável, poderia haver a assinatura do Zodíaco. Só que isso não aconteceu. O FBI mantém o caso aberto até hoje, muito em respeito aos que morreram, às vítimas. Já o assassino, pelo tempo passado, já deve estar morto há muitos anos. 

Suprema Corte rejeita Trump
A democracia falou. Trump ainda tentou se agarrar em firulas processuais, mas só tem levado derrotas por onde passa. Nessa semana a Suprema Corte dos Estados Unidos, a mais alta instância da justiça americana, disse um sonoro NÃO a Donald Trump e suas tentativas sem provas de ficar no poder. A democracia deve ser respeitada. Valentões como Trump devem ser tirados do poder. Não adianta chorar, espernear, fazer ameaças, tudo baseado em fanatismo de redes sociais para ficar no poder. Trump está fora!

Agora, o que me deixou estarrecido foi a reação de alguns membros do partido republicano. Em notas, alguns deles chegaram a sugerir que os estados, em especial o Texas, não deveria mais respeitar a constituição, uma vez que se nem a Suprema Corte a respeitava, então valia tudo, inclusive cada estado tomando seu próprio rumo. O que significa essa conversa toda? Simplesmente foi sugerido um direito de sair da União. Sim, secessão, em pleno século XXI. O que querem? Uma nova guerra civil americana? São insanos ou não?

Fico muito entristecido em ver um parlamentar, que tem mandato popular conquistado na democracia, atacar a própria democracia. O fato é que a extrema-direita dos Estados Unidos é repleta de cães (com todo o respeito aos nossos queridos bichinhos de estimação). Essa gente quer a derrocada das instituições, tudo turbinado por fanatismo criado em bolhas de insanidade na internet. Trump vai sair em janeiro e espero que nunca mais retorne ao poder. Que o bom senso prevaleça na classe política do grande irmão do norte. 

DNA pode explicar "seletividade" do coronavírus
Um dos temas mais interessantes que surgiram nessa semana vem de pesquisas que afirmam que determinados genes poderiam determinar se uma pessoa ficaria ou não doente gravemente pela Covid-19. Quem possui determinados grupo de genes estaria mais propenso para desenvolver a espécie grave da doença. Isso abre portas importantes para o estudo de tratamentos e medicamentos em relação a doentes graves.

O coronavírus contaminará o paciente, mas sua presença só se tornara grave se seu conjunto de genes, seu DNA, for conveniente ou propício para sua disseminação. Assim você só terá problemas sérios com o vírus se a sua bagagem genética for a adequada para essa infecção, caso contrário não, será apenas assintomático. Espero que testes genéticos e pesquisas mais amplas confirmem essa teoria, pois assim a ciência teria mais instrumentos para combater esse mal que assolou o mundo nesse ano de 2020.

Porém o que parece ser mais grave ainda é a desinformação. Li uma pesquisa alarmante afirmando que 40% dos americanos ainda sentem receios de tomar as novas vacinas. Alguns estão decididos a não tomar as vacinas. As redes sociais aqui desempenham um fator vital para a disseminação de fake news, teorias da conspiração e todos os tipos de mentiras sobre as vacinas. Vivemos em um mundo onde a tecnologia pode ser uma linda ferramenta de informação ou então de propagação de estupidez e ignorância. E infelizmente muita gente cai nessa, principalmente os idosos e os com menos escolaridade. É horrível, mas o mundo precisa vencer não apenas o vírus mortal, mas também a ignorância que mata. 

Colégio Eleitoral confirma derrota de Trump
É isso. Fim de jogo. O colégio eleitoral confirmou a derrota de Donald Trump. Com isso temos a decisão final sobre o fim de seu governo. Acabou, não tem mais volta. É o fim. Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos. Some-se a isso a série de derrotas nos tribunais em todo o país e depois a derrota final na Suprema Corte e você terá o quadro geral das eleições. A democracia venceu! E isso é uma ótima notícia para o povo dos Estados Unidos.

E qual foi o resultado final das eleições americanas no colégio eleitoral? Joe Biden recebeu 308 votos. Donald Trump recebeu 232. Olhando o mapa do país, dividido entre estados azuis (democratas) e estados vermelhos (republicanos), chegamos em algumas conclusões interessantes. Os estados das costas leste e oeste, com maior população e maior escolaridade de seus moradores, a vitória de Joe Biden foi realmente expressiva. Na Califórnia e em Nova Iorque, os dois estados com as maiores populações do país, deu Joe Biden com folga.

Já nos estados do interior, do sul, a vitória foi de Trump. Esses estados são os estados considerados, regra geral, caipiras dentro dos Estados Unidos. A população dessas regiões tem menor escolaridade, poucos vão à universidade, muitos não completam seus estudos regulares formais. Ou trocando em miúdos, onde existe mais escolaridade, mais votos para Joe Biden. Onde impera a ignorância, deu Trump. Isso me faz lembrar daquele cidadão que nunca lê livro nenhum, que não está nem aí para a cultura em geral. Passa o dia lendo mensagens de teorias da conspiração em redes scoais, absorvendo besteiras inúteis. Adivinhem em quem esse tipo de eleitor vota? Nele mesmo, no Trump. O grosso do modo de seu eleitorado é realmente formado por esse modelo de eleitor sem cultura, sem escolaridade.

