terça-feira, 18 de janeiro de 2022

O Magnata Grego

Título no Brasil: O Magnata Grego
Título Original: The Greek Tycoon
Ano de Produção: 1978
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: J. Lee Thompson
Roteiro: Nico Mastorakis, Win Wells
Elenco: Anthony Quinn, Jacqueline Bisset, Raf Vallone, Edward Albert, James Franciscus, Camilla Sparv

Sinopse:
Theo Tomasis (Anthony Quinn) é um magnata grego, um bilionário, que resolve se envolver romanticamente com a americana Liz Cassidy (Jacqueline Bisset), criando assim vários problemas pessoais em sua vida, principalmente com seus familiares.

Comentários:
Chega a ser bem óbvio o fato de que esse filme é na verdade uma cinebiografia do magnata Aristotelis Onassis. Os produtores e o estúdio, temendo processos milionários, decidiram então colocar outros nomes nos personagens principais, porém fica claro desde o começo de quem se trata. E o roteiro foca bastante no romance escandaloso envolvendo o magnata grego e a ex-primeira-dama dos Estados Unidos Jacqueline Kennedy. Para decepção do povo americano ela se envolveu com essa figura excêntrica após a morte do marido, o presidente JFK. E esse romance, diria até bizarro, iria encher por anos e anos as páginas das revistas de fofocas por todo o mundo. Anthony Quinn surge muito à vontade no papel principal. Ele adorava esse tipo de personagem, onde ele colocava muito de si mesmo na interpretação. De certa maneira ele era o próprio magnata grego, com todos os seus maneirismos e cacoetes. Enfim, um filme interessante, mas que hoje em dia pode não se conectar mais tão bem com as novas gerações. Tudo vai soar bem datado e exagerado para os mais jovens.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Eu li a biografia do Onassis e várias partes estão nesse filme.
    Agora, quem dera o Onassis tivesse o porte fisico do Anthony Quinn. A Athina, mulher do Onassis antes da Maria Callas, dizia que o Onassis parecia uma "gárgula atlética". Apesar do seu incrível charme, a aparência física não era o seu forte

    ResponderExcluir
  2. O forte dele era o dinheiro, muito dinheiro. Embora um tanto cruel essa observação, é desse jeito mesmo que pensa muitas mulheres, do tipo que se envolveram com ele no passado, aliás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Embora um tanto cruel essa observação, é desse jeito mesmo que pensa muitas mulheres, do tipo que se envolveram com ele no passado, aliás."

      Basta ler os detalhes do contrato de casamento que a Jaqueline Kennedy exigiu para se casar com ele. O termo sordidez e não tem profundidade suficiente para explicar a frieza da coisa.

      Excluir