domingo, 23 de janeiro de 2022

Ladrão de Diamantes

Título no Brasil: Ladrão de Diamantes
Título Original: After the Sunset
Ano de Produção: 2004
País: Estados Unidos
Estúdio: New Line Cinema
Direção: Brett Ratner
Roteiro: Paul Zbyszewski, Craig Rosenberg
Elenco: Pierce Brosnan, Woody Harrelson, Salma Hayek, Don Cheadle, Naomie Harris, Chris Penn

Sinopse:
Max Burdett (Pierce Brosnan) é um ladrão internacional de diamantes. Prestes a se aposentar, ele decide colocar em frente seu último grande plano. Um diamante extremamente raro e valioso estará em exposição em um cruzeiro. Ele está decidido a colocar as mãos no precioso objeto, mas antes vai ter que se livrar do agente do FBI Stan Lloyd (Woody Harrelson) que está há anos tentando lhe prender.

Comentários:
Filme muito bom! Como costumo dizer filmes sobre planos elaborados de roubos costumam ser bons. Esse aqui tem um charme a mais. Além da boa produção, com ótima trama se desenvolvendo dentro de um navio de luxo, há uma dupla central de atores que funcionou muito bem juntos. Pierce Brosnan é o ladrão. Depois de ficar anos contratualmente preso ao personagem James Bond, o ator finalmente conseguiu abraçar outros projetos, outros filmes. Esse aqui pode ser considerado facilmente um dos melhores de sua carreira. Ele encontrou o estilo certo para seu personagem. Sofisticado e elegante, ninguém poderia à primeira vista dizer que ele seria um criminoso internacional. Woody Harrelson é o agente do FBI. Enquanto o personagem de Brosnan e o símbolo do sujeito elegante, esse homem da lei é bem bronco. O que o diferencia é sua determinação em prender o homem que persegue a tantos anos. E também não devo esquecer que o cineasta Brett Ratner dirigiu "Dragão Vermelho", o meu preferido com o psicopata Hannibal no cinema. Enfim, uma boa aventura com o charme dos antigos filmes de roubos. Em vários momentos me lembrei de "Ladrão de Casaca" de Alfred Hitchcock! Nada mal mesmo. Fica a recomendação.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Pablo:
    Esse filme, apesar do inegável charme por conta da presença do Pierce Brosnan como o "vilão" e, a mais que sensual Salma Hayek, foi malhado pela critica quando eu fui vê-lo do cinema. Diziam que havia falhas enormes no roteiro que o deixou sem graça. Pra piorar, o próprio Brett Retner confessou que não tinha a menor ideia que como fazer filmes de roubos e simplesmente mimetizou o filme Ladrão de Casaca.
    Eu que gosto de tudo que o Pierce Brosnan está, gostei desse Ladrão de Diamantes, mas realmente poderia ser um filme mais denso, como o "Crown, A Arte do Crime", que é o filme que o filme que o Pierce Brosnan confessa ser o personagem que ele mais gosta.
    Entretendo o "Crown - A Arte do Crime" do Brosnan, não chega nem aos pés do "Crown o Magnifico" do Steve McQueen, que esse também considerava seu melhor personagem. Estamos piorando dia a dia.
    Então, ficamos assim.

    ResponderExcluir
  2. Boas observações Serge. Bom, no meu caso o filme funcionou. Achei muito bom o resultado final. O roteiro tem ótimas nuances. Claro que não há como comparar com os filmes já citados por você, mas certamente é um bom filme dentro desse nicho de produções cinematográficas sobre roubos, assaltos, etc.

    ResponderExcluir