Mad Trump, o Louco Trump
O Louco Trump! Eu cheguei na conclusão que esse presidente dos Estados Unidos é louco depois de ler uma matéria publicada pela BBC. Nessa reportagem foram descritos os detalhes de uma reunião de Donald Trump com seus assessores mais próximos. Parecia uma reunião de lunáticos fugidos de alguma instituição para loucos delirantes. Uma assessora jurídica teve a coragem de dizer que a eleição havia sido fraudada pela... Venezuela!

Sim, aquele país que atravessa uma enorme crise econômica, que o povo mal consegue ter algo para se alimentar. O país onde as ruas à noite ficam completamente escuras por falta de energia. O país que sofre um grande embargo econômico que praticamente liquidou sua economia. Imagine um país desses, em frangalhos, fraudando as eleições da mais poderosa e rica economia do mundo (pelo menos, por enquanto).

E no texto havia mais. Dizia que Trump gritava e gritava, exigindo uma saída para o fato dele ter perdido as eleições. Ele se recusa a deixar a Casa Branca. Levou em consideraação até mesmo a decretar uma medida completamente extraordinária para impedir a sucessão. Um completo louco, um lunático. Trump é uma figura patética, um ser desprezível que se agarrou ao poder e dele não quer mais largar de jeito nenhum. É um vulgar caricato, um dos piores presidentes americanos da história. 

Trump e o choro lucrativo
Pelo visto o presidente Trump ainda não se confirmou de ter sido derrotado nas eleições. Ele ainda se comporta como um bebê chorão que insiste em fazer birra quando seu brinquedo preferido é tirado de suas mãos. O problema é que nessa atitude infantil ele também prejudica milhões de americanos. Veja o caso do pacote bilionário que foi aprovado pelo congresso para ajudar as pessoas que estão desempregadas. Trump não assinou a medida, a vetou, causando sofrimento a milhões de americanos que passam por necessidades econômicas. São pessoas sem trabalho e sem ter onde buscar os meios de sobrevivência. É pura covardia de Trump.

E como se isso não fosse o bastante, Trump ainda boicota a aprovação do orçamento da defesa, uma clara manobra de revanche contra os militares americanos. Em sua mente deteriorada, ele chegou a acreditar que as forças armadas dos Estados Unidos iriam apoiá-lo em um golpe, uma "virada de mesa" inédita na história daquela grande democracia. Sem o apoio Trump só ficou com os fanáticos, mas esses em nada contam em uma situação como essa.

Quer mais? Trump ainda chora sem parar, afirmando que Joe Biden seria um "falso presidente" e que as eleições foram fraudadas! Alguém ainda consegue ouvir essa choradeira de Donald Trump? Analistas afirmam que ele sabe que o jogo acabou, mas continua no vexame para levantar fundos e doações. E realmente tem muita gente idiota na América. Segundo algumas fontes ele já faturou mais de 700 milhões de dólares nessa choradeira. Pelo visto fazer papel de palhaço e bebê chorão nos Estados Unidos é bastante lucrativo! 

Trump: Pare a Insanidade!
O New York Post que até ontem havia se posicionado em favor de Donald Trump decidiu mudar de postura. Em letras garrafais o jornal trouxe o novo posicionamento editorial do jornal ao afirmar "Pare a insanidade!". Cansados das loucuras de Trump após perder as eleições, o jornal finalmente entendeu que tudo o que está acontecendo não passa de insanidade mesmo. Trump joga fora sua reputação ainda existente para abraçar loucuras de fanáticos sem nenhum senso de realidade.

E as insanidades não param. Depois de culpar a Venezuela pela derrota, Trump tenta desacreditar os membros do colégio eleitoral nos estados onde perdeu (só onde perdeu, é bom frisar). Depois de tudo ter sido negado pela Suprema Corte, Trump ainda pensa que tem cartas nas mãos. Seus advogados atacam os juízes que rejeitaram seus pedidos de paralisar as eleições e Trump continua vociferando suas palavras de ódio em sua rede social preferida, o Twitter. É um populista barato e ordinário, sem nenhum pingo de sofisticação intelectual.

E Trump não para de passar vergonha. Ele reclamou que sua esposa não foi reconhecida pelas revistas de moda enquanto foi primeira-dama. É isso, Trump é um frívolo! Ele passa muitas páginas de sua biografia falando como decorou seu novo iate. É um homem vazio e sem ideias, completamente idiota em todos os aspectos. Sem dúvida maculou a presidência dos Estados Unidos. Um nome a ser jogado na lata de lixo da história!

Pablo Aluísio.

7 comentários: