quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Uma Cidade Contra o Xerife

Um bom faroeste estrelado pelo popular ator James Garner. Assim podemos resumir esse western. No enredo temos como protagonista o personagem Jason McCullough (James Garner),  um cowboy que, de passagem por uma cidadezinha do velho oeste, acaba sendo nomeado o novo xerife do local. O problema é que a região é explorada por mineradores de ouro e dominada por uma família poderosa, rica e corrupta, os Darbys. Não havendo lugar para um homem que se propõe a ser um honesto representante da lei e da ordem. Após uma noite de bebedeiras no Saloon da cidade, o jovem Joe Darby (Bruce Dern) acaba assassinando um homem e o novo xerife trata logo de o prender na cadeia da cidade. Isso obviamente é entendido como uma afronta ao poder da família Darby que logo parte para a sua vingança. Aquela família, poderosa, rica e influente, não aceitaria que um dos membros de seu clã fosse preso, ainda mais por um xerife recém chegado. Eles se consideram acima da lei, intocáveis por atos e crimes que venham a cometer. Algo que era bem comum em várias regiões do velho oeste.

No fundo esse é um simpático filme de western que abre espaço também para toques e momentos de humor em seu roteiro, embora não se assuma como uma comédia. De maneira em geral o filme “Uma Cidade Contra o Xerife” é bastante divertido, com ótimos diálogos e uma atuação bem inspirada de James Garner, o eterno Maverick da televisão. Essa série televisiva de faroeste fez tanto sucesso na época. Anos depois acabou virando filme estrelado pelos astros Mel Gibson e Jodie Foster. James Garner aqui repete com muito mais bom humor o papel de xerife que tenta impor lei e ordem numa cidade dominada pela anarquia. Para quem havia interpretado o mito Wyatt Earp dois anos antes no filme “A Hora da Pistola”, até que não havia muitos desafios em voltar para esse estilo de personagem.

O maior diferencial é que aqui pouca coisa é levada realmente a sério. Seu personagem vive dizendo a todos que está de passagem para a Austrália – o que rende um ótimo diálogo com seu assistente sobre o distante país – mas nunca se decide ir para lá realmente. Rápido no gatilho, consegue impor sua autoridade mesmo com a precariedade de sua delegacia. Para se ter uma ideia da situação, as celas ainda não tinham nem grades, o que tornava tudo muito divertido pois os presos não se atreviam a sair da prisão por puro medo do novo xerife. A família Darby também tam seu lado divertido, pois é formada por bandidos que não conseguem superar sua falta de inteligência. Em suma, se você estiver em busca de algo leve, divertido e que brinca com os dogmas do western americano (com o devido respeito, é claro), esse “Uma Cidade Contra o Xerife” é o filme indicado.

Uma Cidade Contra o Xerife (Support Your Local Sheriff!, Estados Unidos, 1969) Direção: Burt Kennedy / Roteiro: William Bowers / Elenco: James Garner, Joan Hackett, Walter Brennan,  Harry Morgan, Jack Elam,  Henry Jones, Bruce Dern / Sinopse: Novo xerife tenta colocar lei e ordem numa cidadezinha do velho oeste dominada por mineradores de ouro e bandidos de todos os tipos.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Uma Cidade Contra o Xerife
    Pablo Aluisio.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci o James Garner na série Arquivo Confidencial ( https://youtu.be/-wa6vt0FgXg ) em que ele fazia um detetive particular que apanhava muito em todos episódios, cobrava sempre 200 dólares por dia, mais despesas, mas nunca recebia.
    Eu só vim tomar conhecimento de seus outros filmes e séries, como Maverick, anos depois.
    Um ator muito carismático e competente em qualquer tipo de papel. Basta ver como ele abafa o Mel Gibson, então no auge, no Maverick do cinema.

    ResponderExcluir
  3. Ele sempre transitou ali na linha entre ser um ator de acentuado humor e dramas mais sérios. Acabou se encontrando mesmo na TV onde colecionou sucessos em séries de TV, isso em um tempo onde não era tão comum atores de cinema migrarem para o mundo da televisão. Nesse aspecto pode ser considerado até mesmo um pioneiro nesse tipo de transição da carreira.

    ResponderExcluir